Star Wars IX – A Ascensão Skywalker | É bom?

Star Wars IX
Caneca para Presente

Star Wars IX – A Ascensão Skywalker, o último filme da nova trilogia da saga, acaba de sair nos cinemas. No filme, vemos Rey, Finn e Poe retornam às telonas para concluir suas missões. Enquanto isso, Kylo Ren segue em seu objetivo de ser o indivíduo mais poderoso da Galáxia, seja poder da Força ou político. Pois bem, J. J. Abrams volta à direção da saga neste filme, já que o anterior havia sido dirigido por Rian Johnson. O que aconteceu com o Luke? A Rey vai conseguir trazer Kylo Ren de volta ao lado da luz? Essas e outras perguntas vão ser respondidas quando você assistir ao filme! Pois essa é uma crítica SEM SPOILERS. Aqui comentarei apenas alguns pontos negativos e positivos, além de dar uma visão geral com um veredito final. Mas, enfim, vamos ao que interessa, falar sobre Star Wars IX!

Star Wars XI – A Ascensão Skywalker é bom?

Sinopse e trailer

“Lucasfilm e o diretor J.J. Abrams juntam forças mais uma vez para levar os espectadores a uma jornada épica em uma galáxia muito, muito distante em Star Wars: A Ascensão Skywalker, a fascinante conclusão da saga Skywalker, na qual novas lendas nascerão e a batalha final pela liberdade ainda está por vir”.

O que eu gostei no filme?

Bom, vamos começar respondendo a pergunta principal deste post, para que você possa ficar aliviado: o filme é ótimo. Entretanto, não é perfeito e possui algumas falhas, na minha opinião. Essas falhas serão comentadas em um tópico adiante. Então, primeiro falemos sobre os pontos positivos do filme.

O filme é totalmente Star Wars, tudo que esperamos de um filme de Star Wars está presente no filme. Desde ótimas sequências de perseguição espacial com naves, até mesmo ótimas cenas de ação com lutas de sabre de luz e, é claro, o uso da Força. E isso tudo é feito por um motivo: o diretor. J. J. Abrams nunca escondeu ser um grande fã da franquia e, por isso, tanto no episódio VII, quanto neste episódio IX, ele está sempre procurando fazer as coisas o mais Star Wars possível. E ele consegue.

Dezembro de 2019 - Star Wars XI

Então, o ponto positivo principal do filme é a forma com a qual Abrams constrói as cenas sempre com uma forma grandiosa. Com alguns segundos de filme, eu já estava completamente empolgado com o que estava acontecendo em cena. Logo de cara, o filme entrega algo que todos queriam saber como ser introduzido e de uma forma totalmente empolgante. Sem falar, em toda essa grandiosidade de direção ao lado da excepcional trilha sonora de John Williams.

Sobre as atuações

Não preciso comentar muito sobre as atuações, pois este é o terceiro filme da franquia e os personagens continuam incrivelmente bem interpretados. É impossível não se encantar com a Daisy Ridley atuando como a Rey, ou sentir o conflito de sentimentos do Kylo Ren, interpretado por Adam Driver. Então, se você tinha medo de que alguma atuação não tenha sido boa, saiba que não houveram atuações ruins.

Adam Driver | Star Wars IX

Pontos Negativos

E agora falemos de algumas coisas que não me agradaram muito. Mas já adianto que nada disso atrapalha o filme ou podem ser usadas para falar que o filme é ruim.

O primeiro problema que eu consigo citar é a participação da Leia. Por mais que as cenas em que ela apareça sejam muito emotivas e tocantes, a participação dela é muito pouca. Por exemplo, em determinada cena, os personagens estão conversando, ela está em cena e fala apenas uma ou duas palavras. Claro, existe um motivo para isso que é o fato da morte da Carrie Fisher e J. J. Abrams fez o que pôde para contornar isso. Mas, mesmo não sendo culpa dos realizadores, ainda assim é algo que pode incomodar.

Palpatine

Além disso, creio que uma das coisas que mais incomodam é o Imperador Palpatine. Não que sua presença no filme seja ruim em si. Mas o fato é que sua aparição nunca é explicada. Uma vez que desde o episódio VI ele foi morto e nunca haviam sinais de que ele estaria vivo, é muito jogado o retorno dele. Não bastasse, por mais que a força do personagem sejam algo muito forte no filme, com um pouco de imaginação, qualquer outro personagem poderia estar naquele lugar.

Considerações Finais

Por fim, devo reafirmar: Star Wars IX – A Ascensão Skywalker é um ótimo filme, com elementos e marcas fortes da franquia, mas com alguns problemas que podem ser relevados em prol do entretenimento! Dou nota 4,5 de 5 ao filme. 

Mas e você? Já foi assistir ao filme? Está ansioso? Comenta aí as suas opiniões sobre o longa! 😀

Lucas Gabriel

Estudante de Tecnologia da Informação, apaixonado por cinema, música e boas histórias de terror e drama! Adora discutir teorias malucas sobre séries ou filmes. Nerd assumido desde pequeno. Fã do Quentin Tarantino (inclusive acredita na teoria de que todos os filmes formam um só), Star Wars, Harry Potter, FRIENDS e filmes, como Laranja Mecânica, Donnie Darko e Nosferatu.