Poker no cinema: 5 filmes que você não deve perder se gosta de jogar poker!

Caneca para Presente

O poker é cada vez mais um jogo recorrente nas casas e mesas de cartas dos brasileiros, principalmente entre os mais jovens. Atualmente, todos esses jogadores têm a oportunidade de jogar com seus amigos. Mas é claro… reunir um grupo significativo de pessoas que amam o poker nem sempre é fácil.  Por isso, há a possibilidade de que, se você quiser avançar no jogo deixando de ser um simples fã, jogue também online e tenha a chance de se transformar em um profissional do poker. Jogar poker online propicia comodidade e diversão, já que você pode jogar a qualquer hora, em qualquer lugar e com competidores do mundo inteiro.

O poker também foi popularizado no cinema através de cenas icônicas, como o torneio Texas Hold’em no filme Casino Royale,  eleita como a melhor cena de poker da história cinematográfica. Veja a cena aqui.

Muitos outros filmes entraram nessa onda de sucesso e incluíram cenas de poker inesquecíveis. Mencionaremos cinco. Eles não são os melhores nem os piores, mas constituem uma referência obrigatória a todos aqueles que são apaixonados pelo Poker.

O REI DO JOGO

1965. Direção: Norman Jewison

Com Steve McQueen, Edward G. Robinson, Ann-Margret

Uma verdadeira joia cinematográfica. Em Nova Orleans, o jovem Cincinnati Kid (Steve McQueen), uma figura local, acaba disputando um jogo contra o melhor jogador do momento, tentando destroná-lo. O resultado pode parecer inesperado, não o revelaremos, mas certamente ajuda a capturar a realidade do jogo. Deixa-nos muitas frases famosas, mas especialmente esta pérola: “Como ele poderia saber que tinha uma mão melhor que a dele?”.

ROUNDERS

1998. Direção: John Dahl

Com Matt Damon, Edward Norton, John Malkovich

Para muitos, o melhor filme de poker até hoje, e nele vemos jogos clandestinos de todos os tipos nos quais um jovem estudante de direito pretende financiar o acesso às WSOP em Las Vegas. Rounders nos deixou essa frase em especial: “Brinque com o homem, não com as cartas”.

JOGO DA LUA

2001. Direção: Mónica Laguna

Com Ana Torrent, Ernesto Alterio, Carlos Kaniowsky

Situado na Espanha, o filme fala sobre uma jovem que coexiste no ambiente de jogos clandestinos quando criança e que se torna uma atriz reconhecida nesses círculos. Além da qualidade do filme, é interessante ver o clima gerado em torno do poker.

BEM-VINDO AO JOGO

2007. Direção: Curtis Hanson

Com Eric Bana, Drew Barrymore, Robert Duvall

Um filme em que um jogador profissional concorda em jogar o campeonato mundial em que seu pai, que é uma lenda do torneio, também participa. O filme, em termos de jogo, oferece uma infinidade de participações especiais de jogadores profissionais que serão reconhecidos pelo espectador: Negreanu, Greenstein, Farha, Harman ou Doyle Brunson, entre outros. No final do filme há uma homenagem a Chris Moneymaker, jogador pobre e desconhecido, que venceu o WSOP 2003 após se classificar em um jogo de poker online, ficando milionário e famoso no mundo todo.

RUNNER, RUNNER

2013. Direção Brad Furman

Com Ben Affleck, Justin Timberlake, Gemma Arterton

Filme em que o mundo particular do poker online é possivelmente abordado pela primeira vez. Um jogador perde uma quantia considerável de dinheiro em uma sessão online. Ele acaba sendo capturado e ingressa em uma empresa onde nem tudo é o que parece. Alguns queriam ver uma semelhança com algum site famoso, mas o filme vai além disso, é um thriller independente, onde a ação não para.

Muitas pessoas querem saber como jogar poker. Quase todo mundo, de fato, gostaria de jogar melhor. Mas o que finalmente diferencia um jogador experiente de um jogador ocasional é investir esforços e tempo no jogo.

Saiba que para aprender a jogar poker com facilidade, não é obrigatório cercar-se de bandidos e jogar em porões escuros cheios de fumaça. Longe desses mitos do cinema, aprender a jogar poker (e praticar) vai melhorar muito suas aptidões analíticas e suas habilidades matemáticas. Além disso, se você tem um grupo de amigos que gosta de jogar ou simplesmente se você optar por jogar online, vai se divertir bastante. De qualquer modo, você certamente sentirá os benefícios do poker como um esporte, na sua vida.

A melhor maneira de aprender a jogar poker online, depois de conhecer as regras, a operação do jogo e alguns primeiros passos estratégicos básicos, é jogando.

E no início, você provavelmente vai falhar bastante e também terá algumas vitórias, isso é fato! Para evitar que essas primeiras falhas se tornem traumáticas, recomendamos duas etapas. A primeira é jogar no início, com pouco dinheiro, para não comprometer seu orçamento. E a outra, claro, é aproveitar os bônus de boas-vindas que as melhores salas oferecem. Essas dicas podem ser um bom caminho para os seus primeiros passos.

Você ganhará mais, com mais experiência.

Amanda Canabarro

Sempre adorei ler e escrever desde pequena, tendo toda a franquia do Harry Potter em meu currículo antes dos 14 anos. Hoje, estudo Relações Públicas, escrevo, tenho uma empresa, um canal no YouTube de mistérios e sou viciada em filmes e séries, o que acaba complicando as funções anteriores... :D