O Iluminado | As Melhores Curiosidades

Canecas para Presente

Doutor Sono está para estrear nesta quinta-feira dia 07 de novembro. Então, para já deixar você bem preparado para o novo filme, resolvi trazer algumas curiosidades sobre o primeiro, lançado em 1980. O Iluminado foi uma adaptação do livro de mesmo nome de Stephen King lançado no ano 1977. O filme foi dirigido por Stanley Kubrick, mas o próprio King afirmou não ter gostado da adaptação. Isso porque o roteiro mudava muito a essência do livro. Entretanto, praticamente o público e a crítica adoraram o filme e, por isso, ele é um dos mais aclamados longas de terror até hoje. Então, quer saber mais sobre o filme? Confira a seguir…

As Melhores Curiosidades Sobre O Iluminado

Stanley Kubrick - O Iluminado

  • Como dito anteriormente, O Iluminado é uma adaptação cinematográfica do livro homônimo de Stephen King lançado em 1977. Quando o longa foi confirmado, o próprio Stephen foi convidado para escrever um rascunho do roteiro. Contudo, Stanley Kubrick ignorou completamente a versão do autor e fez a sua própria.
  • Mas mesmo não utilizando o roteiro de Stephen, Kubrick consultava o autor com uma certa frequência. King conta que uma manhã, o diretor o procurou para perguntá-lo: “Eu acho que histórias do sobrenatural são fundamentalmente otimistas, não é? Se há fantasmas, então isso significa que vamos sobreviver à morte.”. O escritor respondeu questionando como o inferno se encaixaria neste quadro. E o diretor simplesmente respondeu: “Eu não acredito no inferno.”
  • No livro, o apartamento em que ocorriam os casos era o de número 217. Contudo, o dono do hotel onde o filme foi filmado pediu que não utilizassem este número por medo dos clientes não quererem se hospedar naquele apartamento. Por isso, o número do local no filme é 237, que não existe no prédio real.
  • Um fato bastante interessante sobre o filme é que sempre que o personagem Jack Torrance fala com um fantasma no filme, existe um espelho em cena.

O Iluminado - Sexta-Feira 13

  • Stephen King não gostou da adaptação que Stanley deu ao filme, como já foi dito. Mas você sabia que ele também não gostou da atuação de Jack Nicholson? Além disso, ele resolveu produzir uma série de tv própria adaptando o livro, sendo totalmente mais fiel. A série foi lançada no ano de 1997.
  • Sempre gostamos de saber quem poderia ter vivido alguns personagens. E com Jack Torrance não é diferente. Diversos outro nomes foram cogitados para o papel: Robin Williams e Robert DeNiro foram fortes candidatos.
  • O ator que viveu Danny no filme, Dan Lloyd, nunca mais fez um papel tão relevante quanto o vivido em O Iluminado. Em Doutor Sono, o ator que assumirá seu papel é Ewan McGregor.

Mas e você? O que achou destas curiosidades sobre O Iluminado? Pretende assistir Doutor Sono nos cinemas? Então comenta aí! 😀

Lucas Gabriel

Estudante de Tecnologia da Informação, apaixonado por cinema, música e boas histórias de terror e drama! Adora discutir teorias malucas sobre séries ou filmes. Nerd assumido desde pequeno. Fã do Quentin Tarantino (inclusive acredita na teoria de que todos os filmes formam um só), Star Wars, Harry Potter, FRIENDS e filmes, como Laranja Mecânica, Donnie Darko e Nosferatu.