Martin Scorsese… entenda a treta com a Marvel!

Martin Scorsese
Canecas para Presente

Demoramos a tocar neste assunto aqui no Minha Série Favorita, porque estávamos esperando mais repercussão entre os famosos. E, então, aqui estamos com este post para você entender com calma o que realmente aconteceu. Vamos mostrar a declaração feita por Martin Scorsese e as respostas que os integrantes do elenco da Marvel deram. Pois é, o caldo engrossou, a cobra fumou e os fanboys se revoltaram. Mas, na verdade, a maioria, se não todos, da Marvel que responderam foram bastante respeitosos com o cineasta. Até mesmo porque o próprio Scorsese havia sido bastante ponderado em sua afirmação. Então chega de falação e vamos entender o que rolou.

Martin Scorsese em entrevista à Empire

Tudo começou quando, durante uma entrevista à Empire, o cineasta foi questionado sobre o que achava do Universo Cinematográfico Marvel. Acredito ser uma pergunta bastante válida, afinal de contas são as maiores bilheterias do cinema atualmente. Mas Scorsese não demonstrou muito interesse pelos produtos da Marvel. O problema mesmo foi a frase em que ele afirmava “não se tratar de cinema”.

“Eu não assisto. Eu tentei, sabe? Mas isso não é cinema. Sinceramente, o mais próximo que eu posso pensar que eles chegam, por mais bem feitos que sejam, com atores fazendo o melhor que podem nessas circunstâncias, é parque de diversões. Não é o cinema de seres humanos tentando passar experiências emocionais, psicológicas, para outro ser humano.”

Robert Downey Jr. em entrevista ao Howard Stern

Um dos membros mais fortes da Marvel Studios, Robert Downey Jr., como era de se esperar, foi bastante questionado para que se posicionasse sobre o assunto. E foi durante uma entrevista no programa de rádio de Howard Stern que ele deu sua resposta.

“Eu sempre tive outros interesses [além dos filmes da Marvel] e, segundo Scorsese, não é cinema. Eu tenho que dar uma olhada nisso daí então…”

Robert Downey sobre Martin Scorsese

Ao ser questionado sobre o motivo que levou Martin a fazer essa declaração, Robert disse:

“Porque é a opinião dele.”

Não satisfeito, Stern ainda pergunto “mas é cinema, não é?”

“Bom, o filme passa em cinemas, não? […] Eu apreciou a opinião dele porque é como qualquer outra coisa, nós precisamos de todas as diferentes perspectivas para que possamos chegar a um senso comum e avançar.”

Então, para encerrar o assunto, Downey Jr falou que seria como afirmar que Stern não é rádio. Mas Stern prosseguiu perguntando se o ator acreditaria que Scorsese estivesse com inveja do sucesso da Marvel:

“Claro que não! Ele é Martin Scorsese. A propósito, há muito a ser discutido sobre como esses filmes de gênero – e fiquei feliz por fazer parte do ‘problema’, se é que existe um – depreciaram a forma de arte do cinema. Quando você entra como uma fera e elimina a concorrência de maneira chamativa, é fenomenal.”

Samuel L. Jackson em entrevista à Variety

Pois é, mas não param por aí as respostas sobre a declaração de Scorsese. Samuel L. Jackson, nosso Nick Fury também tocou no assunto. Ao ser questionado, ele disse:

“Eu não prestei muita atenção nisso. É como dizer que o Perna Longa não é engraçado… Um filme é um filme. Nem todo mundo gosta dos filmes dele também. Eu gosto, mas tem muitos italo-americanos que não deveriam ser mostrados da maneira que são em seus longas. Todo mundo tem uma opinião, por mim ok. Não vai impedir ninguém de fazer filmes. Apenas queremos que seja cada vez maior e lendário.”

No Twitter, James Gunn responde Scorsese!

E, para finalizar as respostas mais relevantes, falamos da declaração de James Gunn em seu Twitter. O diretor que está para voltar para a Marvel deu seus cinquenta centavos de opinião em uma thread de dois tweets ele declarou tristeza em relação às declarações.

“Martin Scorsese é um dos meus 5 cineastas vivos favoritos. Eu fiquei ultrajado quando as pessoas protestaram contra A Última Tentação de Cristo sem ter visto o filme. Eu fico entristecido que agora ele esteja julgando meus filmes da mesma maneira.

Dito isto, eu sempre vou amar Scorsese, ser grato pela contribuição dele ao cinema e mal posso esperar para ver O Irlandês.”

Mas o que eu acho?

Mesmo que ninguém tenha perguntado qual a minha opinião, eu vou da-la do mesmo jeito. Eu acredito que, na verdade, toda essa confusão seja uma grande bobagem. Afinal de contas, como disse Robert Downey Jr., é a opinião dele. Ele não teve a intenção de ofender os filmes da Marvel, nem nada. Todos podem ter a opinião que quiserem, concordemos ou não. Além disso, ele não falou que não era cinema, propriamente dito. Ele afirmou “não ser cinema feito por seres humanos para outros seres humanos”, provavelmente se referindo à fórmula e à grande quantidade de CGI presente nos filmes da Marvel.

Mas e aí? Qual a sua opinião sobre a declaração do cineasta Martin Scorsese? Concorda ou discorda? Queremos saber, então comente! 😀
Lucas Gabriel

Estudante de Tecnologia da Informação, apaixonado por cinema, música e boas histórias de terror e drama! Adora discutir teorias malucas sobre séries ou filmes. Nerd assumido desde pequeno. Fã do Quentin Tarantino (inclusive acredita na teoria de que todos os filmes formam um só), Star Wars, Harry Potter, FRIENDS e filmes, como Laranja Mecânica, Donnie Darko e Nosferatu.