Vazamentos são sempre negativos?

Coringa - Vazamentos
Canecas para Presente

Vazamentos estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano, não é? Séries como Game of Thrones sofreram muito com vazamentos de episódios na íntegra, roteiros e muito mais. Isso não atinge apenas grandes séries, mas filmes também. Recentemente, inclusive, rolou um vazamento do que aparentava ser o roteiro completo do próximo filme do Coringa, protagonizado por Joaquín Phoenix. Mas se você acha que o diretor Todd Phillips ficou incomodado com isso, está enganado! Isso porque recentemente o diretor se pronunciou afirmando que não se importou e que prefere que tenha sido vazado. E isso me criou um debate mental: o ato de ter roteiros ou cenas vazadas é sempre ruim? Vamos discutir um pouco?

O caso do Coringa

Há um certo tempo atrás foi vazado o roteiro completo do filme de origem do Coringa que sairá ainda este ano. Entretanto, Todd Phillips, o diretor do longa, afirmou que não liga para isso. Um dos maiores motivos para ele ter dito isso é o fato de que o vazamento ocorreu quando o projeto ainda estava andando. Isto é, houveram meses de readaptação da história e tudo o mais.

Coringa - Vazamentos

Todd afirmou: “Eu não me importo que você leia, eu até gosto que ele esteja disponível. O roteiro vazado foi disponibilizado seis meses depois de começarmos a escrever ele e seis meses antes de começarmos a gravar. Alguém me perguntou sobre isso, e eu falei: ‘Eu gosto que esteja por aí. Jogue fora. Se livre disso.’.”

Isto quer dizer que o roteiro que foi vazado pode ser completamente diferente do que foi produzido e vai às telonas em outubro deste ano.

Mas, afinal, os vazamentos são sempre negativos?

Bom, o fato que nunca é certo ter vazamentos. Isto é um ponto que precisa ser levado em consideração. Contudo, eles acontecem, e, uma vez disponível na internet, não há mais o que fazer. Então, dá para se tirar algo positivo disto, pelo menos? Eu acredito que sim. Afinal de contas tudo tem um lado positivo e negativo. E um dos lados positivos de um vazamento é o marketing criado em torno disto. Não à toa, diversas histórias de roteiros vazados são consideradas como forjadas para promover o filme.

Outra questão é o fato de que cria-se uma dúvida. Por mais que seja algo vazado, nunca é certo se o roteiro é real ou não. São apenas suspeitas e podem se concretizar, ou não. Isso aconteceu diversas vezes ao longo da história também.

Mas e aí? Qual a sua opinião sobre vazamentos? Você lê quando as coisas vazam? Assiste? Queremos saber, então comenta! 😀
Lucas Gabriel

Estudante de Tecnologia da Informação, apaixonado por cinema, música e boas histórias de terror e drama! Adora discutir teorias malucas sobre séries ou filmes. Nerd assumido desde pequeno. Fã do Quentin Tarantino (inclusive acredita na teoria de que todos os filmes formam um só), Star Wars, Harry Potter, FRIENDS e filmes, como Laranja Mecânica, Donnie Darko e Nosferatu.