Pennywise: Explicando o que é a criatura!

It: A Coisa 2 - Setembro de 2019 - Pennywise
Canecas para Presente

O palhaço Pennywise está de volta aos cinemas no filme It: A Coisa – Parte 2. O longa foi um sucesso em sua estreia e arrecadou 185 milhões de dólares em bilheteria mundial. É muita coisa. Já temos uma crítica do filme aqui no site, clique aqui e confira. Mas se você já assistiu o filme, este post é para você. Porque… será que você entendeu o que realmente é o Pennywise? De onde veio essa criatura? Por que ele ataca crianças? Qual sua verdadeira forma? Se você ficou confuso com o desfecho dado à criatura, provavelmente este post te animou, não é? Então vamos responder a pergunta:

Mas, afinal, o que é o Pennywise?

It: Capítulo 2 - Pennywise

De onde ele veio?

No filme fica bem claro que Pennywise não é uma criatura terrestre. Segundo o que foi descoberto por Mike, a criatura veio parar no planeta Terra por meio de um asteroide. Além disso, as pessoas que primeiramente enfrentaram ele foram os nativo-americanos que, inclusive, utilizam o Ritual de Chüdd pela primeira vez. Contudo, se você já leu o livro ficou confuso, pois a história contada por King é totalmente diferente.

No livro, a criatura que viria a ser Pennywise chegou nas terras que futuramente seriam Derry antes mesmo dela ser habitada. A criatura hibernou por milhões de anos até ter seu primeiro contato com os humanos. O livro indica, inclusive, o ano oficial em que isto se deu: 1715. E, a partir daí, inciaram-se os ciclos de ataques a cada 27 anos.

Independente de considerar a origem do filme ou do livro, o fato é que, em ambos, temos que a criatura não é terrestre.

Qual sua verdadeira forma?

O filme também mostra muito bem isso. Na verdade, desde o primeiro filme isto é mostrado, mas não aprofundado. A forma de palhaço é a mais utilizada por Penny, até porque se encaixa nos períodos humanos atuais e tudo o mais. Contudo, ao que parece, sua verdadeira forma é aquela mostrada dentro da boca do palhaço: as luzes. Conhecido oficialmente como Luzes da Morte, o autointitulado Comedor de Mundos é um ser interdimensional que veio do Macroverso e é polimórfico. Apesar deste fato ser considerado o mais correto, não é possível saber com absoluta certeza.

Por que ele ataca crianças e se mantém na Terra?

Basicamente como é explicado, ele se alimenta do medo das pessoas. Isto quer dizer que ele precisa que as pessoas tenham medo dele para que ele possa alimentar-se. E é por isso que as crianças, por terem a imaginação muito fértil e serem facilmente manipuláveis, são seus alvos mais fortes. Além disso a única função da Coisa é mesmo comer e dormir. Então sua rotina se resume a hibernar por 27 anos, acordar para comer e voltar a dormir.

Conclusão

A origem oficial de Pennywise é bastante complexa e cheia de mistérios. Tanto o filme quanto o livro deixam muitas interpretações em aberto. Além disso, nos livros existe toda uma discussão cósmica envolvendo a Coisa e uma outra criatura poderosa chamada Gan, a Tartaruga. Não adentrei em detalhes aqui, pois, seria bastante complexo de explicar, então… A dica que eu dou é: assista o filme, reassista e dê uma chance ao livro, por maior que seja. Pois se você realmente gosta da história de It, saiba que o livro possui MUITO mais a acrescentar na mitologia deste universo.

Mas e aí? Você sabia o que era o Pennywise? Gostou de saber mais sobre ele? Então comenta aí! 😀

Lucas Gabriel

Estudante de Tecnologia da Informação, apaixonado por cinema, música e boas histórias de terror e drama! Adora discutir teorias malucas sobre séries ou filmes. Nerd assumido desde pequeno. Fã do Quentin Tarantino (inclusive acredita na teoria de que todos os filmes formam um só), Star Wars, Harry Potter, FRIENDS e filmes, como Laranja Mecânica, Donnie Darko e Nosferatu.