As Vantagens de Ser Invisível – Sugestão!

As Vantagens de Ser Invisível

Entramos há muito pouco tempo no conhecido setembro amarelo. Mas se você não tem noção do que se trata, eu explico. Setembro Amarelo é uma iniciativa para tornar o mês de setembro um período de conscientização contra o suicídio. Este é um problema que pode afetar qualquer pessoa e, muitas vezes, nem sabemos exatamente como identificar sinais de como notar isso. E foi pensando neste mês da conscientização contra o suicídio que eu resolvi falar de um dos meus filmes favoritos: As Vantagens de Ser Invisível.

Sim, quem não conhece o filme pode achar que se trata de uma comédia romântica adolescente ou coisa assim. Mas a verdade é que As Vantagens de Ser Invisível vai muito além de uma história sobre adolescentes. O filme nos insere na mente de um garoto com problemas psicológicos, com depressão e afins. Vemos o quanto tudo isso afeta as pessoas ao seu redor. Então vamos lá…

As Vantagens de Ser Invisível

As Vantagens de Ser Invisível

Sinopse e Trailer

Inicialmente, vamos introduzir você ao filme, contando sua sinopse:

“Uma história divertida e emocionante sobre a adolescência. “As Vantagens de Ser Invisível” é um clássico moderno que capta os altos e baixos do ensino médio. O calouro Charlie (Logan Lerman) é um eterno “invisível” até que ele cai sob os encantos da linda e descolada Sam (Emma Watson) e de seu destemido meio-irmão Patrick (Ezra Miller). Juntos, o trio experimenta amor, perda, medo, esperança e a busca pela melhor canção nesta adaptação inesquecível do romance de Stephen Chbosky.”

Como o filme trata os assuntos?

Este é um ponto muito importante sobre tudo que fala de depressão e suicídio. Isso porque qualquer coisa que possa parecer romantizar estes problemas tende a ser um gatilho para quem os sofre. Mas com As Vantagens de Ser Invisível não é assim. Eles tratam com muita seriedade, como se estivesse conversando diretamente com o espectador. Assuntos como depressão, suicídio, abusos começam a aparecer no filme e você sente o peso e o quanto tudo aquilo atinge os personagens. Principalmente o Charlie, já que vemos o filme por meio de sua narração.

Dono de um passado muito pesado, Charlie passa o filme tentando se enturmar e ser um garoto normal e feliz. Entretanto seus problemas psicológicos começam a atrapalhar seus planos e ele passa por crises e tudo o mais. É muito fácil identificar-se com ele quando se tem passado por problemas de depressão, por exemplo. E é por isso que o filme é tão necessário hoje em dia.

A Trilha Sonora

A trilha sonora do filme é quase um personagem dele. Isso porque o personagem mesmo cria fitas e nós escutamos boa parte das músicas que ele coloca. Além disso, diversas músicas utilizadas no filme falam muito sobre os sentimentos de Charlie. Seja sobre ele mesmo ou por outras pessoas. A música Asleep do The Smiths, por exemplo, é uma das mais marcantes do filme e, segundo Charlie, sua favorita. E, ao ouvir a canção, sentimos o clima pesado e como ela é forte para ele.

Um último recado…

Se você está passando por dificuldades e se sentindo isolado. Não deixe que este sentimento tome conta de você e busque ajuda o quanto antes. Depressão não é frescura e nem brincadeira. É uma doença e precisa ser tratada. Você é capaz e forte de superá-la.

Então, se ficou interessado em ver o filme, assista-o. Ele está disponível na Amazon Prime Video e merece ser assistido, principalmente no período em que estamos.

Mas e você? O que achou desta sugestão? Já assistiu As Vantagens de Ser Invisível? Também acha que ele seja necessário? Então comenta! 😀
Lucas Gabriel

Estudante de Tecnologia da Informação, apaixonado por cinema, música e boas histórias de terror e drama! Adora discutir teorias malucas sobre séries ou filmes. Nerd assumido desde pequeno. Fã do Quentin Tarantino (inclusive acredita na teoria de que todos os filmes formam um só), Star Wars, Harry Potter, FRIENDS e filmes, como Laranja Mecânica, Donnie Darko e Nosferatu.