Yesterday – Crítica do Filme!

Yesterday - crítica filme
Canecas para Presente

Quem acompanha os posts do Minha Série Favorita já deve ter uma noção do quão fã da banda Beatles eu sou. Basta tirar pela minha indicação do filme Across The Universe, um desconhecido e belo filme em homenagem aos Beatles. Mas quem diria que em meio a tantos filmes de grandes artistas e bandas, eles dariam as caras novamente. O filme Yesterday chegou nesta semana nos cinemas e já deu o que falar simplesmente por sua premissa. Mas… será que o filme é tudo isso mesmo? Bom eu assisti e agora vou te contar como foi a minha experiência com o longa. Então vamos lá!

Yesterday

Sinopse e Trailer

A premissa do filme é bastante simples, mas esconde a verdadeira natureza do filme, eu diria. Contudo isso eu irei explicar mais adiante. A princípio vou apenas deixar vocês com a sinopse e o trailer para te introduzir ao conceito e história do filme. Então confira o trailer e, em seguida, a sinopse oficial!

“Após sofrer um acidente, um cantor e compositor acorda em uma estranha realidade em que ele é a única pessoa que lembra dos Beatles. Com as músicas de seus ídolos, ele se transforma em um grande sucesso, mas a fama tem seu preço.”

Opiniões Gerais

Bom, vamos dar início à minha experiência com o filme. Para começar é preciso dizer que, como um fã incondicional dos Beatles, o filme me manteve de sorriso no rosto do início ao fim. Eu não conseguia me controlar e cantava todas as músicas que eram tocadas no filme. Mas, como espectador, eu não diria que o filme é FANTÁSTICO, SENSACIONAL, mas, sim, que é um bom filme. Ele é extremamente divertido, arranca risadas e sorrisos do público, assim como consegue emocionar em determinados pontos.

Yesterday poster

Contudo, apesar da premissa inovadora, o filme segue por um caminho meio clichê devido ao romance. Não que romances em filmes sejam ruins, nem nada, mas é porque o filme nos vende uma coisa, mas sua verdadeira narrativa é outra. Yesterday é, na verdade uma comédia romântica que faz uso da premissa divulgada para mover a história de Jack e Ellie, os protagonistas.

É um bom filme para fãs de Beatles, para levar a namorada e para ter uma tarde divertida. Mas não se trata de um filme memorável que será lembrado por décadas. Bom… talvez seja lembrado pelos fãs da banda, mas disso eu falo depois.

Outra coisa muito interessante que eu gostei bastante foi a participação do cantor Ed Sheeran como ele mesmo. Ele traz momentos muito divertidos para o filme, além de boas músicas para o filme, que junto das dos Beatles nos entrega uma trilha sonora e tanto!

Problemas

O principal problema do filme para mim, que ainda assim não atrapalhou minha experiência, foi a expectativa criada. Eu esperava que fosse ver um filme completamente focado em música e nos Beatles, mas recebi uma comédia romântica embalada pelos Beatles. Outro probleminha que posso citar é o final. Sem dar muitos spoilers, eu posso dizer que o final do filme me pareceu fácil e clichê, coisa que o filme não parecia estar seguindo desde sua premissa até metade do segundo ato. Mas fora estes dois problemas, a experiência que o filme nos entrega é muito gostosa.

Conclusão

Bom, para aqueles que não assistiram o filme ainda, o post vai até este tópico. Isso porque no próximo eu trarei spoilers. Mas, vamos lá. Minha conclusão sobre Yesterday é que é um filme divertido que, entretanto, não faz uma escolha de final muito empolgante. Os fãs dos Beatles podem adorar o filme, enquanto o público geral pode se divertir, mas não deve lembrar dele por muito tempo. Yesterday merece ser visto em uma sala de cinema com um bom som, pois as versões das músicas estão ótimas!

Surpresa [Esta seção contém SPOILERS do filme!]

Bom, nesta seção eu não darei spoiler  do filme inteiro, mas de uma parte específica que me deixou impressionado no filme: a aparição de John Lennon! É fantástico como eles fizeram uma edição tão boa no ator Robert Carlyle e ele ficou TÃO IDÊNTICO ao John. Eu fiquei de queixo caído no cinema. Sem falar que achei genial mostrarem como ele teve uma vida calma sem a existência dos Beatles. Isso porque, ele só morreu na vida real por ser famoso, e como ele não fez parte dos Beatles no filme, ele continua vivo até hoje. Isso é incrível.

Beatles

Isso e o desaparecimento de outras coisas que foram inspiradas pelos Beatles como a banda Oasis. Esta é uma banda 100% influenciada pelos besouros, então, sem eles, Oasis nunca teria sido fundada. Então faz todo sentido do mundo que ela tenha sumido também! Simplesmente fantásticas estas questões no filme.

Mas e você? Já assistiu o filme Yesterday? O que achou? Curtiu? Então comenta! 😀
Lucas Gabriel

Estudante de Tecnologia da Informação, apaixonado por cinema, música e boas histórias de terror e drama! Adora discutir teorias malucas sobre séries ou filmes. Nerd assumido desde pequeno. Fã do Quentin Tarantino (inclusive acredita na teoria de que todos os filmes formam um só), Star Wars, Harry Potter, FRIENDS e filmes, como Laranja Mecânica, Donnie Darko e Nosferatu.