Chaplin – cinco filmes para conhecê-lo!

Chaplin
Canecas para Presente

Sem dúvidas você já ouviu falar sobre Charlie Chaplin e, provavelmente, também já o citou diversas vezes. Isso porque ele é simplesmente uma das maiores referências quando falamos da história do cinema, cinema mudo e cinema clássico. Mas você já assistiu alguma obra completa de Chaplin? Provavelmente você já assistiu algo dele, mas não com interesse mesmo em assistir. Isso porque diversos de seus filmes são referenciados em aulas de história, geografia, filosofia e afins. E, portanto, acabam não despertando a atenção de muita gente. Mas eu garanto que se você der uma chance e assistir sem toda a pressão escolar, você vai adorar, assim como eu!

Então, resolvi separar uma lista com cinco dos filmes mais relevantes de Chaplin para que você possa conhecer sua obra melhor.

Cinco Filmes Para Conhecer Charlie Chaplin

Charlie Chaplin

  • O Grande Ditador [1940]

E vamos começar com um filme que quebra completamente o paradigma de que Chaplin só fez filmes mudos. Isso porque Charlie ainda chegou a lançar filmes após os filmes possuírem falas. E O Grande Ditador é um dos principais e, provavelmente, um dos mais marcantes. Isso porque Chaplin, durante a Segunda Guerra Mundial, faz uma crítica direta ao nazismo e se caracteriza como o próprio Hitler. E o filme ainda conta com um dos discursos mais humanitários da história, falando sobre paz, harmonia, igualdade e tudo o mais. Simplesmente incrível!

  • Tempos Modernos [1936]

Como eu disse anteriormente, você com certeza já viu Chaplin na escola. E, com quase absoluta certeza foi este filme e ESTA cena. Quando crianças não damos muita bola para a qualidade e o que está sendo nos mostrado em tela. Mas após o amadurecimento e a criação da paixão pelo cinema arte, Tempos Modernos torna-se uma das obras mais fantásticas já feitas. Isso porque além de trazer uma grande crítica à forma de trabalho durante a Revolução Industrial, ele ainda trata assuntos discutidos até hoje. Dentre eles está a substituição de funcionários por máquinas. Tempos Modernos merece uma segunda chance!

  • O Garoto [1921]

Agora que falamos dos filmes mais voltados a críticas sociais, vamos falar de três filmes lindos de serem assistidos. Por sorte, este já está em domínio público e você pode assisti-lo no YouTube mesmo.

A sinopse diz: “Uma mãe abandona seu filho com um bilhete em uma limusine, mas o carro acaba sendo roubado e a criança é deixada em uma lata de lixo. Um vagabundo encontra o bebê e passa a cuidar dele. Cinco anos depois, a mulher tenta encontrar o filho perdido.”

Em meio a risos e lágrimas Charlie nos entrega uma das histórias mais tocantes do cinema. Ver o desenvolvimento da relação entre Carlitos e a criança é incrível e de amolecer até o mais duro coração. Um verdadeiro filme sobre o amor em sua mais pura forma.

  • Luzes da Cidade [1931]

Outro destes de tocar fundo o coração de qualquer um. Luzes da Cidade é um filme romântico, simples e puro. No enredo, Chaplin vive, novamente, um vagabundo que acaba se apaixonando por uma florista cega. Ela acredita que ele é um milionário que pode pagar a cirurgia para que ela volte a enxergar. É simplesmente lindo e fantástico e possui um dos finais mais tocantes do cinema. Mais um que merece ser assistido, sem dúvidas!

  • O Circo [1928]

Este tem um valor muito sentimental para mim, foi o primeiro que vi quando era criança. A história é simples e não é tão sentimental como as outras. Mas é um grande filme e traz ótimas risadas e momentos únicos do cinema. A história é a seguinte: “Um batedor de carteiras está agindo em meio a multidão. Para evitar que seja pego, ele coloca uma carteira roubada no bolso de um vagabundo, sem que ele perceba. Quando a polícia se afasta, o batedor volta para recuperar o dinheiro perdido. O vagabundo foge do batedor e da polícia, entrando, sem querer, no picadeiro de um circo. Como suas trapalhadas fazem sucesso junto ao público, o dono do circo resolve contratá-lo e fazer dele sua atração principal.”

Mas e você? Já assistiu algum desses filmes? Gosta deles? Curte o trabalho de Chaplin? Então comenta! 😀
Lucas Gabriel

Estudante de Tecnologia da Informação, apaixonado por cinema, música e boas histórias de terror e drama! Adora discutir teorias malucas sobre séries ou filmes. Nerd assumido desde pequeno. Fã do Quentin Tarantino (inclusive acredita na teoria de que todos os filmes formam um só), Star Wars, Harry Potter, FRIENDS e filmes, como Laranja Mecânica, Donnie Darko e Nosferatu.