Star Talents – entenda a polêmica da dublagem

Star Talent - O Rei Leão
Canecas para Presente

Desde os primórdios da dublagem brasileira existe uma grande polêmica envolvendo os conhecidos Star Talents causa enormes discussões. Mas se você não acompanha o universo da dublagem, provavelmente não sabe o que significa o termo Star Talents. Mas, não se preocupe, pois este post está aqui para explicar o que é. Além disso, vamos explicar os motivos de porque eles são usados e porque talvez não deveriam ser. Isso porque diversas pessoas defendem o uso de star talents nas dublagens, mas outros acham que isso atrapalha a dublagem do filme.

Mas, enfim, o que é Star Talent?

Star Talent, é, literalmente, um astro famoso que é convidado para dublar alguma produção. Isto quer dizer que a pessoa não precisa necessariamente ser ator/atriz ou ter experiência com dublagem. Diversos exemplos na dublagem nacional e internacional podem ser citados. Claro que o uso de star talent não implica em uma má dublagem. Contudo, os riscos de que o produto final não fique bom são altíssimos.

O caso mais famoso e recente foi no live-action de O Rei Leão, tanto na dublagem brasileira quanto na americana. Beyoncè foi chamada para dublar a Nala no filme, mesmo ela não tendo experiência na área. E Donald Glover, apesar de ser ator, também emprestou sua voz para o Simba. Enquanto isso, no Brasil, os personagens ficaram, respectivamente, com a cantora Iza e o ator Ícaro Silva. Muitas pessoas não curtiram a voz de Ícaro no Simba e outras não curtiram a de Glover. O motivo para ambos é o mesmo, afirmam que usaram uma voz muito aguda para o personagem.

Por que, então usar Star Talents, se o risco é alto?

A resposta para esta pergunta é a mais simples deste post: marketing. É muito mais fácil vender um filme que possui algum artista ou celebridade famosa dublando do que vender apenas o filme. No Brasil, o filme Enrolados tem a dublagem de Luciano Huck e isso revolta muitos fãs até hoje. É muito comum que isso aconteça, principalmente, com filmes “desconhecidos”. Isto é, filmes que não possuem o nome muito forte. Por exemplo, O Mar Não Está Pra Peixe de 2006 que contou com a tosca dublagem de Felipe Dylon, famoso na época. Além de Dylon, também havia Tom Cavalcante na dublagem.

E por que Star Talents prejudicam a dublagem?

Por vários motivos, o principal deles é a incerteza da qualidade final. Isso porque, devido à falta de experiência do escolhido para a dublagem, as emoções e expressões vocais podem ser comprometidas. Isso aconteceu, por exemplo, com o personagem Rodney Lataria do filme Robôs, dublado por Reinaldo Gianecchini.

Star Talents - Robôs

E o fato de o escolhido ser ator ainda não é o suficiente para garantir a qualidade. Pois, apesar de existir toda uma preparação vocal para atores, as exigências para dubladores são maiores. Inclusive, é por isso que, para ser dublador, é preciso primeiro ser ator. Pois, enquanto o ator utiliza tanto a voz quanto o corpo, o dublador precisa passar toda a emoção apenas com a voz, se preocupando com a sincronização fiel com o que está sendo mostrado em tela.

Mas e você? É a favor ou contra Star Talents na dublagem? Queremos saber, então comente! 😀

Lucas Gabriel

Estudante de Tecnologia da Informação, apaixonado por cinema, música e boas histórias de terror e drama! Adora discutir teorias malucas sobre séries ou filmes. Nerd assumido desde pequeno. Fã do Quentin Tarantino (inclusive acredita na teoria de que todos os filmes formam um só), Star Wars, Harry Potter, FRIENDS e filmes, como Laranja Mecânica, Donnie Darko e Nosferatu.