Filmes Gore! Conheça o gênero

Canecas para Presente

Se você não tem barriga para ver cenas perturbadoras e nojentas, este post não é para você. Mas se você, ainda assim for curioso, não se preocupe, pois não tenho a intenção de mostrar nada explícito destes filmes aqui. Com este post quero apenas falar um pouco sobre o que são os filmes Gore, também conhecidos como Splatter. E, para aqueles que se interessarem em ver coisas assim, temos algumas indicações de filmes neste mesmo post. Pois bem, então vamos lá.

O Que É Um Filme Gore?

Sendo bem específico e técnico, filmes gore (ou splatter) é uma subcategoria de filme de terror. A característica principal deste tipo de filme é o excesso de violência gratuita, incluindo vísceras, restos mortais e atos perturbadores (e, claro, com muito, MUITO, MAS MUITO sangue). Mas por que alguém iria querer ver uma coisa assim? Primeiro porque tem gosto para tudo (haha), e segundo porque a intenção por trás de um filme gore não é deixar o espectador relaxado. O objetivo de um diretor ao fazer um filme deste subgênero é chocar, perturbar e causar medo no espectador. É tipo quando você vai no brinquedo mais desesperador do parque de diversões. Tudo é sobre entretenimento.

Filmes gore

A origem do nome “gore” vem da língua inglesa. Sua tradução é algo próximo de sangue coagulado, sangue derramado ou sanguinolência. E as produções gore focam muito nessa questão. Tudo é extremamente explícito e feito das formas mais perturbadoras possíveis. Você pode encontrar de tudo neste tipo de filme. Inclusive, muitos filmes deste gênero chegam a serem proibidos em diversos países.

Como surgiu o subgênero de filmes gore?

Não é possível dizer com exatidão quem foi o precursor do gênero, pois para isso (é claro) teria de se conhecer todos os filmes já feitos (haha). Mas, brincadeiras à parte, o termo splatter, ou gore, foi usado pela primeira vez para classificar o filme Zombie – O Despertar dos Mortos de 1978. O filme é uma obra do renomado diretor de terror, George Romero.

A partir daí o subgênero foi só crescendo, diversos outros diretores passaram a se aventurar no gênero e criaram suas obras. Algumas mais leves e outras que vão ao absurdo de tão perturbadoras.

Então você quer passar a ver filmes gore?

Bom existem vários níveis de interesse para se ver o filme deste tipo. Mas todos possuem o mesmo objetivo: ficar agoniado, com medo e impressionado. Um dos exemplos mais “mainstream” que é até leve é a franquia Jogos Mortais. Muitos podem achar os filmes da série muito fortes em suas demonstrações de violência, mas, na verdade, os filmes pegam até leve se comparados, por exemplo, ao filme Holocausto Canibal (1980.) Então, se você nunca assistiu a nenhum filme desta franquia e deseja sentir um gostinho do que é o universo gore, fica a dica de assistir Jogos Mortais. A franquia pode ter perdido um pouco o rumo de seu enredo, mas as armadilhas e cenas de violência não decepcionam.

Mas se você já assistiu Jogos Mortais e quer ir para algo mais pesado, eu aconselho o filme Centopeia Humana. O filme é um absurdo de bizarro, mas é uma referência muito forte na cultura pop. No enredo, um cientista estranho tem a ideia de criar uma centopeia unindo pessoas pela boca e ânus, bizarríssimo.

E para finalizar, vamos falar de alguns dos mais pesados. O já citado aqui Holocausto Canibal é um filme de 1980 que é muito perturbador e foi proibido em diversos países. O filme acompanha quatro documentaristas que vão gravar o cotidiano de um grupo de indígenas. Quando eles não voltam após dois meses, um antropólogo viaja para resgatá-los.

E esta foi uma pequena explicação sobre o mundo dos filmes gore!

Mas e você? Curte filmes gore? Pretende assistir alguns ou não é para você? Comenta aí! 😀

Lucas Gabriel

Estudante de Tecnologia da Informação, apaixonado por cinema, música e boas histórias de terror e drama! Adora discutir teorias malucas sobre séries ou filmes. Nerd assumido desde pequeno. Fã do Quentin Tarantino (inclusive acredita na teoria de que todos os filmes formam um só), Star Wars, Harry Potter, FRIENDS e filmes, como Laranja Mecânica, Donnie Darko e Nosferatu.