Shakespeare no cinema! As melhores adaptações

Pedro de Saint German morre - Capa / Shakespeare - Rei Leão
Canecas para Presente

William Shakespeare é um dos nomes mais lembrados e citados quando o assunto é boa história (e teatro, claro). Além disso, ele é um dos autores mais adaptados para peças, séries e filmes. Diversos filmes, inclusive, que você provavelmente nem sabia, são baseados em obras de Shakespeare. O cara era um verdadeiro gênio da dramaturgia e, com certeza, merece o reconhecimento que tem até os dias de hoje.

William Shakespeare nasceu no ano de 1564 e faleceu no ano de 1616. Ou seja, faz muito tempo, nossas mães, provavelmente, nem pensavam em nos ter. E é incrível como suas história ultrapassam a barreira do tempo e podem ser adaptadas para os dias de hoje, ou até com animais.

Pensando nisso, hoje eu resolvi trazer uma lista de filme baseados em obras de Shakespeare.

Melhores Adaptações de Shakespeare no Cinema

Romeo + Juliet - Shakespeare

  • Romeu + Julieta [1996]

Começando com uma adaptação da obra mais icônica do escritor, falemos de Romeu e Julieta. Ou, no caso do nome deste filme, Romeu + Julieta. Esta adaptação de 1996 traz Leonardo DiCaprio como Romeu e Claire Danes como Julieta. A obra é dirigida por Baz Luhtmann. Apesar de possuir exatamente as mesmas falas da obra original, esta adaptação traz a história para um momento mais contemporâneo. Então, ao invés das famílias serem nobres famílias da era clássica, elas são famílias rivais de impérios empresariais. Além disto, as espadas utilizadas na obra original dão lugar a revólveres.

  • O Rei Leão [1994]

Esta aqui é polêmica, pois muitos acreditam que O Rei Leão seja um completo plágio de Kimba, uma obra japonesa. Contudo, apesar de diversas semelhanças, a estrutura principal da narrativa desta animação é baseada em Hamlet de Shakespeare. Sim, a história do rei que é assassinado pelo próprio irmão e o príncipe que fica desolado e vinga o pai após descobrir o responsável pela morte. Não tenho nem o que falar para te convencer a assistir O Rei Leão por esta nova perspectiva. Fica aqui a curiosidade.

  • Hamlet [1990]

Mas já que estamos falando em Hamlet, vamos falar de uma adaptação desta peça protagonizada por Mel Gibson. É claro que o ator é bastante polêmico, mas não dá para negar o talento que ele tem nas telas. O filme teve uma ótima recepção e arrecadou 20 milhões de dólares de bilheteria, sendo o nono filme baseado em Shakespeare mais lucrativo. A trama segue perfeitamente a obra original, apesar de adicionar um pouco mais de ação à obra para atrair mais o público. É preciso dizer, também, que temos a participação de Helena Boham Carter neste filme como Ofélia, amada do príncipe.

  • 10 Coisas Que Odeio Em Você [1999]

Recentemente falei sobre algumas curiosidades sobre este filme e, dentre elas, estava a informação que ele era uma adaptação de uma obra de William Shakespeare. Contudo, por ser uma obra não muito conhecida, pouca gente sabe que este filme é uma adaptação. A peça em questão é A Megera Domada. O enredo é bastante parecido e até possui referências nos nomes dos personagens. Se você gosta deste filme, vale a pena procurar ler a peça original.

  • Macbeth [2015]

E para finalizar, um filme mais recente protagonizado por Michael Fassbender. O filme tenta se manter bastante fiel à obra original e faz algumas mudanças pontuais para atrair mais o público atual. O filme foi indicado até a Palma de Ouro, grande premiação dos cinemas.

A sinopse diz:

“Macbeth é um general do exército escocês que conta com enorme respeito do seu rei por sua lealdade e vitórias em batalhas. Certo dia, encontra três bruxas, que profetizam que ele um dia se tornará o novo rei da Escócia. Encorajado por sua manipuladora esposa Lady Macbeth, que lamenta nunca ter conseguido lhe dar herdeiros, Macbeth se torna ambicioso e assassina o Rei Duncan, assumindo o trono. Atormentado pela culpa e paranoico, Macbeth se transforma em um rei tirano e cruel.”

Mas e você? Sabia destas grandes adaptações de Shakespeare? Qual sua favorita? Queremos saber, então comenta! 😀

Lucas Gabriel

Estudante de Tecnologia da Informação, apaixonado por cinema, música e boas histórias de terror e drama! Adora discutir teorias malucas sobre séries ou filmes. Nerd assumido desde pequeno. Fã do Quentin Tarantino (inclusive acredita na teoria de que todos os filmes formam um só), Star Wars, Harry Potter, FRIENDS e filmes, como Laranja Mecânica, Donnie Darko e Nosferatu.