Patch Adams é um filme NECESSÁRIO!

Patch Adams

Robin Williams sempre foi conhecido por fazer filmes divertidos, mas que tocavam fundo em nossas almas. Foi assim com Amor Além da Vida, Gênio Indomável até mesmo com Uma Babá Quase Perfeita. E com o filme que vamos falar hoje não é diferente. Mas, para ser sincero, este filme atualmente carrega uma carga dramática muito mais forte do que no passado e iremos discutir sobre isso ainda neste post. O filme, como dito no título, é Patch Adams – O Amor é Contagioso. Um filme lançado em 1998 e baseado em fatos reais (sim, isso mesmo).

Sinopse de Patch Adams

Caso você nunca tenha ouvido falar sobre o filme, eu vou explicar rapidamente sobre o que se trata o filme agora.

Patch Adams

A história se inicia quando somos apresentados a Hunter Adams, um homem depressivo que desejava se matar. Hunter, então, resolve por vontade própria internar-se em um hospício. Ao ver a situação dos outros pacientes e como eles eram tratados, Hunter resolve que se tornará um médico para cuidar das pessoas por meio do amor e do riso. Ele então adota o nome Patch Adams e vai estudar Medicina. Mas as coisas não são tão fáceis quanto ele imagina.

Conexão Com Robin Williams

Se você conhece a história de Robin e a causa de sua morte, ao ler a sinopse já deve ter entendido porque o filme é tão forte. Basicamente, Robin sofria de depressão. Em 2014, ele tirou a própria vida em consequência disso. E isso é exatamente o início do filme Patch Adams. Entretanto, no filme Patch resolve se tratar e encontra uma forma de cuidar de seu problema.

Acredito que isso também tenha acontecido com Robin, não ter se internado, mas, sim, encontrar refúgio na comédia. Isso porque, além de ator, ele também era comediante e fazia stand-up’s. Robin encontrava a felicidade quando fazia as pessoas sorrirem, exatamente como Patch.

Robin Williams / Patch Adams

Outra coisa na vida de Robin Williams que se conecta ao filme é que ele também usou a comédia para ajudar um amigo doente. Se trata de Christopher Reeves, o primeiro Superman dos cinemas. Para saber mais detalhes, confira as curiosidades sobre Williams clicando aqui.

O verdadeiro Patch Adams

Como dito anteriormente, o filme Patch Adams é baseado em fatos reais. O filme é, na verdade, uma espécie de cinebiografia do médico. Apesar disto, o verdadeiro Patch afirma não ter gostado da adaptação. Isso porque muitas coisas da vida real foram alteradas no filme. Um exemplo disto é o relacionamento amoroso que, aconteceu na vida real, mas não da forma que é mostrado, principalmente o final dele.

Fora isso, Patch afirma que não gostou da forma que foi retratado. Ele acredita que o jeito que Robin Williams o interpretou foi bobo e fez ele parecer uma pessoa infantil.

Patch Adams

Mas, poxa, Patch, algumas adaptações são importantes para deixar o filme mais encantador ao público. Por isso que afirmo que, mesmo com o real Patch não tendo gostado, o filme é uma obra prima e merece ser assistido. E é importante que assistam.

Hunter “Patch” Adams está vivo até hoje e possui seus 74 anos. Ele continua atuando em seu Instituto Gesundheit. Além disso, ele ainda é uma pessoa muito irreverente sempre disposto a fazer os outros rirem. Ele inclusive fez um vídeo em seu canal em que fala sobre o filme, confira!

Por que Patch Adams é tão necessário?

Patch Adams – O Amor é Contagioso nos mostra a importância da empatia na sociedade. De que não importa nossos cargos, a posição que ocupamos, ou quem somos. Pois, somos todos iguais e merecemos o amor de nossos iguais. E é isso que tanto o verdadeiro Patch, quanto o do filme, pregam.

Patch Adams é importante justamente por este ponto. Porque nos mostra como as pessoas precisam do carinho de outras. Das mais saudáveis até as mais necessitadas.

Patch Adams está disponível na Netflix. Então, não hesito em assisti-lo. Pois este filme merece e precisa ser visto pelo máximo número de pessoas possível.

Mas e você? Já havia assistido este filme? Concorda com minhas opiniões? Então comenta aí embaixo as suas! 😀
Lucas Gabriel

Estudante de Tecnologia da Informação, apaixonado por cinema, música e boas histórias de terror e drama! Adora discutir teorias malucas sobre séries ou filmes. Nerd assumido desde pequeno. Fã do Quentin Tarantino (inclusive acredita na teoria de que todos os filmes formam um só), Star Wars, Harry Potter, FRIENDS e filmes, como Laranja Mecânica, Donnie Darko e Nosferatu.