A Sociedade dos Poetas Mortos – Você já viu?

A Sociedade dos Poetas Mortos
Canecas para Presente

Essa semana eu estava passeando pelo catálogo da Netflix quando senti uma vontade enorme de ver um filme com o Robin Williams. Para quem não conhece por nome, Robin Williams foi um dos gênios de filmes de drama e comédia. Mas, infelizmente, apesar de trazer alegria para muita gente, Robin sofria de depressão e cometeu suicídio no ano de 2014. Mas voltando… Passando pelos filmes de Williams vi que a Netflix tinha Patch Adams, Amor Além da Vida, Uma Mente Brilhante… mas um outro me chamou muito mais atenção. A Sociedade dos Poetas Mortos. Eu já tinha visto esse filme e fiquei com muita vontade de vê-lo novamente. Eu vi e aqui estou para comentar com vocês sobre ele.

Sinopse

“Conta a história de um professor de poesia nada ortodoxo, de nome John Keating, em uma escola preparatória para jovens, a Academia Welton, na qual predominavam valores tradicionais . Esses valores traduziam-se em quatro grandes pilares: tradição, honra, disciplina e excelência. Com o seu talento e sabedoria, Keating inspira os seus alunos a perseguir as suas paixões individuais e tornar as suas vidas extraordinárias.

A Sociedade dos Poetas Mortos

O filme mostra também que em certa altura da vida, as pessoas, em especial os jovens, deveriam opor-se, contestar, gritar e sobretudo ser “livres pensadores”, e não deixar que ninguém condicione a sua maneira de pensar, mas também ensina esses mesmos jovens a usarem o bom-senso.”

Trailer de A Sociedade dos Poetas Mortos

Pelo próprio trailer do filme você sente que ele trará uma experiência única para a sua vida. É um típico filme do Robin Williams, tudo está aí, principalmente no trailer. O calor no coração, a risada no canto da boca, tudo isso filmes do Robin Williams nos passam. E o trailer de A Sociedade dos Poetas Mortos faz isso muito bem e dá muita vontade de ver tudo do filme.

Minha Experiência com A Sociedade dos Poetas Mortos

Desde muito pequeno sou apaixonado por literatura, sobretudo por poesia. Lembro que uma professora minha havia me indicado este filme. Eu deveria estar no ensino fundamental ainda. Mas como adorava poesia e cinema, o título do filme já me capturou. Corri em casa e pedi a meu pai para me acompanhar até uma locadora onde eu poderia alugar o filme e assisti-lo. Assisti e lembro de ter me encantado junto dos alunos do professor Keating com o mundo da poesia. Eu já era apaixonado por poesia, mas aquele filme me trouxe uma nova perspectiva para o tema. Sem falar de todas as frases encorajadoras de Keating durante todo o filme.

Sei que chorei como criança em diversos momentos do filme e ri junto dos alunos da Academia nos momentos de diversão. A experiência de assistir A Sociedade dos Poetas Mortos é única e deve variar de pessoa para pessoa. Mas garanto que se der uma chance, sua experiência pode ser tão boa, ou melhor do que a minha foi.

Elenco e Direção

O elenco do filme é encabeçado pelo gênio Robin Williams, mas possui uma penca de atores carismáticos vivendo os alunos. Muitos deles, inclusive, são mais conhecidos pela atuação neste filme, outros só fizeram este filme e abandonaram a carreira de atores. Um dos atores é Ethan Hawke, vivendo o personagem Todd Anderson. Ethan seguiu a carreira de ator e hoje é bastante reconhecido. Outro que seguiu a carreira é Robert Sean Leonard. Seu papel mais marcante, após A Sociedade dos Poetas Mortos foi o doutor James Wilson na série House.

A direção do filme é de Peter Weir, que também dirigiu o fantástico filme com Jim Carrey O Show De Truman (quem sabe não falo dele no futuro. E o roteiro foi escrito por Tom Schulman.

Conclusão

A Sociedade dos Poetas Mortos é um filme para nunca ser esquecido. Ele provavelmente vai marcar sua vida, como marcou a minha. É um ótimo lugar para se buscar inspiração. Sempre retorno a este filme em momentos conflitantes de minha vida. E a maior lição que você pode tirar deste filme é… Carpe Diem!

O filme está disponível na Netflix na data que escrevo este post (25/07/2019), então aproveite!

Mas e você? Já viu A Sociedade dos Poetas Mortos? Então comenta aí o que acha do filme! Se não viu, veja e volta aqui para nos contar! 😀
Lucas Gabriel

Estudante de Tecnologia da Informação, apaixonado por cinema, música e boas histórias de terror e drama! Adora discutir teorias malucas sobre séries ou filmes. Nerd assumido desde pequeno. Fã do Quentin Tarantino (inclusive acredita na teoria de que todos os filmes formam um só), Star Wars, Harry Potter, FRIENDS e filmes, como Laranja Mecânica, Donnie Darko e Nosferatu.