Prequel, Sequel, Spin-off, Reboot e Remake, entenda os termos!

Prequel, Sequel, Spin-off, Reboot e Remake! Diferenças!

O cinema tem se tornado uma arte muito mais acessível nos últimos tempos. Com isto, os termos acabam se popularizando entre o público. Mas nem sempre as pessoas os utilizam de maneira correta. Constantemente eu estou aqui esclarecendo algumas coisas sobre o mundo do cinema e das séries para vocês. E é por isso que hoje eu venho trazer mais um destes posts sobre termos do cinema! Hoje eu trago a explicação de 5 termos diferentes que são utilizados tanto nos cinemas quanto nas séries. São estes: Prequel; Sequel; Spin-off; Reboot e Remake.

Então vamos para as definições de cada um destes termos? Vamos lá!

Prequel

Star Wars - Anakin

Prequel, também conhecido como Prequela ou Prelúdio, é uma produção que se passa antes da original. Isto quer dizer que ele conta a história que aconteceu antes da obra da qual ele é derivado. Este termo é muito conhecido entre os fãs de Star Wars, por exemplo. Isso porque os episódios IV, V e VI lançados na década de 70 não possuíam estes números na época. Eles só foram nomeados assim quando a conhecida “trilogia prequel” foi lançada nos anos 2000. Mas esta não é o único grande exemplo de prequel é Red Dragon, lançado após O Silêncio dos Inocentes, mas que mostra a história anterior a este.

SequelJurassic World - Reino Ameaçado

Sequel, como o próprio nome faz lembrar, quer dizer sequência. Então, é bem intuitivo entender que um sequel é a sequência de alguma obra, diferente do prequel. Em geral, filmes que temos 2, 3 ou 4, por exemplo, são sequels. Como Homem-Aranha 1, 2 e 3 de Sam Raimi. O 2 é sequel do 1 e o 3 sequel do 2 e do 1. É bem simples de entender e, em geral, qualquer filme que tenha este padrão de “1, 2 e 3” seguem esta lógica de sequência. Outro exemplo é a falada trilogia Jurassic World, que também segue a lógica de sequels.

Spin-Off

Um spin-off é exatamente um derivado de alguma obra. Diferente do prequel e do sequel, ele não tem a obrigação de se passar antes ou depois da obra em que se deriva. Normalmente este tipo de produção foca em algum personagem que roubou a cena no filme ou série anterior, mas que não era o protagonista. Spin-offs surgem para atender uma demanda do público que quer mais sobre algum determinado personagem ou história citada na obra principal.

Grandes exemplos de spin-offs são: o filme dos Minions, que vem de Meu Malvado Favorito; a série Saúdem Todos o Rei Julien, de Madagascar; o filme Hobbs & Shawn que está para sair, de Velozes e Furiosos.

Remake

Chegamos em outro termo MUITO falado recentemente. Remakes estão cada vez mais frequentes nos cinemas. Isso porque um filme mais antigo, mas que possui uma boa história e pode ser passado para novas gerações. Um remake nada mais é do que “refazer” um filme. Seria o ato de pegar o enredo de um filme e criar um novo filme. Seja na intenção de modernizá-lo, ou simplesmente porque o diretor tem um carinho muito forte pelo filme ou tem uma visão que gostaria de compartilhar sobre o filme.  Um exemplo são os filmes de Carrie A Estranha.

Reboot

Diferente do Remake um reboot não trata de um filme apenas, mas sim de uma franquia. Pois é, enquanto um remake visa a recriação de um filme, um reboot planeja uma nova franquia baseada em uma já existente. Contudo, um reboot não prende-se ao enredo da franquia original, podendo trazer novas histórias com os mesmos personagens. Um reboot muito conhecido que já foi citado aqui são as franquias do Homem-Aranha. Nos anos 2000 tivemos a trilogia do Sam Raimi, nos anos 2010 tivemos o reboot com O Espetacular Homem-Aranha.

Tobey Maguire

É isto, expliquei aqui de forma básica, mas acredito que deu para esclarecer mais um pouco sobre os termos que são utilizados no mundo dos cinemas.

Confira, clicando aqui, a diferença entre série, seriado e sitcom!

Mas e você? Já sabia as diferenças entre os termos “prequel, sequel, spin-off” e afins? Aprendeu algo com este post? Então comenta aí! 😀
Lucas Gabriel

Estudante de Tecnologia da Informação, apaixonado por cinema, música e boas histórias de terror e drama! Adora discutir teorias malucas sobre séries ou filmes. Nerd assumido desde pequeno. Fã do Quentin Tarantino (inclusive acredita na teoria de que todos os filmes formam um só), Star Wars, Harry Potter, FRIENDS e filmes, como Laranja Mecânica, Donnie Darko e Nosferatu.