Sitcom, série e seriado

Sitcom, seriado e série – Qual a diferença?

As produções televisivas fazem parte da cultura mundial há muito tempo. Sejam elas nacionais, internacionais, de comédia, drama, apocalipse, ficção e afins. Mas sempre que fala-se nestas produções existem três termos principais que são citados, mas que poucos sabem a diferença. Eu estou falando dos termos: sitcom, seriado e série. Pois é, são três termos muito comuns nas rodas de conversa atuais e em posts sobre o assunto, mas são termos que não são bem diferenciados. Pensando nisto, trago hoje uma breve explicação de cada termo para você nunca mais se confundir. Então vamos lá!

– Série

Série é o termo mais comum para falar destas produções televisivas. Entretanto, nem sempre seu uso é correto. Isso porque uma série existe certa continuidade entre seus episódios. Ou seja, o que caracteriza uma série é o fato de haver um “gancho” que liga um episódio ao outro. Nenhum episódio é conclusivo em si, a história é sempre continuada no próximo. O fim da história só é exibido ao público no episódio final da temporada ou da série. Note que eu falei “final da temporada”, pois o conceito de série fala sobre continuidade de episódios, mas uma temporada pode ter uma história diferente da outra, desde que os episódios de cada uma contem uma única história contínua.

Final de Game of Thrones

Normalmente assistir um episódio aleatório de uma série pode te deixar perdido, pois como você não acompanhou o desenrolar da história, não vai entender o que está acontecendo.

Exemplos de séries conhecidas: Game of Thrones, Lost, How To Get Away With Murder, Grey’s Anatomy, entre outras.

– Seriado

Diferente da série, um seriado não possui continuidade entre seus episódios. Ele pode tratar dos mesmos personagens, mesmo contexto e tudo o mais, entretanto, não existe o uso de ganchos ao final dos episódios. Cada episódio possui seu início, meio e fim. Ou seja, existe um estado inicial, uma complicação e a resolução. Diferente da série que leva uma temporada, ou a série inteira, para a resolução da complicação. Mas isto não impede o seriado de ter uma trama que ligue todos os episódios, só que esta trama não será o foco dos episódios, ela se desenvolverá naturalmente.

É fácil perceber quando estamos vendo um seriado, pois assistimos um episódio sem precisar entender o que aconteceu nos anteriores. Isso exatamente por causa da estrutura “isolada” de cada episódio.

Seriados conhecidos: iCarly, Drake e Josh, Modern Family, Os Simpsons, Two Broke Girls, entre outros.

– Sitcom

O termo “sitcom” é, na verdade, a abreviação da expressão “situation comedy”. Em uma tradução livre este termo significa: comédia de situação. O termo é usado para designar um estilo específico de seriado que acompanha pessoas comuns como um grupo de amigos, de estudantes, familiar ou algo do tipo. A sitcom acompanha este grupo de pessoas em situações do cotidiano apresentadas de forma divertida. Normalmente este tipo de série é gravado em frente a uma plateia, por isto é comum ouvir risadas neste tipo de seriado. Mas, claro, que isto não é uma regra geral. Além disso, cada episódio de uma sitcom costuma ocupar 30 minutos das grades da emissoras. Entretanto, deste tempo apenas 22 minutos são de programa, sendo os 8 minutos utilizados para propagandas.

Friends / Episódios Aleatórios Netflix

Grandes exemplos de sitcoms são as séries: Friends, Um Maluco no Pedaço, Seinfeld, The Big Bang Theory, Todo Mundo Odeia O Chris, Silicon Valley, entre outras.

Conclusão

Como você pôde perceber, existe uma linha bastante tênue que divide estes termos. Na verdade, eles muitas vezes aparecem combinados. Ou seja, em geral, uma sitcom pode ser considerada um seriado. Contudo, um seriado não pode ser considerado uma série devido à questão da continuidade. São conceitos bem diferentes, não é?

Mas e você? Sabia a diferença entre sitcom, seriado e série? Aprendeu algo com este post? Então comenta aí! 😀
Redação

Redação

Seja bem-vindo ao Minha Série Favorita! Aqui você encontra as melhores e mais atualizadas notícias sobre sua série, filme ou documentário predileto.