Vale a pena assistir Shazam! nos cinemas? (Crítica)

Ontem eu tive a sorte de assistir ao filme Shazam! na pré-estreia e tenho que dizer… Saí da sala de cinema extremamente feliz. É claro, não faço parte da crítica especializada e vou apenas contar a minha visão como uma simples espectadora de um filme muito aguardado. Vamos lá? Ah, esta crítica será livre de spoilers!

Nas primeiras cenas eu fiquei um pouco desconfortável pois somos jogados de paraquedas em uma história que fica em aberto por um tempo, demora um pouco até descobrirmos quem é aquele personagem e sinceramente, eu até cheguei a pensar que seria algo sobre reincarnação (isso, vão rindo de mim). Porém, não demora para que o filme viaje para o futuro e nos mostre por onde anda Asher Angel, o Billy que em breve se tornará o Capitão Marvel.

Para mim, esta é a chave que faz o filme ser tão delicioso de assistir: as crianças. É muito legal ver este universo que foi criado para o Billy sendo órfão e passando de lar em lar na busca pela sua mãe verdadeira. Traz uma carga emocional ao personagem gigantesca e no final, faz tudo fazer sentido. Ainda sobre o enredo, os roteiristas fizeram um trabalho brilhante nos diálogos entre os pequenos, principalmente nas piadas e brincadeiras que me fizeram voltar quase 10 anos no tempo, lembrando da minha adolescência, das minhas inseguranças, dos meus amigos e ‘zueiras’ que fazíamos.

O filme acerta muito nisso! Muita gente saiu da sala de cinema falando frases como ‘Ah, este é um Deadpool mais engraçado’ ou ainda ‘Mesmo estilo do Deadpool, porém…’. Para mim, o filme não tem absolutamente NADA a ver com Deadpool, exceto é claro o fato de ter esta pegada de humor. Deadpool é um anti-herói egoísta que age em benefício próprio enquanto Shazam é uma criança descobrindo a nobreza dentro de si.

Esta é outra parte muito legal porque, em geral, quando um adulto se torna um super-herói, ele já sabe que precisa fazer o bem, ser altruísta, dar a vida para salvar os outros. Porém, Shazam só tem 14 anos! Além disso, sua base familiar é fraquíssima até então, logo tudo o que ele pensa é em si mesmo num primeiro momento e como tirar proveito da situação, porém não de uma forma ruim, mas sim apenas inocente.

Além disso, ele é um herói que adora ser herói! Não tem a famosa narrativa interna estilo Tio Ben de ‘com grandes poderes vem grandes responsabilidades’. Muito pelo contrário, ele é totalmente irresponsável do início ao fim porque, afinal, quem tem responsabilidade aos 14 anos? Nisso o filme acerta em cheio e é extremamente humano.

Mas vou parar por aqui, senão vou acabar soltando um spoiler e você vai ficar bravo comigo. Mas respondendo a pergunta do título: Vale a pena assistir Shazam nos cinemas?

Eu digo que SIM! Você vai rir muito e sair muito mais feliz do que entrou das salas de cinema.

Amanda Canabarro

Sempre adorei ler e escrever desde pequena, tendo toda a franquia do Harry Potter em meu currículo antes dos 14 anos. Hoje, estudo Relações Públicas, escrevo, tenho uma empresa, um canal no YouTube de mistérios e sou viciada em filmes e séries, o que acaba complicando as funções anteriores... :D