O que faz um sonoplasta?

O Que Faz um Sonoplasta

Imagine algum filme como, por exemplo, Star Wars. Já imaginou esse emblemático filme sem os sons dos sabres de luz? Então, o sonoplasta atua diretamente neste segmento, criando efeitos sonoros como os sons dos sabres de luz, efeitos sonoros dos monstros e vários outros tipos de efeitos, venha conferir agora um pouco sobre esta profissão tão imprescindível no cinema atual.

O Que Faz um Sonoplasta

A sonoplastia é uma técnica de reconstituição artificial de efeitos sonoros que acompanham uma determinada ação, ela consiste, basicamente, em criar sons naturais por meio de objetos e matérias externos para produzir efeitos semelhantes como, por exemplo: Movimentos de ação, manuseamento de objetos como uma arma, elementos da natureza (água, terra, vento ou fogo) e entre outros tipos de som.

O que faz um sonoplasta

A captação do som e sua edição sonora como já vimos anteriormente são fundamentais no resultado final de um filme de grande sucesso, pois, atualmente a parte sonora surge como um fator intrínseco nos filmes atuais, por isso tanto profissionalismo nessa parte da produção.

Leia também: O que faz um roteirista?

Veja no vídeo abaixo como um sonoplasta atua na produção de um filme, o vídeo demonstra como é o processo criativo dos efeitos da sonoplastia, a partir de matérias que você e eu não imaginamos que podem executar determinados sons, vale a pena assistir!

O mercado de trabalho para um sonoplasta é bastante amplo, pois atualmente vem sendo bastante requisitado no mundo do cinema, segundo uma pesquisa de mercado um Sonoplasta ganha em média no Brasil R$ 1.975,16 para uma jornada de 38 horas semanais, mas este profissional pode ganhar muito mais no exterior aonde os salários são mais atrativos.

Gostou? Comente!