Qual foi primeiro filme de ficção científica do cinema?

Canecas para Presente

Todos adoramos um bom filme de ficção científica, entretanto você sabe qual foi o primeiro? É o que hoje eu irei contar para você!

Seu nome é Le Voyage dans le lune, o que em tradução literal significa Viagem à Lua e consiste em um filme francês criado em 1902 e que foi basedo em dois romances, Da Terra à Lua de Julio Verne e Os Primeiros Homens na Lua de H. G. Wells. No elenco contamos com Victor André, Bleuette Bernon, Brunnet, Jeanne d’Alcy e Henri Delannoy, já o roteiro e direção ficaram por conta de Georges Méliès com assistência de seu irmão Gaston Méliès.

Sua sinopse era interessante, ela narrava a história de cinco astrônomos que viajam até a Lua em uma cápsula lançada por um canhão gigante. Já na Lua eles são capturados pelos selenitas. Porém, conseguem escapar e votam sãos e salvos para nosso planeta. Para a época, este foi um grande e inovador filme que explorou diversos recursos que hoje são extremamente utilizados como sobreposição, fusão e exposição múltipla de imagens.

O longa já foi citado diversas vezes ao longo dos anos, sendo sua cena mais famosa àquela em que a nave pousa no olho do ‘Homem da Lua. O filme foi citado em A Invenção de Hugo Cabret, diversas cenas dele também apareceram no último episódio da série From the Earth to the Moon produzida por Tom Hanks, Ron Howard, Brian Grazer e Michael Bostick, o videoclipe da banda The Smashing Pumpkins da música Tonight, Tonight também foi baseado no filme. Além disso, é o filme mais antigo do livro 1001 Filmes para Ver antes de Morrer escrito por Steven Jay Schneider.

Incrível, não é mesmo? Comente!

Amanda Canabarro

Sempre adorei ler e escrever desde pequena, tendo toda a franquia do Harry Potter em meu currículo antes dos 14 anos. Hoje, estudo Relações Públicas, escrevo, tenho uma empresa, um canal no YouTube de mistérios e sou viciada em filmes e séries, o que acaba complicando as funções anteriores... :D