O que faz um continuísta?

O continuísta é o responsável por reparar em cada detalhe de cada cena para que a cena seguinte seja continua.

Já reparou que cenas de uma produção audiovisual podem ser gravadas com diversas câmeras e de diversos ângulos? Para que isso ocorra, um mesmo take é gravado diversas vezes, assim evitando que as câmeras apareçam. Para essas situações, você sabia que há um profissional especializado?

Seu nome é continuísta e ele é o responsável por reparar na quantia de água que tem no copo que o protagonista está tomando, na posição que ele parou quando foi gravada a última cena. Como estava o cabelo, qual a posição dos objetos e muito mais!

Cada detalhe conta e faz com que nossa experiência cinematográfica fique ainda mais rica, afinal quando estamos imersos em um filme, não queremos lembrar que não é real, não é mesmo?

Leia mais: O que faz um Diretor de Arte?

Exemplo de filme para observar o trabalho do continuísta

Um filme que brinca muito com isso é Ilha do Medo dirigido por Martin Scorsese. Nas cenas ele faz com que propositalmente a continuação esteja errada para criar a sensação de loucura no espectador. Ou seja, tem cenas que o copo de água aparece claramente, na outra a personagem está ‘tomando a água’ sem nenhum copo! É insano e se você não reparou nisso, sério… Assista ao filme novamente.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar