Netflix deve ter novo layout para seu sistema em breve

Quando se trata de layout, é preciso estar em constante mudança e otimização. Principalmente serviços como a Netflix que lidam com o uso diário e também com algoritmos de personalização. É preciso que sistemas como este fiquem a cada atualização mais fáceis e intuitivos de mexer e o CEO Reed Hastings acredita nisso também.

Segundo declarado em uma coletiva de imprensa, Hastings está focado em um layout um tanto específico para uma nova versão do serviço: o de uma revista. É claro, até o momento pouco mais do que nada foi dito para nós, reles assinantes, entretanto pelo que foi mencionado a ideia seria abandonar as atuais caixinhas que, segundo o CEO, parecem muito com anúncios. A ideia sera trazer algo que desperte maior interesse gráfico e quef aça mais sentido com outros elementos.

Já o vice-presidente de Produto e também do Estudio de Design Steve Johnson afirmou que este conceito não significa que o grid atual seria abandonado. Ele disse que os ‘ladrilhos’ desempenham um grande papel no padrão de mercado e que dificilmente a Netflix saia deste estilo. Segundo ele, o serviço de streaming deve ser acessível para todos os públicos e aprender a navegar nele deve ser algo extremamente simples e rápido.

“Descobrimos que a forma como a rede está configurada atualmente vem realmente funcionando relativamente bem ao redor do mundo. […] (o layout da interface) está funcionamento por enquanto. Não acho que deve funcionar para sempre. Precisamos ir mais a fundo e vamos mais a fundo.”

As mudanças de layout já vem ocorrendo e são todas testes estilo ‘a/b’ para que o sistema saiba mais sobre o que estamos aprovando e sobre a forma como desejamos a organização do sistema. Entretanto, ainda não existem grandes detalhes sobre esses testes, mas sabemos que os ladrilhos aumentam na sexta-feira à noite quando todas as pessoas costumam assistir a alguma coisa.

A ideia é tornar o sistema cada vez mais otimizado e pronto para atender suas necessidades. Seriam coisas simples e eficazes como destacar a série que você está assistindo há alguns dias ou apurar o sistema para mostrar produções parecidas com o seu gosto e estilo. É claro que grande parte das ideias nem chega a ir a público, porém o que sabemos é que a companhia está interessada e preocupada em agradar cada vez mais o assinante, logo mudanças certamente surgirão para melhorar a experiência.

Mas e você, o que gostaria que mudasse no serviço de streaming? Comente!

Amanda Canabarro

Sempre adorei ler e escrever desde pequena, tendo toda a franquia do Harry Potter em meu currículo antes dos 14 anos. Hoje, estudo Relações Públicas, escrevo, tenho uma empresa, um canal no YouTube de mistérios e sou viciada em filmes e séries, o que acaba complicando as funções anteriores... :D