O que faz um roteirista?

Ontem aprendemos sobre o que faz o produtor de um filme e hoje é momento de conhecer mais sobre a profissão de roteirista. Vamos lá?

O roteirista é aquele profissional responsável por escrever, obviamente, o roteiro – também conhecido como script. É ele quem irá criar uma história totalmente original ou ainda adaptar uma que já existe. No caso da franquia Harry Potter por exemplo, o roteirista adaptou os livros já escritos por J. K. Rowling para que a história fosse fluida e coubesse inteira no tempo de um longa-metragem, não ultrapassando muito das duas horas. Já em filmes não baseados em livros ou jogos, é comum que o diretor surja com a ideia e encomende o roteiro. Roteiristas também são responsáveis pelas histórias de programas de televisão, jogos eletrônicos e até mesmo HQs. Inclusive, documentários também possuem roteiro que deve ser escrito por um profissional.

Em 1988 roteiristas se uniram para realizar uma grande greve que gerou quinhentos milhões de dólares de prejuízo. Após, em 5 de novembro de 2007 se iniciou uma nova greve, desta vez foi o sindicato dos roteiristas dos Estados Unidos que a movimentaram em função da reivindicação de uma maior participação nos lucros das vendas de filmes em DVD’s e digitais também. Foram cem dias de paralisação que geraram grandes prejuízos a séries como Lost, 24 Horas e Law & Order. Foram dois bilhões de dólares em prejuízo e quase custou a cerimônia do Oscar 2008 e só terminou em 13 de fevereiro de 2008 quando o sindicado realizou um acordo com a Aliança de Produtores de Cinema e Televisão.

Os brilhantes roteiristas de Green Book: Peter Farrelly, Nick Vallelonga e Brian Hayes Currie

No Oscar temos duas categorias onde concorrem os roteiristas: Melhor Roteiro Original e Melhor Roteiro Adaptado. Neste ano Peter Farrelly, Nick Vallelonga e Brian Hayes Currie ganharam Melhor Roteiro Original pelo filme Green Book e Spike Lee (capa desta matéria), David Rabinowitz, Charlie Wachtel e Kevin Willmott levaram o prêmio de Melhor Roteiro Adaptado por Infiltrados na Klan.

Interessante, não é mesmo? Comente!

Redação

Redação

Seja bem-vindo ao Minha Série Favorita! Aqui você encontra as melhores e mais atualizadas notícias sobre sua série, filme ou documentário predileto.