Dublagem de Brooklyn Nine-Nine incomoda fãs

Dublagem de Brooklyn

A dublagem brasileira sempre foi motivo de muita discussão entre os fãs de filmes e séries. Isso porque, em geral, nós temos, sim, a melhor dublagem do mundo. Entretanto, em diversos casos, nossa dublagem mostrou mudar totalmente o sentido das falas de um determinado personagem. E isso está acontecendo agora com Brooklyn Nine-Nine. A dublagem da série está incomodando muitos fãs devido a referências feitas ao presidente Jair Bolsonaro. Isto aconteceu na dublagem de Brooklyn Nine-Nine trazida pela TNT ao Brasil.

Para entender melhor, é preciso dizer em que momentos e o que exatamente está sendo dito. Todos conhecem o personagem Boyle, não é? Pois bem, na dublagem transmitida pela TNT, no episódio 4 da quinta temporada, o personagem, pela dublagem, demonstra ser um forte apoiador de Jair Bolsonaro. Soltando bordões como “É melhor Jair se acostumando”, muito dito na campanha do atual presidente. Mas o problema não é citar nosso presidente, mas, sim, alterar o sentido da fala original.

A dublagem com teor político foi justificado pelo uso do termo “tramps”, que pode significar “vagabundos”, mas ao ser pronunciada, lembra o nome do presidente dos EUA, Trump. Mas críticas justificavam que não havia referências políticas na fala original. Que não era a intenção da fala de Boyle. Confira a comparação das duas versões:

O próprio criador da série viu a informação e comentou em seu Twitter “Quê?!?! Isso é real????”. Então, a própria TNT, que exibiu a dublagem, se pronunciou. Confira os tweets da emissora.

Mas e pra você? Qual a sua opinião sobre este assunto? É um assunto bastante polêmico, então, é de se esperar opiniões divergentes. Por isso, comenta aí! 😀
Lucas Gabriel

Estudante de Tecnologia da Informação, apaixonado por cinema, música e boas histórias de terror e drama! Adora discutir teorias malucas sobre séries ou filmes. Nerd assumido desde pequeno. Fã do Quentin Tarantino (inclusive acredita na teoria de que todos os filmes formam um só), Star Wars, Harry Potter, FRIENDS e filmes, como Laranja Mecânica, Donnie Darko e Nosferatu.