Edição e Mixagem de Som: qual a diferença?

Edição e Mixagem de Som

Recentemente tivemos a cerimônia do Oscar. Nada mais, nada menos do que a maior premiação do cinema mundial. E no meio das categorias premiadas, existem duas que muitos leigos acabam por confundir-se. Eu estou falando de Edição e Mixagem de Som. Pode não parecer, mas elas são bastante diferentes na prática. Algo que provoca ainda mais confusão nos espectadores é o fato de que, geralmente, o filme que vence uma, acaba vencendo as duas. Então, vamos descobrir as diferenças entre essas duas categorias do Oscar? Ou, melhor dizendo, destas duas etapas da produção de um filme/série.

Bom, para falar das diferenças entre edição e mixagem de som, basta descrevermos do que cada uma delas trata. Então, comecemos pela Edição de Som. Este termo se refere ao resultado final do trabalho do time que vai ao set de filmagens equipado com microfones, mesas de mixagem, cabos, booms (aqueles microfones que ficam em cima dos atores), microfones de lapela e afins. Eles precisam ser precisos no posicionamento de cada aparelho destes. Além disso, a mesa de som deve equalizar muito bem todos os sons captados. A intenção é que o som das cenas seja captado de forma correta. Ou seja, o diálogo dos atores, os ruídos do fundo, estampidos de tiros, barulhos de explosões, entre outras coisas.

Portanto, o Oscar de melhor Edição de Som vai para os profissionais envolvidos nesta etapa.

Enquanto isso, a mixagem de som trata de uma outra equipe de profissionais. São aqueles que adicionam sons às cenas durante a pós-produção. O profissional da mixagem precisa ser minucioso no trabalho de adicionar sons ou ruídos, ou até mesmo potencializar aqueles que já estão na cena. Além, é claro da trilha sonora do filme ser adicionada neste momento.

Uma curiosidade extra é que a famosa “claquete” é utilizada como um diálogo entre as duas equipes. É por meio dela que a equipe de mixagem pode sincronizar som e imagem.

Neste ano as duas categorias foram vencidas por Bohemian Rhapsody.

Mas comenta aí se você já sabia a diferença entre estas duas equipes. Conta pra a gente aí embaixo! 😀
Lucas Gabriel

Estudante de Tecnologia da Informação, apaixonado por cinema, música e boas histórias de terror e drama! Adora discutir teorias malucas sobre séries ou filmes. Nerd assumido desde pequeno. Fã do Quentin Tarantino (inclusive acredita na teoria de que todos os filmes formam um só), Star Wars, Harry Potter, FRIENDS e filmes, como Laranja Mecânica, Donnie Darko e Nosferatu.