Porcentagem de Protagonistas Femininas é Recorde em 2018!

Protagonistas Femininas

Todo mundo deve saber que a luta pela representatividade feminina tem acontecido em todas as áreas do mundo. E, obviamente, no cinema não seria diferente. Por anos e anos as mulheres foram retratadas por Hollywood como coadjuvantes ou simples parceiras. Era muito difícil, principalmente nos tempos clássicos, ter uma mulher como protagonistas. Claro que isso deve-se muito ao fato de que na época a figura feminina era vista desta forma até mesmo na vida real. Mas as coisas mudaram, o povo mudou sua visão e, por isso, o cinema tem passado por mudanças e vem demonstrando ser muito boas. Tanto que em 2018 tivemos o recorde de porcentagem com filmes de protagonistas femininas de alta bilheteria.

Dizer que não havia filmes com protagonistas femininas talvez tenha sido um certo exagero. Seria melhor dizer que não havia filmes conhecidos com este aspecto. Mas, segundo um estudo da Center for the Study of Women in Television and Film, a porcentagem de filmes de maior bilheteria protagonizados por mulheres em 2018 alcançou um número recorde na história do cinema.

tomb raider - Protagonistas femininas

A pesquisa indica que 31% dos longas de grande orçamento tiveram mulheres como protagonistas. Em relação ao ano anterior (2017), esta porcentagem teve um aumento significativo de 7%. Contudo, a maioria dos filmes ainda é protagonizado por homens, tendo, em 2018, 52%. “E os 17% que sobrou?” são os filmes protagonizados por casais, ou seja, com protagonistas femininas e masculinos.

O estudo da Center for the Study of Women in Television and Film analisou mais de 2500 personagens. Além disso, baseou-se nas 100 maiores bilheterias de 2018. Dentre os filmes pesquisados estavam Um Pequeno Favor, Podres de Ricos, Mamma Mia: Lá Vamos Nós de Novo!, Oito Mulheres e um Segredo e Tomb Raider.

Mas qual a sua opinião sobre estes dados? Já esperava este aumento ou ficou surpreso? Comente! 😀
Lucas Gabriel

Estudante de Tecnologia da Informação, apaixonado por cinema, música e boas histórias de terror e drama! Adora discutir teorias malucas sobre séries ou filmes. Nerd assumido desde pequeno. Fã do Quentin Tarantino (inclusive acredita na teoria de que todos os filmes formam um só), Star Wars, Harry Potter, FRIENDS e filmes, como Laranja Mecânica, Donnie Darko e Nosferatu.