Darth Vader: As Melhores Curiosidades

Star Wars é considerada uma das franquias de maior sucesso de todos os tempos na industria cinematográfica e, até hoje, continua angariando fãs a rodo por todo mundo. Se você não tem, provavelmente conhece alguém que possua uma camisa com o capacete de Vader estampado (eu mesma tenho várias). Afinal, não é todo dia que um antagonista se torna tão querido pelos fãs de uma produção. Darth Vader, ou Anakin Skywalker, é quem detém os créditos pelo que é considerado a maior revelação da história do cinema! Sabemos que ele já passou por poucas e boas, que teve seus momentos de humilhação e de glória, mas você sabe de todas as curiosidades sobre esse marcante personagem? Hoje iremos conhecer algumas das melhores curiosidades sobre Darth Vader! Confira a lista que preparamos para vocês logo abaixo!

As Melhores Curiosidades de Darth Vader

  • Anakin Skywalker (crescido) foi interpretado por seis pessoas diferentes! David Prowse foi quem deu vida ao Darth Vader), mas James Earl Jones se tornou o responsável pela sua voz. Já nas cenas de luta, foi Bob Anderson quem entrou no personagem e Hayden Christensen deu vida a Anakin jovem. Além de tudo isso, Sebastian Shaw interpretou o fantasma de Anakin em O Retorno do Jedi.
  • E eu sei que não é uma boa lembrança para muitos, mas não podiamos não falar sobre o que aconteceu no episódio I de Star Wars. A Ameaça Fantasma foi, sem dúvida, o filme mais criticado da franquia. Nele, Jake Lloyd entrou na pele de Anakin criança e, ao mesmo tempo que várias pessoas elogiavam sua aparência, sua atuação foi considerada um fracasso. O filme foi tão mal falado que Jake sofreu com a fama que ele lhe trouxe. Quando criança, se tornou alvo de chacota de todos que o reconheciam fora de casa e isso, obviamente, causou um sério problema em sua cabeça, que ainda estava em formação. Jake se arrependeu muito de ter feito o personagem, ao crescer, se envolveu com a polícia e acabou sendo preso. Como se isso não fosse o bastante, Lloyd, depois de detido, foi diagnosticado com esquizofrenia. Isso é apenas um resumão, mas não deixa de ser triste, né?

  • Dá pra imaginar que ficar dentro de uma armadura 24h por dia e sete dias por semana (ou mais, dependendo da localização de sua nave) não é muito confortável. É por isso que ele construiu uma câmara hiperbárica especial para poder se livrar de boa parte do maquinário por algum tempo, meditar, descansar e se mostrar sem correr riscos.
  • Seu capacete conta com dispositivos que o atualizam sobre a situação do seu corpo e do ambiente a todo momento, com auxílio do computador que está em seu peito. Além disso, a viseira que cobre seus olhos o dá uma vantagem em lutas que acontecem no escuro, já que ela permite que ele enxergue, além da luz visível, infravermelho e ultravioleta.
  • A respiração do personagem é resultado de seus pulmões mecânicos e de seu sintetizador de voz. Além disso, obviamente, seus braços e pernas também foram substituídos por versões artificiais (além de sua coluna vertebral). Afinal, ele não teve muita escolha, né? Sua pele também não é 100% natural.
  • E o cinto que o personagem veste também não é apenas uma peça de roupa. Ele foi projetado para controlar a temperatura dentro da armadura, na tentativa de torna-la menos desconfortável.

  • Ao todo, o traje protege contra: chamas, frio, impacto, eletricidade, gases e líquidos corrosivos e, claro, o próprio sabre de luz (em algumas partes). Ele também libera compostos químicos no corpo de seu portador, para evitar que Anakin sinta muita dor.
  • Quem não se lembra da icônica fala de Vader? “I’m your father” (“eu sou seu pai”) se tornou quase que uma mantra para os admiradores da franquia. Acontece que não foram só os espectadores que se surpreenderam com o que foi revelado para Luke, mas todos no set também não imaginavam que aquilo iria acontecer. Já foi revelado aqui que o ator que deu vida a Darth Vader não foi o mesmo que o dublou, por isso, não é de se estranhar que a fala fosse facilmente alterada depois das gravações. No set de filmagens, apenas George Lucas, Irvin Kirshner e Mark Hamill sabiam da verdadeira fala antes do longa estrear. Durante as filmagens, a frase dita por David Prowse foi “Obi-Wan matou seu pai”.

Gostou de saber um pouco mais sobre Vader? Deixe um comentário!

Júlia Campos

Oficialmente, estudante de design e técnica de informática. Nas horas vagas, ilustradora, modelo e escritora. Sou apaixonada por jogos, gamedesign e cultura oriental no geral, as vezes até pareço ser uma Geek assumida. Fã da autora Maggie Stiefvater e amante de séries de suspense, mistério e terror (as vezes arriscando um romancezinho).