5 Filmes Inspirados em Crimes Reais 

Já ouviu falar de Dália Negra? Ou do Assalto ao Banco Central? Se a resposta é sim, você vai adorar conhecer alguns outros filmes no estilo. Onde crimes reais inspiram a industria cinematográfica. Se não, chega mais que temos muito o que conversar. Pensando no halloween, que já está batendo a nossa porta, preparamos uma lista de 5 filmes que foram inspirados em crimes reais, boa parte deles envolvendo assassinatos em série. Caso vocês queiram uma parte dois, basta pedir! Mas vamos parar de enrolação e ir logo ao que interessa!

5 Filmes Inspirados em Crimes Reais

Dália Negra

Talvez você já tenha ouvido esse nome em algum lugar, sem ser no cinema, é claro. Mas… você sabe o que significa Dalia Negra? Foi assim que ficou conhecido o caso de Elizabeth Short, um jovem atriz estadunidense que estava perseguindo seu sonho quando teve a vida ceifada por um “monstro”. Em Los Angeles, no dia 14 de janeiro de 1947, a vida de Short chegava ao fim. Em condições completamente horrendas, seu corpo foi encontrado mutilado e esquartejado em um terreno baldio na cidade. O que motivou sua morte, é um mistério até os dias de hoje. Não se tem nenhuma informação sobre quem teria cometido esse horrível atentado contra a vida da garota que, na época, tinha apenas 22 anos. Ela foi chamada de Dalia Negra por conta de um filme lançado um ano antes, chamado Blue Dahlia.

Retrato de um Assassino

O longa-metragem, lançado em 1986, é considerado a obra biográfica do famoso serial killer Henry Lee Lucas. Se você nunca ouviu falar nele, saiba que ele é acusado pela morte de, aproximadamente, 600 pessoas. Seu nome esta eternamente registrado como o mais prolifico matador em série dos EUA. Henry cometeu seus crimes entre os anos de 1975 e 1963, no final, é como se ele tivesse matado uma pessoa por semana. Sua sociopatia não veio do nada, ele teve uma infância extremamente infeliz e descrevia sua mãe como uma “prostituta violenta”, que violentou-o e abusou dele e de seus irmãos durante anos e mais anos, chegando, inclusive, a humilha-lo em público. Aos 13 anos, sua cabeça não estava mais funcionando como deveria, Henry acabou assumindo um compromisso sexual com seu meio-irmão mais velho, o mesmo que lhe ensinou a torturar e matar animais. Bom, a história dele tem muitos detalhes sombrios, e é por isso que merece um lugar nessa lista.

Zodíaco

Lançado em 2007, Zodíaco é mais um dos filmes mais famosos inspirados em serial killers que existe. O filme conta a historia da caçada por um criminoso conhecido como Zodíaco, que costuma atuar na baía de São Francisco. Esse longa foi inspirado em um caso real, conhecido como o Assassino do Zodíaco. Um homem, até hoje desconhecido, cometeu uma série de assassinatos a sangue frio no norte da Califórnia por cerca de 10 meses. Até hoje, não se sabe quem foi que enviou uma série de misteriosas cartas para a imprensa. Mas, que cartas? Seja lá quem foi o responsável, ele assinava com um estranho simbolo e escrevia com 4 criptogramas, dos quais três ainda não foram decifrados.Toda a situação deu a entender, para a polícia, que o autor das cartas era o mesmo dos assassinatos. Ao todo, são atribuídas à Zodíaco 14 mortes conhecidas, mas podem haver mais.

Gacy

Esse filme não é tão conhecido, mas o caso com certeza é. Gacy conta a história de John Wayne Gacy Jr., um serial killer que ganhou o apelido de O Palhaço Assassino. Ele foi acusado de matar 29 garotos e condenado a 21 prisões perpétuas e 12 penas de morte. Seu caso ocorreu em 1978 e só foi descoberto porque a polícia decidiu interroga-lo por causa de  uns desaparecimentos que aconteciam na região. Antes de sair, um dos oficiais questionou Gacy sobre o mal cheiro que estava dentro de sua residência e ele respondeu que não passava de uma tubulação de esgoto entupida. Não convencido, os policiais iniciaram uma busca pela casa, até que o homem, que trabalhava como palhaço, revelou a verdade. Haviam 29 corpos enterrados em seu porão e alguns outros ele havia jogado num rio local. Os cadáveres tinham entre 7 e 20 anos, possuiam sinais de tortura, violência sexual e estrangulamento, ações que nenhum dos vizinhos acreditava que o divertido conhecido poderia fazer. Embora ele tenha sido condenado por 29 nove mortes, foram constatados que houveram 33 vítimas, das quais 8 não se sabia quem eram.

Assalto ao Banco Central

Esse ficou bem conhecido aqui no Brasil, por se tratar de um crime brasileiro. Em 2011, ia para as salas de cinema a história do maior assalto que já aconteceu nessas terras tropicais. Em 2005, um criminoso chamado Barão decidiu fazer algo que ninguém esperava. Ele planejou cavar um túnel ligando uma casa ao cofre do Banco Central do Brasil de Fortaleza. O crime só foi percebido no início do expediente e acredita-se que os ladrões tenham conseguido furtar cerca de 164 milhões de dólares, cerca de 3,5 toneladas de dinheiro, se todas as notas fossem empilhadas, chegariam a altura de 33 metros! O crime levou quase 24h para ser finalizado, mas o desfecho disso eu não vou dizer aqui. Quem diria que um La Casa de Papel já aconteceu tão pertinho de nós, hein?

E essa foi a nossa primeira lista de crimes reais que inspiraram filmes. Talvez façamos uma parte dois, uma vez que existem muitas opções como essas no mercado cinematográfico. Mas nos diga se já conhecia esses filmes ou a história deles! Deixe um comentário logo abaixo, principalmente se você acha que deveríamos falar de algum especifico.

Júlia Campos

Oficialmente, estudante de design e técnica de informática. Nas horas vagas, ilustradora, modelo e escritora. Sou apaixonada por jogos, gamedesign e cultura oriental no geral, as vezes até pareço ser uma Geek assumida. Fã da autora Maggie Stiefvater e amante de séries de suspense, mistério e terror (as vezes arriscando um romancezinho).