Luke Skywalker: Confira as melhores curiosidades

Star Wars, um verdadeiro clássico dos cinemas. Amado pelos fãs de ficção cientifica, a saga dos Jedi começou a ser contada em 1977 no filme Uma Nova Esperança. É lá que damos as caras, pela primeira vez, com Luke Skywalker, um jovem fazendeiro que vive em Tatooine, ajudando seus pais adotivos com as tarefas domésticas e se arriscando como mecânico nas horas vagas. É também no episódio IV que conhecemos um dos maiores e mais conhecidos mentores já criados para a jornada de um herói, Obi-Wan Kenobi, que sempre esteve ao lado de Luke quando ele mais precisou.

Se fossemos falar sobre todas as curiosidades encontradas no universo de Star Wars de uma vez, provavelmente passaríamos horas e horas discutindo o conteúdo dessa matéria, pois isso decidi dividir a série de melhores curiosidades de Star Wars em pequenos fragmentos que, ao final, se completarão em uma bela coletânea. Hoje trago para vocês as melhores curiosidades sobre nosso protagonista tão querido, Luke Skywalker. Confira a seguir!

As Melhores Curiosidades de Luke Skywalker

  • Na primeira versão do roteiro de Star Wars, Luke não era um garoto simples que vivia uma vida humilde em Tatooine e sim um general Jedi. Nessa época, ele era chamado de Anakin Starkiller!
  • Então veio a segunda versão do enredo, onde ele se chamava Luke Starkiller e era um rapaz baixinho e gordinho de 18 anos.
  • Antes de se tornar seu sobrenome, “Skywalker” era o nome de uma lenda de milhares de anos. Essa seria a pessoa que descobriu a força e ajudou a fundar a República.
  • Você decide a orientação sexual de Luke. Sim, isso mesmo, de acordo com Mark Hamill: “A sexualidade dele nunca é abordada nos filmes. Luke é o que o público quiser que ele seja, então você pode decidir.”
  • Luke tem 19 anos em Uma Nova Esperança, 22 em O Império Contra Ataca e 23 em O Retorno de Jedi. Além disso, ele está com cerca de 53 anos em O Despertar da Força.

  • O primeiro encontro de Luke e Ben Kenobi foi na sua infância. Foi Ben o responsável por levar o bebê até Tatooine, isso não é segredo pra ninguém, mas você sabia que eles se encontraram quando Luke ainda era uma criança? Isso está escrito no livro A Princesa, o Cafajeste e o Garoto da Fazenda, onde Luke tenta, aos oito anos, lutar contra os capangas de Jabba e acaba ficando inconsciente. Ele é salvo por Kenobi, que sempre o vigiava de longe.
  • O segundo sabre-de-luz de Luke foi construído por ele. Hoje em dia, isso não é mais mistério, principalmente se você assistiu as versões em Blu-Ray lançadas cerca de 30 anos depois da estreia. Porem, quando o filme foi visto pela primeira vez, a cena em que o jovem construía sua nova arma na casa de Obi-Wan foi deletada do arquivo final do longa-metragem.
  • Era de se esperar que vários finais diferentes pudessem ter sido considerados para a trilogia original. Entre os mais cotados estava um em que Luke morria e Leia ficava responsável por conduzir a missão Jedi que o irmão iniciou. Em uma outra versão, o protagonista vestiria a roupa de Darth Vader após a morte de seu pai e prometeria destruir os rebeldes e governar a galáxia.
  • Mas, de acordo com o antigo Universo expandido de Star Wars, Luke jamais vai morrer. Bom, seu corpo vai, mas, assim como Yoda e Obi-Wan, ele se tornou um só com uma a força, o que faz com que seu “fantasma” sempre exista.

  • O tempo de treinamento do personagem é um mistério. Tudo que se sabe é que existe um intervalo de três anos entre os eventos de Uma Nova Esperança e de O Império Contra Ataca. Luke não foi treinado na Ordem Jedi, uma vez que ele era considerado muito velho para tal (ora, Anakin com 9 anos já era velho, imagine Luke). Por conta disso, ele se tornou um auto-didata, largado a própria sorte depois que Obi-Wan o ensinou o básico sobre o que era a Força e como utiliza-la.
  • Em um dos storyboards de O Retorno de Jedi, existe uma cena em que a mão de robótica de Luke é cortada e continua se movendo sozinha até alcançar o sabre-de-luz.
  • Hoje em dia, é praticamente impossível imaginar outra pessoa como Luke Skywalker sem ser Mark Hamill e podemos agradecer a Robert Englund, interprete do Freddy Krueger, por isso. Foi ele quem sugeriu que Mark tentasse o papel, enquanto eles bebiam juntos no quarto em que dividiam na época.
  • Antes do lançamento de O Império Contra Ataca, o ator apareceu como Luke no show Muppets de 1980. Esse momento serviu como uma prévia, para que os fãs vissem o uniforme que o personagem usaria em Cloud City. Confira o momento logo abaixo!

Gostou de saber um pouco mais sobre Luke Skywalker? Conhece alguma outra curiosidade interessante que poderíamos citar? Deixe um comentário!

Júlia Campos

Oficialmente, estudante de design e técnica de informática. Nas horas vagas, ilustradora, modelo e escritora. Sou apaixonada por jogos, gamedesign e cultura oriental no geral, as vezes até pareço ser uma Geek assumida. Fã da autora Maggie Stiefvater e amante de séries de suspense, mistério e terror (as vezes arriscando um romancezinho).