Tom e Jerry: As Melhores curiosidades

Depois da notícia que nos pegou de surpresa essa semana, podemos começar a nos preparar para o live-action de um dos desenhos que marcou presença na infância de muita gente. Estamos falando de Tom e Jerry, a velha história do gato que persegue o rato e se mete em muitos problemas por causa disso. A Warner nem nos deu chance para respirar depois de tantas notícias de novas adaptações e já lançou mais uma. Você pode conferir todos os detalhes que temos até agora sobre a produção na matéria que liberamos para vocês alguns dias atrás.

Mas, deixando de enrolação, vamos logo ao que interessa. Com essa incrível novidade, vamos puxar o gancho para falarmos mais um pouco sobre um dos mais populares desenhos da década de 40, 50 e 60! E que, com certeza, atingiu muitos de nós até o finzinho dos anos 90 e início do novo milênio, quando era reprisado incansavelmente por inúmeros canais de TV abertos ou não aqui no Brasil.

As Melhores Curiosidades de Tom e Jerry

  • Os criadores da animação foram William Hanna e Joseph Barbera, que, além de Tom and Jerry, também criaram vários outros desenhos de sucesso como Scooby-Doo e os Flintstones! Mas nem sempre o desenho foi visto como uma boa ideia, de certa forma, ele só foi para a frente por causa de uma outra produção de Barbera que queria porque queria uma história de gato e rato. Ele desenvolveu um curta-metragem chamado “Um Bixano em Maus Lençóis” que foi indicado ao Oscar. Como a ideia parecia está indo bem, o estúdio em que os amigos trabalhavam decidiram dá uma chance para o que eles achavam, a principio, pouco original.
  • Assim que o primeiro episódio – ou curta – da série foi para as telas do cinema, como um teste, os protagonistas tinham nomes bem diferentes. Tom era Jasper e Jerry era Jinx. Foi o animador John Carr que sugeriu os nomes que conhecemos hoje, os quais ele tirou de uma bebida mista servida no natal.
  • Tom e Jerry foram amigos, embora que por um curto período de tempo. Isso aconteceu na década de 70 e eles até mesmo chegaram a viajar juntos! Mas não durou muito, logo a rivalidade dos dois voltou a tona e a parceria foi abandonada. Cada um por si, meu amigo!

  • Tudo que faz sucesso corre o risco de ganhar uma cópia. Não foi diferente com o desenho animado em questão e a coisa se torna ainda mais comum se considerarmos a época em que ele foi criado, quando as leis de direitos autorais ainda não assustavam ninguém. O mais famoso, ou infame, das cópias de Tom e Jerry foi Herman e Katnip que, como é de se esperar, não foi pra frente. Não precisa dizer muito para entender porque ele é considerado plágio.
  • O rosto de Mommy Two Shoes, a mãe de Tom, apareceu apenas uma vez e se tornou alvo de inúmeras críticas nos últimos tempos, isso porque ela foi desenhada com o esteriótipo preconceituoso de mulher negra da década de 40. Em alguns momentos, a dona do protagonista chegou a mudar, como pudemos ver pelas pernas, única parte do corpo que aparecia. No entanto, o rosto mesmo apenas foi mostrado uma vez no episódio “Saturday Evening Puss”, lançado em 14 de janeiro de 1950.
  • Tom e Jerry tiveram vários spin-offs, entre eles podemos citar: The Tom & Jerry Show, The Tom & jerry Comedy Show, Tom & Jerry Kids, Tom & Jerry Tales. O programa fez tanto sucesso que ganhou sete Oscar, além de terem sido indicados para mais seis.

E então? Gostou de saber um pouco mais de Tom e Jerry? Deixe seu comentário logo abaixo!

Júlia Campos

Oficialmente, estudante de design e técnica de informática. Nas horas vagas, ilustradora, modelo e escritora. Sou apaixonada por jogos, gamedesign e cultura oriental no geral, as vezes até pareço ser uma Geek assumida. Fã da autora Maggie Stiefvater e amante de séries de suspense, mistério e terror (as vezes arriscando um romancezinho).