Invocação do Mal: As Melhores Curiosidades

Depois de se mudarem para uma nova casa em Harrisville, nos Estados Unidos, um casal e suas cinco filhas começam a testemunhar acontecimentos estranhos. A casa parece ter alguma coisa a mais vivendo nela e esse é o ponta pé inicial do filme Invocação do Mal. Cá entre nós, a história de uma família se mudando para uma casa assombrada não é novidade alguma, mas o que torna a franquia em questão tão reconhecida mundialmente é o fato dela ter sido “baseada em fatos reais”.  A alguns dias atrás, o Minha Série Favorita falou um pouco sobre a origem do filme primeiro filme que foi inspirado no caso ocorrido com a família Perron, no entanto, hoje iremos um pouco além e entrar um no mundo da produção da obra de ficção em si.

Apresentado ao público no dia 13 de setembro de 2013, Invocação do Mal 1 e 2 foram, ambos, dirigido por James Wan para a produtora Warner Bros. Os bastidores e sets de filmagens dessa incrível obra que marcou o cenário do horror estão repletos de fatos interessantes e curiosidades sem igual. Ficou curioso? Então dá uma conferida na lista que preparamos para vocês logo abaixo!

As Melhores Curiosidades de Invocação do Mal

  • Nem sempre a franquia teve o nome que conhecemos, a principio, ela deveria se chamar “The Warren Files” que, em tradução livre, é “Os Arquivos dos Warren”. Um título, com certeza, mais abrangente, mas que talvez não chamasse tanto a atenção quanto The Conjuring (título original em inglês).
  • Invocação do Mal 2 foi pensado antes mesmo do primeiro ir para os cinemas. Isso é bem raro se considerarmos que é uma obra do gênero de terror, o qual não traz muita garantia de sucesso.
  • Como já dito anteriormente, os eventos narrados no filme foram inspirados pelos acontecimentos vividos pela família Perron. Mas, apesar das memorias dolorosas, boa parte dos integrantes da família foi até os sets de filmagens para ver a produção do longa em primeira mão.
  • A verdadeira Lorraine Warren ajudou a atriz Vera Farmiga a se preparar para o papel que ela iria viver no filme! Já Lily Taylor se preparou para o trabalho assistindo, incontáveis vezes, o filme O Exorcista, de 1973.

  • No primeiro dia de filmagens de Invocação do Mal 2, um padre foi levado até o set para abençoar o local. Melhor prevenir do que remediar, né?
  • Diferente do primeiro filme, que tinha uma classificação indicativa +14, o segundo ficou para maiores de 18 anos nos Estados Unidos. Claro, cortes e edições amenizaram a situação, permitindo que uma quantidade maior de pessoas aproveitassem a experiencia.
  • No final do primeiro filme, quando Lorraine desliga o telefone e diz para Ed que um padre quer discutir um caso que acontece em Long Island, ela está falando de Amityville. Quem conhece os filmes de terror clássicos já deve ter visto Terror em Amityville, lançado em 1979, e sim, é desse Amityville que estamos falando. O segundo filme da franquia também faz uma ponte com o caso, bem no comecinho. A proposito, James Wan deu uma palhinha de ator nesse momento, é ele quem abre/fecha a cortina do lado de Lorraine.

  • E por falar em Invocação do Mal 2, o demônio Valak, a principio, não teria a forma da freira. Ele deveria ser um monstro com chifres, daquele estilo bem comum, que costumamos ver quando falamos da besta. No entanto, já no fim da produção, James decidiu mudar um pouco as coisas, criando a imagem da freira que se popularizou. Refilmagens foram feitas e muita arte digital foi inserida na pós-produção, mas valeu a pena.
  • O orçamento do primeiro filme foi de cerca de 13 milhões de dólares. Em contraponto, foram mais de 319 milhões de dólares arrecadados em bilheterias por todo o mundo! Já no segundo longa da franquia, foram gastos aproximadamente 40 milhões de dólares e arrecadados mais de U$ 320 milhões!
  • Invocação do Mal 3 está marcado para ir para as salas de cinema no ano de 2020, no entanto, não será James Wan que irá dirigir o longa. Isso não significa que Wan ficará de fora da produção, longe dele fazer isso! O cineasta, dessa vez, irá entrar na equipe de produtores do filme (confira o link acima para mais informações). James já deixou claro, mais de uma vez, que não pretende abandonar o barco. Enquanto trabalhava em Invocação do Mal 2, ele recebeu uma proposta para dirigir o próximo Velozes e Furiosos (8), mas recusou, alegando “amor” pela série de terror.

E então? Gostou de saber um pouco mais sobre Invocação do Mal? Muitas outras curiosidades ficaram de fora da lista, infelizmente. Sendo assim, se você conhece algo que seria interessante citar, basta deixar um comentário!

Júlia Campos

Oficialmente, estudante de design e técnica de informática. Nas horas vagas, ilustradora, modelo e escritora. Sou apaixonada por jogos, gamedesign e cultura oriental no geral, as vezes até pareço ser uma Geek assumida. Fã da autora Maggie Stiefvater e amante de séries de suspense, mistério e terror (as vezes arriscando um romancezinho).