Punho de Ferro: As Melhores curiosidades da série

Recentemente, alguns fãs da Marvel Comics receberam a triste notícia da descontinuação da série Punho de Ferro produzida pelo canal de streaming Netflix. Lançada em 2017, podemos dizer que a produção teve uma vida curta, principalmente se formos comparar com outras séries de super-heróis de sucesso incluindo as da DC Comics que costuma ficar no ar por muuuuito tempo. O tão querido personagem nos deixa em sua segunda temporada sem previsão para retorno, um belo de um soco no peito para quem estava tão apegado ao universo de séries da Marvel. E por que não ao universo cinematográfico da editora? Existem muitos easter eggs no programa. Ficou curioso? Então vamos dar uma olhada na lista que preparamos para vocês.

As Melhores Curiosidades da Série do Punho de Ferro

  • Punho de Ferro foi uma série concebida para fazer parte do “Universo de Seriados da Marvel” que tem ligação direta com o Universo Cinematográfico da produtora. Na realidade, a série é um dos prólogos do que viria a ser, mais a frente, a série Os Defensores que une o Demolidor, Jessica Jones, Luke Cage e o dito cujo, Punho de Ferro. Cada um dos personagens principais tem uma série solo que “inicializa” eles no universo de Defensores.
  • O motivo do personagem não utilizar seu uniforme tradicional é puramente estético. Embora cores vibrantes fossem bem aceitas na época em que o uniforme do Punho de Ferro foi criado, hoje em dia é considerado um tanto quanto… exagerado? Bom, o importante é saber que a equipe de produção preferiu modifica-lo para algo mais moderno antes de ir ao ar.

  • Quando o pai de Ward liga para ele, é possível ver o nome “Frank N. Stein” no display que, se lido em voz alta, fica com a mesma fonética de “Frankenstein”. Bom… quem assistiu provavelmente vai entender.
  • Você conhece o “incidente”? Se acompanha as adaptações do UCM, já deve ter se cansado de ouvir. Esse tal incidente não é anda mais nada menos do que os eventos do primeiro filme dos Vingadores. Em Punho de Ferro essa ligação é feita pelo psiquiatra de Danny que fala que desde o incidente, várias pessoas parece acreditar ter superpoderes.
  • O nome que aparece no passaporte de Danny, enquanto ele está no hospital psiquiátrico, é “John Anderson”. Você já ouviu falar nele? Bom, é verdade que é um nome relativamente comum nos países de língua inglesa, mas lá em 2003, John Anderson surgiu como o vizinho do Homem-Aranha nos quadrinhos. Ele inclusive ajudou Peter em uma de suas missões.
  • Uma outra ligação é bem mais clara, o universo de Punho de Ferro se mostra muito presente no do Incrível Hulk quando Danny põe o vídeo na Corporação Rand: “Você tem mais visualizações no YouTube do que aquele cara verde incrível!”. Não é segredo pra ninguém saber quem é o tal cara verde.

  • Embora Danny diga que foi salvo por dois monges chamados Chodak e Toshi, ambos pertencentes a Ordem da Crane Mother, é interessante verificar de onde o nome da organização vem. Nos quadrinhos, Crane Mother era líder de uma das sete Cidades Celestiais da quais K’un-Zi faz parte. Originalmente, Mother é inimiga do Punho de Ferro e já chegou a usar Davos para ataca-lo. Meio irônico, né?
  • Mas não é apenas com as histórias da Marvel que a série conversa, existe também uma referencia ao seriado de sucesso Game of Thrones. Para ser mais exata, essa referencia ocorre quando Danny é atacado por pacientes do hospital psiquiátrico e um deles diz: “Ward Meachum manda suas lembranças”. Se você viu a série de fantasia medieval da qual estamos falando, deve se lembrar que algo muito semelhante é dito no Casamento Vermelho. Tudo fica ainda mais claro quando você une isso ao fato de Finn Jones, ator que faz o personagens principal, já ter dado vida a Loras Tyrell em GoT.

Poderíamos ficar horas e mais horas falando sobre as referências e inspirações que passaram por Marvel’s Iron Fist nessas duas temporadas, mas hoje separamos apenas algumas que achamos que seria do interesse de vocês, leitores. Se conhece alguma outra coisa que vale a pena ser citada, deixe seu comentário logo abaixo! E diga-nos, você é uma das pessoas que vai sentir falta de Punho de Ferro?

Júlia Campos

Oficialmente, estudante de design e técnica de informática. Nas horas vagas, ilustradora, modelo e escritora. Sou apaixonada por jogos, gamedesign e cultura oriental no geral, as vezes até pareço ser uma Geek assumida. Fã da autora Maggie Stiefvater e amante de séries de suspense, mistério e terror (as vezes arriscando um romancezinho).