Aladdin: As Melhores Curiosidades da Animação

Nos últimos dias, recebemos notícias sobre como anda o processo da produção do live-action de uma das animações de maior sucesso da Walt Disney Studios, Aladdin. A história do ladrão que se apaixona pela princesa vai ganhar um novo longa, que está sendo produzido em uma parceria da Walt Disney Pictures com a Lin Pictures e a Marc Platt Productions. O diretor responsável pela nova adaptação é o conhecido Guy Ritchie, que já ganhou diversas premiações por conta de seus filmes.

Com produção de Dan Lin, Marc Platt e Derek Frey e roteiro de John August, Guy Ritchie e Vanessa Taylor, a produção promete reascender os cotações de todos os fãs de Aladdin, Jasmine e companhia. Atualmente, o filme está com data de lançamento marcada para o dia 24 de maio de 2019, nos Estados Unidos. Para ajudar a lidar um pouquinho com a nossa ansiedade, separamos algumas das melhores curiosidades do musical produzido pela Disney, com uma das mais queridas princesas do universo em que se encontra.

As Melhores Curiosidades de Aladdin

  • O filme foi lançado em 1992, mas a ideia inicial foi proposta quatro anos antes, em 1988. Se considerarmos como as coisas costumavam demorar para sair na Disney em tempos mais antigos, nem é tanto tempo assim, mas não deixa de ser um fato interessantíssimo! A proposta veio por Howard Ashman, que teve a ajuda de Alan Menken, que na época estava trabalhando em A Pequena Sereia, para desenvolver as canções do filme.
  • E vamos continuar a falar da pré-produção por mais um tempo? Alguns personagens foram cortados da primeira versão do roteiro, são eles Babkak, Omar e Kassim, três amigos do ladrão que se apaixonou por uma princesa. Além disso, também deveria haver um segundo gênio e um anel mágico. Consegue imaginar um outro gênio dividindo espaço e atenção com nosso amado personagem azul?

  • Quando Aladdin foi imaginado, ele deveria ser parecido com o ator Michael J. Fox, mas o produtor, Jeffrey Katzenberg, achou que ele não teria apelo com o público feminino. A partir desse momento, a equipe começou a trabalhar em uma versão do menino que se parecesse, fisicamente, com Tom Cruise!
  • E todos nós sabemos do imenso talento que o Gênio tem para imitar outras pessoas.. Isso é uma excelente forma de adicionar referencias a um longa-metragem, mas você sabia que algumas das imitações dp personagem foram vetadas? Entre elas estão a de George Bush, John Wayne e da Dr. Ruth Westheimer.
  • Uma música chamada “Humiliate the Boy” (Humilhar o garoto, em português), foi cortada da versão final do longa. Ela deveria ser cantada por Jafar (e Iago), mas a equipe a considerou muito cruel para o filme. Confira abaixo a música acompanhada do Storyboard da cena!

  • Também no roteiro original, a mãe de Aladdin aparecia. Essa cena foi cortada na versão final do filmem, mas a música que é cantada na sequencia, “Proud of Your Boy” (Orgulho do seu menino) continua sendo aproveitada, sendo cantada, inclusive, no musical da Broadway.
  • O dublador original do Gênio teve vários problemas com a Disney logo após o lançamento do filme. Ele recebeu o salário mínio previsto pelo Sindicato dos Atores para gravar a voz do personagem, mas fez várias exigências, entre elas estavam: a Disney não poderia usar sua voz em produtos de merchandising para a empresa e o Gênio não poderia ocupar mais de 25% do espaço nos cartazes do longa. Bom, nenhuma das duas coisas foi respeitada e Robin Williams passou anos brigado com a empresa, apenas fazendo as pazes depois da demissão de Jeffrey Katzenberg.

  • O pai da princesa Jasmine é um dos personagens mais engraçados da animação. Entre os brinquedos de madeira que ele possui, podemos encontrar um Pinóquio, o carangueijo Sebastian, de A Pequena Sereia, e a Fera, de A Bela e a Fera.
  • Aladdin ganhou diversos prêmio desde o seu lançamento, entre eles estão os Oscars e Globos de Ouro de Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original (para “A Whole New World”). Além disso, o Globo de Ouro também premiou Robin Williams por seu trabalho dando voz ao gênio, digamos… um presente especial.

Ansioso para o lançamento da nova adaptação? Deixe seu comentário logo abaixo! Diga-nos o que achou de saber um pouco mais sobre Aladdin!

Júlia Campos

Oficialmente, estudante de design e técnica de informática. Nas horas vagas, ilustradora, modelo e escritora. Sou apaixonada por jogos, gamedesign e cultura oriental no geral, as vezes até pareço ser uma Geek assumida. Fã da autora Maggie Stiefvater e amante de séries de suspense, mistério e terror (as vezes arriscando um romancezinho).