X-Men: Confira as melhores curiosidades do filme

O primeiro filme dos X-Men estreou a pouco mais de 18 anos atrás, em 14 de julho de 2000. Tendo como diretor Bryan Singer e produzido por Lauren Shuler Donner e Ralph Winter, o longa foi considerado um completo sucesso na época. Seu primeiro fim de semana nos cinemas americanos arrecadou mais de 55 milhões de dólares e, ao todo, Wolverine ganhou mais de meio bilhão de dólares por todo mundo.  Sem dúvida, a FOX ficou feliz com o resultado. Os direitos da história desenvolvida pela Marvel estavam com a produtora desde 1994 e os planos começaram a sair do papel apenas dois anos depois, em 1996, quando Bryan assinou o contrato para dirigir a produção.

As filmagens do primeiro filme contando um pouco da história dos X-Men duraram entre 11 de setembro de 1999 e 3 de março de 2000… mas, espera, as filmagens acabaram apenas quatro meses antes do lançamento? Sim, e foi um lançamento extremamente conturbado! Na verdade, toda a produção passou por sérios problemas antes de chegar até nós, mas deixemos isso para a lista abaixo. Confira agora as melhores curiosidades sobre X-Men – O filme!

Curiosidades sobre X-Men – O Filme

  • Quando um ator fica tanto tempo responsável por dar vida a um personagem dos quadrinhos, é quase impossível imaginar que outra pessoa pudesse ser incumbida de tal missão. Isso acontece com Hugh Jackman, nosso amado Wolverine dos cinemas, mas, o que poucas pessoas sabem é que ele não era o mais cotado para o papel. A primeira opção dos produtores era Russel Crowe, que recusou o trabalho. Logo depois vieram as opções: Aaron Eckhart, Jean Claude Van Damme, Viggo Mortensen e Edward Norton, que também não puderam estar presentes na adaptação. Mas tudo parecia estar começando a dar certo quando Dougray Scott foi escalado. Felizmente ou infelizmente o plano de Scott não deu certo e ele teve problemas de agenda por causa do filme Missão Impossível II. Só depois de todas essas tentativas falhas de criar um Wolverine perfeito Hugh foi escalado.

  • Algo similar aconteceu com as personagens Tempestade, Vampira e Jean Grey. A favorita para Tempestade era a atriz Angela Basset, para vampira, Natalie Portman e Jean Grey deveria ter sido Lucy Lawless. Bom, isso na imaginação dos produtores, porque o que aconteceu no final foi que Halle Berry, Anna Paquin e Famke Jassen, respectivamente, acabaram conquistando os papeis.
  • E o interprete do protagonista teve que passar por longas séries de treinamentos com especialistas de combate corpo a corpo para aprender a lidar com suas garras. Embora a preferia de todos, no quesito segurança, tenha sido as de plastico, também foram usadas laminas de aço. Mais de 700 lâminas eram utilizadas por Hugh e seus dublês, o que tornava tudo ais perigoso ainda.
  • Mas trocar o interprete principal não foi o único problema que aconteceu durante a produção do longa. A data de estreia do filme foi adiada em 6 meses e, por isso, os produtores tiveram que contratar várias empresas par fazerem os efeitos especiais que faltavam. Claro, isso deixou algumas sequelas, alguns erros que podemos ver no longa-metragem. X-Men – O Filme estreou nos cinemas apenas algumas poucas semanas depois de ter sido finalizado.

  • A caracterização dos mutantes sempre é algo extremamente complicado e alguns problemas aconteceram durante as filmagens por conta disso. O ator Tyler Mane, que dá vida ao Dentes de Sabre, chegou a ficar cego por um dia por ter usado sua lente de contato por tempo demais. Já a atriz responsável por Mística só podia usar a lente durante 1h seguida e ficava com apenas 10% de sua visão durante as gravações.
  • A personagem Mística, interpretada por Rebecca Romijn, é uma das que mais chama atenção nas produções. E, com certeza, no set de filmagens não foi diferente! O processo para a caracterização da personagem durava cerca de 9 horas. Ela tinha mais de 100 próteses personalizadas cobrindo cerca de 60% de seu corpo. Além de tudo isso, a atriz ainda teve que viver uma vida completamente regrada para evitar que houvesse algum problema envolvendo a química de seu corpo. Rebecca não podia beber vinho, voar ou usar cremes para a pele um dia antes das gravações para evitar que as próteses descolassem.

  • A cena final do file, quando Ian McKellen e Patrick Stewart estão jogando xadrez, deu mais trabalho do que os produtores imaginaram. Isso porque nenhum dos dois sabia como jogar. Eles apenas se sentaram e ficaram olhando um para a cara do outro, sem saber o que fazer. Isso fez com que o diretor decidisse contratar profissionais para ensinar o básico aos dois e, finalmente, a cena ser concluída.
  • A cadeira que o professos Xavier utilizou no longa acabou sendo vendida em um leilão depois que o filme foi concluído.
  • Por fim, mas não menos importante, esse foi o primeiro filme da Marvel em que o icônico Stan Lee deu as caras. Hoje em dia é difícil imaginar que isso não aconteça em algum momento da produção, mas na época era uma novidade. Lee aparece perto de um carrinho de cachorro quente, em uma das últimas cenas, na praia.

Já assistiu X-Men? O que achou de saber um pouco mais sobre a produção? Deixe seu comentário!

Júlia Campos

Oficialmente, estudante de design e técnica de informática. Nas horas vagas, ilustradora, modelo e escritora. Sou apaixonada por jogos, gamedesign e cultura oriental no geral, as vezes até pareço ser uma Geek assumida. Fã da autora Maggie Stiefvater e amante de séries de suspense, mistério e terror (as vezes arriscando um romancezinho).