O que é um Mocumentário?

O que é um Mocumentário?

Se você acompanha canais como History Channel, Discovery ou Animal Planet, muito provavelmente já deve ter visto algum mocumentário. Mas, a principio, o que seria isso? Mocumentário, ou Mockumentary, é um termo derivado de duas palavras do inglês “mock”, que significa “falso”, e “documentary”, “documentário” e é bem isso mesmo.

O que é um Mocumentário?

Um mocumentário é um programa feito para parecer um documentário, mas trás muitas informações falsas! Isso quer dizer que os canais citados anteriormente trazem notícias falsas? Não exatamente. Os três canais acima, e muitos outros que também possuem filmes semelhantes, jamais esconderam o fato de alguns de seus “documentários” serem falsos. Embora, é claro, que o mocumentário busque mostrar que tudo é real.

Para completar, as histórias quase sempre se baseiam em coisas que realmente aconteceram. Em Russian Yeti, por exemplo, famoso mocumentário produzido pela Discovery, um bizarro acontecimento nas montanhas russas que ocasionou na morte de nove estudantes em 1959 ganhou ares ainda mais sombrios. Pesquisadores tentaram provar que a morte dos jovens teria sido ocasionada pelo Yeti que vivia na região, o nosso famigerado “abominável homem das neves”. Sendo assim, a história tem sim um fundinho de verdade, mas os detalhes da ficção destroem toda a credibilidade da mídia.

 

É pela obra tentar tanto provar que isso é verdadeiro que muitas pessoas acabam realmente acreditando que aquilo é real (e se decepcionando logo depois), mesmo que não haja nenhuma prova. No mocumentário Sereias, por exemplo, produzido pela Animal Planet, você vê várias e várias “provas” de que sereias existem, mas não se enganem, são apenas provas falsas. Um mocumentário é um filme de ficção, construído com o objetivo de parecer um documentário. Alguns desses programas dão tanta audiência que ganham até sequencia! Se você já viu Sereias, é capaz de também já ter visto Sereias: Novas Evidências.

Pois é, gente, mocumentários são alimentados pelas teorias da conspiração. Se você se incomoda com informações falsas passadas como se fossem reais, fique longe dessa mídia. Senão, só aproveite o bom filme. Posso garantir que alguns realmente dão um frio na espinha. Abaixo temos alguns exemplos do que seriam alguns mocumentários que foram exibidos no Brasil e conseguiram obter certa “fama”.

 

Na Trilha dos Hobbits (2015): Com uma hora e meia de duração, esse mocumentário foi ao ar pela primeira vez em 27 de abril de 2015. Dirigido por Simon George e com história de Vaibhav Bhatt, a trama conta a história de um cientista americano que está convencido de que alguns de seus colegas de profissão foram atacados, mortos e canibalizados em uma floresta da Indonésia no ano de 1977. A criatura que teria feito isso seria similar a um Hobbit, isso mesmo, aquele famoso ser relatado na saga O Senhor dos Aneis. O fato real nesse caso, é a descoberta de esqueletos de baixa estatura na Olha das Flores, o Homo floresiensis.

Sereias (2011) e Sereias: Novas Evidências (2013): Ambos os filmes tem o mesmo objetivo: tentar lhe convencer de que sereias existem. No primeiro caso, vemos a história se desenrolar ao redor de um estranho som capturado no fundo do mar. Além, é claro, de um misterioso corpo descoberto numa praia por dois meninos e que foi confiscado pelo exercito americano. Um belo de um roteiro para os conspiracionista, né? E a coisa fica ainda mais série na sequencia, Mermaids: The New Evidence, onde o ator principal é entrevistado em um programa de auditório e fala sobre todas as coisas que descobriu desde a criação do primeiro “documentário”. Isso incluí vídeos, fotos e novas gravações.

 

Há quem considere os mocumentários um verdadeiro erro, por se utilizarem do formato de uma mídia que deveria ser unica e exclusivamente cientifica. Mas também há quem não se importe. Porem, a verdade é que esse tipo de conteúdo raramente consegue agradar alguém, uma vez que as pessoas costumam ficar extremamente desapontadas ao saber que assistiram a uma farsa ou acham tudo forçado demais. Vale lembrar que os mocumentários foram criados, inicialmente, como uma parodia, logo, existem vários exemplos de histórias muito engraçadas, verdadeiros filmes de comédias, que podem ser acessados e assistidos até hoje.

E você, já viu algum mocumentário? Confesso que, quando assisti Sereias, eu ainda era uma adolescente muito medrosa e ingênua, realmente acreditei naquilo. Deixe sua opinião logo abaixo!

Redação

Redação

Seja bem-vindo ao Minha Série Favorita! Aqui você encontra as melhores e mais atualizadas notícias sobre sua série, filme ou documentário predileto.