Qual a cronologia do universo cinematográfico da Marvel?

Que a Marvel Studios anda se destacando em suas adaptações, ninguém dúvida. Esse ano ganhamos três novos filmes para o universo cinematográfico da editora: “Pantera Negra”, “Homem-Formiga e a Vespa” e “Vingadores: Guerra Infinita”. Todos tiveram bilheterias consideráveis para a produtora que segue firme e forte na sua ideia de criar toda uma série de filmes com histórias interligadas. Onde isso vai nos levar? Quem sabe. Mas a verdade é que, se tem uma coisa que deixa muitos iniciantes no mundo das HQs em dúvida é: Qual a ordem cronológica dos filmes do universo cinematográfico da Marvel (UCM)?

Pensando nisso, trouxemos para vocês a listagem das obras que estão sendo lançadas desde 2008 e já tem três filmes previstos para estreia em 2019.

A Cronologia do Universo Cinematográfico da Marvel

1 – Capitão América: O Primeiro Vingador (2011)

Grande parte do enredo desse longa, embora se inicie com o descobrimento do corpo congelado do Capitão, se passa na década de 1940, durante a Segunda Guerra Mundial. Cronologicamente, se trata da história mais antiga e mostra com detalhes o nascimento de um dos heróis que mais divide opiniões entre os fãs. Nesse filme podemos ver pela primeira vez Steve Rogers, Bucky Barnes, Agente Carter (interesse amoroso de Steve), Caveira Vermelha e o Doutor Armin Zola. Além, é claro, de ser a primeira aparição do Tesseract, a Joia do Espaço.

2 – Capitã Marvel (2019)

Esse é um dos filmes que só irá para as telonas no próximo ano. Capitã Marvel está prestes a ter seu primeiro trailer divulgado e tem previsão de estreia para o dia 7 de março. Mesmo assim, ele ocupa a segunda posição cronológica dessa lista, pois a sua história se passará no passado, sendo mais especifica, na década de 1990. O filme contará a origem da heroína e da S.H.I.E.L.D, uma das coisas mais esperadas pelos fãs da editora. Além, obviamente, de contar com a presença de Nick Fury antes mesmo de perder um de seus olhos. Outros personagens que dão as caras nessa animação é o Agente Voulson e o Ronan, o Acusador, vilão de Guardiões da Galáxia, do qual falaremos mais a frente.

3 – Homem de Ferro (2008)

Mesmo sendo o primeiro filme do universo Marvel que foi lançado, em abril de 2008, Homem de Ferro é, até o momento, o terceiro filme em ordem cronológica. É aqui que encontramos, pela primeira vez, Tony Stark, Pepper Potts, Happy Hogan, James Rhodes, Agente Coulson, Nick Fury e JARVIS. Porem, quando foi lançado, ninguém imaginava o que estava por vir e que esse seria o primeiro filme do que ficaria conhecido como Universo Cinematográfico da Marvel. As coisas só vieram a ficar mais claras com a cena pós-créditos do longa, na qual Nick Fury fala sobre a Iniciativa Vingadores.

4 – O Incrível Hulk (2008)

Seguindo com os primeiros filmes da UCM lançados, chegamos no filme solo de Hulk. Mais uma vez, ninguém esperava que esse longa acabasse se conectando com outros filmes da Marvel Studios, até que a cena pós créditos veio. Nela vemos Tony Stark, cujo filme havia sido lançado há apenas alguns meses, conversando diretamente com o General Ross. Além disso, podemos ver várias referência ao Capitão América, que ainda iria demorar um pouco para aparecer.

5 – Homem de Ferro 2 (2010)

Mais um filme que pareceu não ter vindo com nenhuma outra motivação além de ser a sequencia de Homem de Ferro. Bom, isso se você não considerar a primeira aparição da Viúva Negra e de James Rhodes como Máquina de Combate, que, posteriormente, viriam fazer parte do grupo dos Vingadores. Além disso, esse também foi o filme que nos apresentou as Indústrias Hammer, o grupo que tentou copiar o sucesso de Stark com a sua armadura.

6 – Thor (2011)

Seguindo com a cronologia, em 2011 somos apresentados a mais um dos futuros vingadores: Thor. É nesse filme que a Marvel começa a mostrar outros planetas e raças que compõem o seu universo. Inclusive, essa é a primeira aparição de Thor, Loki, Lady Sif, Jane Foster, Odin, Erik Selvig, Heimdall, Os Três Guerreiros e Gavião Arqueiro no universo cinematográfico da Marvel.

7 – Os Vingadores (2012)

Em 2012 o primeiro time está, finalmente, concluído! Esse é considerado o fim da primeira fase de filmes do universo cinematográfico da Marvel, que acaba com a união dos super-heróis apresentados nos filmes citados anteriormente (com exceção da Capitã Marvel). É nesse momento também que aparece a Joia da Mente e o vilão Thanos, que se escondeu nas sombras por mais de seis anos.

8 – Homem de Ferro 3 (2013)

E foi, novamente, com Tony Stark que a segunda fase do universo cinematográfico da Marvel foi iniciada. Nesse enredo Stark já está bastante mexido com tudo que aconteceu até então, e, principalmente, tem medo do que pode acontecer com Pepper, sua namorada. É nesse cenário que aparece Mandarim, decidido a acabar de vez com o herói.

9 – Thor: O Mundo Sombrio (2013)

E continuamos no ano de 2013, quando vemos a sequencia do filme solo do personagem Thor na primeira fase. No entanto, o que mais chamou a atenção dos fãs e críticos, é a aparição de mais uma das Joias do Infinito, a Joia da Realidade. Sendo assim, até agora três joias foram mostradas no UCM.

10 – Capitão América: O Soldado Invernal (2014)

Até então, as coisas pareciam ter esfriado um pouco entre os Vingadores, como um time, quero dizer. Mas a cena pós-créditos do segundo filme solo do Capitão América muda um pouco a situação. É nesse momento que descobrimos que Hydra está envolvida em experimentos com a Joia da Mente, tentando conseguir poderes sobre-humanos. Sem falar que é nesse filme que aparece, pela primeira vez, vários personagens, alguns deles se mostrando significativos no que vem a seguir. Bucky Barnes (Soldado Invernal), Agente 13, Falcão, Brock Rumlow, Barão Von Strucker, Feiticeira Escarlate e Mercúrio dão as caras no universo Marvel a partir daí.

11 – Guardiões da Galáxia (2014)

Esse foi, com certeza, um dos marcos do UCM. Além de se tornar um dos longas mais amados dos fãs do estúdio, foi também o responsável pela expensão do universo. É aqui que vamos conhecer mais sobre Thanos e temos a primeira aparição da quarta Joia, a Joia do Poder! Sem dúvidas, algo interessante estava prestes a acontecer.

12 – Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017)

E voltamos a dar um pulo no tempo. Se você achou que os filmes estavam funcionando cronologicamente depois de 2011, você achou errado. O Vol. 2, mesmo tendo ido para os cinemas três anos depois da primeira parte, conta o que acontece alguns meses depois dos eventos do primeiro filme. A sequência também foi muito bem recebida, embora tenha um pequeno problema de roteiro. Essa falha se trata da cena em que Stan Lee fala para os vigias que trabalhou como entregador na terra, coisa que só acontece em Guerra Civil, que, cronologicamente, só aconteceria dois anos depois disso.

13 – Vingadores: Era de Ultron (2015)

Com uma bilheteria de 1,405 bilhão de dólares americanos, a sequencia de Vingadores foi o marco do fim da segunda fase do universo cinematográfico da Marvel. A história se passa no ano de 2015 e revela, finalmente, que Loki possui uma das Joia do Infinito adornando seu cetro, fato aparece pela primeira vez no primeiro filme dos vingadores, ou seja, três anos antes.

14 – Homem-Formiga (2015)

Mais um filme solo de um novo herói no universo cinematográfico da Marvel. Dessa vez foi o momento de Scott Lang brilhar como o novo Homem-Formiga. Esse filme veio para preencher um buraco que existia entre os filmes do Capitão América e Homem de ferro, já que fala de uma história que se passa nos anos 1980, quando os originais Homem-Formiga e Vespa existiram. Mas não, o filme não se passa em 1980, mas sim em 2015, quando Scott assume o manto antes vestido por Hank Pym.

15 – Capitão América: Guerra Civil (2016)

E finalmente chegamos em um dos maiores sucessos do UCM, o filme que forçou a todos a escolher um lado. Team Cap ou Team Iron? Essa foi a pergunta que perdurou durante o período de pré e pós lançamento do longa. Nessa história, vemos uma quebra bruta no equilíbrio entre os vingadores. É nesse filme que começam as desavenças entre Tony e Steve, desavenças essas que perduram até Guerra Infinita. É nesse longa também que termos a tão esperada primeira aparição do Homem-Aranha, amplamente celebrada pelos fãs, além do Pantera Negra e Brock Rumlow (Ossos Cruzados).

16 – Doutor Estranho (2016)

Doctor Strange veio para expandir ainda mais o universo e explicar muita, muita coisa. É nesse filme que vemos, pela primeira vez, um herói utilizando magia no universo cinematográfico da Marvel, além, é claro, de ser a primeira aparição da Joia do Tempo, totalizando seis até o momento.

17 – Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017)

O filme solo de um dos heróis mais amados da Marvel trouxe, consigo, uma enorme bagunça temporal. Isso porque uma contradição gigantesca aconteceu no inicio do filme, quando Peter fala que já se passaram oito anos desde os acontecimentos do primeiro filme dos Vingadores, em 2012… mas, oito anos significaria que o presente do filme seria 2020? Sim, exatamente. E isso realmente acontece? Não. Fica bem claro que a linha temporal no momento indica o ano de 2017, o que enfatiza, ainda mais, o erro de roteiro.

18 – Pantera Negra (2018)

E logo depois do solo do Homem Aranha, se encontra o do Pantera Negra, personagem que também entrou no UCM no ano de 2016, em Guerra Civil. E, assim como na ordem de lançamento, esse filme se passa pouco tempo antes do filme de Guerra Infinita, que estreou nesse mesmo ano. Nesse longa tempos a primeira aparição de Okoye, Shuri e M’Baku.

19 – Thor: Ragnarok (2017)

Mas uma volta no tempo real para entender o tempo cronológico do universo cinematográfico da Marvel. Ou nem tanto assim, uma vez que esse é um dos filmes que mais parece confundir os fãs. O que o deixa na posição, até então, 19 é uma cena pós-créditos que mostra a nave asgardiana sendo abordada pela nave do vilão Thanos, algo que vai desencadear os eventos de Vingadores: Guerra Infinita logo depois.

20 – Homem-Formiga e a Vespa (2018)

Mas, nesse meio tempo, ainda temos alguns acontecimentos. Esse seria o filme Homem-Formiga e a Vespa que, no nosso tempo, foi lançado apenas alguns meses depois de Guerra Infinita, mas, aparentemente, se passa antes. Isso devido ao final cataclísmico do último Vingadores, que tornaria impossível os acontecimentos no novo filme de Scott. Porem, existem algumas teorias que dizem que esse filme traria acontecimentos que aconteceriam simultaneamente com os de Guerra Infinita, o que explicaria o motivo dele ter sido lançado entre a primeira e a segunda parte da história. Porem, são apenas teorias até o momento.

21 – Vingadores: Guerra Infinita (2018)

E finalmente chegamos no mais novo filme dos Vingadores. Guerra Infinita marca o aparecimento da última Joia do Infinito, a Joia da Alma! Além disso, Thanos finalmente se torna um grande vilão e, finalmente, vemos a união de todos os principais personagens mostrados até o momento, nos 10 anos que antecederam esse fato.

22 – Vingadores: Guerra Infinita – Parte 2 (2019)

A partir daqui estamos, oficialmente, entrando em um território incerto. Nem mesmo o título oficial do filme foi revelado ainda e ele está previsto para ser lançado em Julho do próximo ano. Até lá, apenas teorias são formadas sobre o que acontecerá na continuação de Guerra Infinita. Seja lá o que for, estamos esperando ansiosos e a única certeza que temos é que as expectativas estão altas.

Recentemente novas imagens dos Vingadores 4 foram divulgadas, nada especial sobre a gravação, mas se trata de uma arte maravilhosa. É essa a imagem que está estampada logo abaixo na matéria:

Você está ansioso para a segunda parte de Guerra Infinita? Conte-nos um pouco sobre suas expectativas!

Júlia Campos

Oficialmente, estudante de design e técnica de informática. Nas horas vagas, ilustradora, modelo e escritora. Sou apaixonada por jogos, gamedesign e cultura oriental no geral, as vezes até pareço ser uma Geek assumida. Fã da autora Maggie Stiefvater e amante de séries de suspense, mistério e terror (as vezes arriscando um romancezinho).