Zootopia: As Melhores Curiosidades do Filme

Zootopia: Essa Cidade é o Bicho, foi um dos principais filmes de animação lançados no ano de 2016. Tendo como diretor Byron Howard, Rich Moore e Jared Bush, o enredo conta a história de Judy Hopps, uma pequena coelha filha de agricultores que plantam cenouras há décadas, em uma pequena fazenda no interior. Mas Judy quer ir bem mais longe, seu sonho é se tornar a primeira policial coelha na grande cidade de Zootopia.

Contra todas as expectativas, a jovem consegue seu objetivo, mas as coisas não são tão fáceis assim. Além de lidar com suas limitações, ela ainda é vítima de preconceito e manipulações dos outros animais, que não acreditam que ela seja capaz de se tornar uma boa policial por conta de seu gênero e seu pequeno porte. O que vai se provar o contrário a medida que ela, ao lado da raposa trapaceira Nick Wilde, embarcam num caso de desaparecimento.

Hoje trago para vocês algumas das melhores curiosidades de Zootopia, animação produzida pela Pixar Animation Studios e distribuída pela Disney Company.

As Melhores Curiosidades de Zootopia

  • O roteiro sofreu uma intensa mudança apenas dois anos antes de seu lançamento. A história que conhecemos, que foca na Judy Hopps, até o momento tinha Nick Wilde como personagem principal. O motivo da mudança foi porque os produtores acharam que Nick não teria tanto apelo emocional com o público quanto Judy. Essa atitude tardia e de última hora obrigou a equipe a aumentar o quadro de funcionários e acabaram contratando Rich Moore para ajudar na direção, ao lado de Byron Howard e Jared Bush.
  • Existem muitas referencias a outros filmes clássicos do cinema. Um deles é O Poderoso Chefão, de 1972. A casa do Sr. Big é baseada no filme, além da cena do casamento de sua filha, que é muito parecida com a cena inicial de O Poderoso Chefão. Outra referencia é feita, mas, dessa vez, a um outro filme de animação da Pixar. Um cartaz de Operação Big Hero, no qual podemos ver Baymax e Hiro voando sobre os trilhos do trem.

  • Mas não são apenas filmes que são referenciados no longa. Na cena do laboratório, os carneiros que entregam café são chamados de Walter e Jesse, o mesmo nome dos personagens principais da série de televisão americana Breaking Bad.
  • Mas vários personagens foram inspirados em outras produções da Disney. Bellwether, a assistente do prefeito, por exemplo, tem sua imagem inspirada nos antigos filmes “Música, Maestro” e “Tempo de Melodia”. Já o prefeito Lionheart foi inspirado no Mufasa, do clássico “O Rei Leão”. E o Nick foi baseado na animação Robin Hood, de 1973, que tem uma raposa como personagem principal.
  • Existem, ao todo, 64 espécies diferentes em Zootopia. Os artistas tiveram que fazer várias pesquisas para entender a diversidade animal do elenco de personagens. Várias coisas eram novidades, como o fato dos pelos não serem iguais. Por exemplo: o pelo do urso polar é transparente e o da raposa é escuro na raiz e vermelho nas pontas.

  • Os DVDs piratas que Duke Weaselton vende no filme são os filmes da Disney com suas consoantes trocadas. “Wrangler” é Tangled” (Enrolados, em português), “Wreck-It Rhino” é “Wreck-It Ralph” (Detona Ralph, em português) e “Meowna” é o amado “Moana”! Outra curiosidade sobre Duke é que seu dublador é Alan Tudyk, o mesmo que dublou o Duque de Weselton em Frozen. Como referencia, em uma das cenas de Zootopia, Judy chama Duke de Weselton.
  • Zootopia ganhou cerca de 40 prêmios desde seu lançamento. A lista é enorme, mas, entre eles, podemos destacar o Globo de Ouro e o Oscar como Melhor Filme de Animação no ano de 2017.

Já assistiu Zootopia? Conte-nos sua opinião nos comentários!

Júlia Campos

Oficialmente, estudante de design e técnica de informática. Nas horas vagas, ilustradora, modelo e escritora. Sou apaixonada por jogos, gamedesign e cultura oriental no geral, as vezes até pareço ser uma Geek assumida. Fã da autora Maggie Stiefvater e amante de séries de suspense, mistério e terror (as vezes arriscando um romancezinho).