Perigo! Interpretes que dispensam dublês

O mundo da atuação está longe de ser um lugar seguro. Com tantas cenas de luta, ação, aventura, escaladas e tudo mais, não é de se espantar que alguns interpretes e produções recorram aos amados dublês, os homens e mulheres que dão o sangue pela arte! Mas saiba que nem todos gostam de ser “substituidos”. Existe uma gigantesca lista de atores e atrizes que dispensam dublês (ou dispensaram e precisaram repensar o fato depois que a idade chegou). O importante é que todos estão bem e seus trabalhos são impecáveis! Confira abaixo alguns atores que não ligam de saírem com alguns arranhões, cortes ou queimaduras pelo corpo.

Atores e Atrizes Que Dispensam Dublês

  • Com certeza o ator mais conhecido por dispensar dublês é o icônico Jackie Chan. Já foram relatadas diversas cenas em que o interprete simplesmente pôs sua vida em risco pela arte de atuar. E quando falo sobre pôr sua vida em risco, não estou exagerando. Certa vez, Chan pulou de um muro para um arvore e fraturou o crânio. Outra vez, foi sua costela que sofreu depois que ele foi esmagado por uma mesa durante as filmagens de A Hora do Rush 3. Outro exemplo bem famoso é no filme “Quem Sou Eu?” onde Chan simplesmente escorrega pela lateral de um arranha-céu. Sim, ele fez isso, e, de acordo com o mesmo, ele demorou cerca de duas semanas até conseguir ter coragem para finalmente descer.

  • Mas as mulheres também não estão pra brincadeira! Angelina Jolie já participou de filmes de ação dispensando um dublê. Durante as gravações do filme Salt ela bateu forte a cabeça na cena em que entra atirando por uma porta, mas, por sorte, não foi nada grave. A interprete decidiu diminuir sua participação nos filmes de ação, mas no recente Malévola, ela aceitou ficar pendurada por fios nas cenas em que sua personagem é vista voando.

  • E Chloë Grace Moretz também sabe brincar em filmes de ação. Durante as filmagens do filme Kick-Ass e Kick-Ass 2 a adolescente dispensou o uso de dublês em quase todas as cenas, incluindo de explosões, corridas e tiros. Ela só foi substituída quando sua personagem precisou subir pelas paredes. Outra curiosidade sobre Chloë é que ela foi treinada na escola de dublês do próprio Jackie Chan.

  • Outro ator que não gosta muito de ser substituído é Tom Cruise. Cruise sempre é aconselhado a usar dublês, mas ele sempre nega. Até mesmo na cena do filme Missão Impossível – Protocolo Fantasma, quando seu personagem fica pendurado no topo do prédio mais alto do mungo, ele recusou ajuda.

  • Harrison Ford, nosso amado Indiana Jones e Han Solo, também não é muito fã da participação de terceiros em suas cenas de ação. Quando estava mais jovem, o ator sempre fazia questão de incluir em seus contratos que não iria precisar de um dublê. Mas, com o avanço da idade e com a grande quantidade de machucados, cortes e queimaduras através dos anos, ele acabou cedendo.

  • Kristen Steward é mais uma que atrizes que não desiste fácil no mundo da atuação. Mesmo depois de sua criticada participação na saga Crepúsculo, a interprete seguiu firme e forte com seus trabalhos. Em Branca de Neve e o Caçador, Steward ficou horas sob a água gelada, caiu de um penhasco e precisou passar uma tarde inteira trabalhando de cabeça para baixo para realizar as gravações de uma cena especifica.

  • E mais um que não se importa de ter trabalho é Daniel Craig, mais conhecido como James Bond dos filmes da franquia 007. Enquanto gravava cenas para o filme 007 Contra Spectre, ele precisou fazer uma cirurgia por ter machucado o joelho nas filmagens. “Era importante para mim fazer sozinho a maioria das cenas de ação, por questão de autenticidade. Eu queria que me vissem pulando de um guindaste ao outro, fisicamente exausto. Não fiz tanto exercício apenas para tirar a camisa”

  • Algumas pessoas sabem, outras não, mas Gina Carano, antes de atriz, foi lutadora de MMA. Deve ser por isso que ninguém se surpreende muito ao descobrir que ela dispensa os dublês em seus filmes. A atriz parece ter criado um certo gosto por filmes violentos e todas as suas cenas de lutas são feitas por ela mesma.

  • Mas o tempo chega pra todos. Arnold Schwarzenegger não gostava de ter dublês em suas cenas de ação, mas aos 71 anos, teve que ceder em algumas ocasiões. Porém, mesmo com seus mais de 60 anos, ele fez a maioria das cenas de ação de filmes como O Último Desafio e Rota de Fuga. Já na época do filme Comando Para Matar, ele ainda dispensava qualquer ajuda.

  • Viggo Mortensen, que ficou conhecido na trilogia de O Senhor dos Anéis, é, com certeza, um ator que dá o sangue pelo trabalho. Literalmente. Mortensen fez questão de trabalhar em todas as cenas de batalhas sozinho, sem o uso de dublês. O que isso lhe rendeu? Um dedo fraturado, um quase afogamento e uma série de fotos muito engraçadas com o dente da frente quebrado.

Existem muitos outros atores que não fazem questão de ficarem em segurança total durante as filmagens e já se acidentaram feio por causa disso, mas a lista já está ficando relativamente grande, então deixaremos esses para outro momento. Se você conhece alguém que deveria ser incluído nas próximas matérias, comente!

Júlia Campos

Oficialmente, estudante de design e técnica de informática. Nas horas vagas, ilustradora, modelo e escritora. Sou apaixonada por jogos, gamedesign e cultura oriental no geral, as vezes até pareço ser uma Geek assumida. Fã da autora Maggie Stiefvater e amante de séries de suspense, mistério e terror (as vezes arriscando um romancezinho).