Mulan: As Melhores Curiosidades

Lançado em 1 de julho de 1998, Mulan é, até hoje, um dos filmes mais conhecidos e amados da Walt Disney. Sua direção ficou por parte de Tony Bancroft e Barry Cook e teve um bilheteria estimada em cerca de 304,3 milhões de dólares. O longa conta a história de Fa Mulan, uma jovem que, após ser considerada uma “desonra” para sua família por não conseguir encontrar um marido, acaba decidindo se vestir como um homem e ir para a guerra no lugar de seu doente pai, que havia sido convocado.

Uma história incrível de superação que encantou muitos corações ao redor do mundo, sem dúvidas. Uma bela história sobre como o preconceito pode e deve ser superado. Com isso, trago hoje para vocês algumas das melhores curiosidades sobre o filme Mulan, da Disney.

As Melhores Curiosidades de Mulan

  • Por muito pouco, Mulan não foi censurado para conseguir a classificação indicativa Livre para todos os públicos. Os motivos foram simples: a guerra, as mortes em massa e o disfarce de Mulan. Lembre-se que estamos falando da década de 90, onde o “transformismo” era visto como uma preocupação pública.
  • Isso já aconteceu com muitos filmes na Disney, lançados antes mesmo de Mulan: pessoas especificas foram convidadas para modelar o movimento dos personagens para os animadores. No caso do longa em questão, foram chamados lutadores de artes marciais que coreografaram as lutas e tornaram o trabalho dos desenhistas mais simples e realista.

  • Além disso, supervisores artísticos passaram três semanas na China desenhando, fotografando e entendendo melhor a cultura e a arquitetura do local para reproduzir no longa-metragem.
  • Quando o rosto de Mulan aparece no reflexo do templo enquanto ela tira a maquiagem, são os nomes dos animadores dos filmes que estão escritos.
  • E você foi uma das pessoas que confundiu o refrão da música “Homem Ser” com “vou vencer?” Sim, isso aconteceu com muita, muuuita gente (inclusive a redatora que vos fala). Embora a frase faça a música parecer um pouco mais machista, podemos ver que o fato de Mulan está na guerra é uma clara afronta. Infelizmente, não podemos mudar a história da humanidade e, na época que o filme de Mulan se passa, a realidade era um machismo muito maior do que hoje.

  • Já imaginou o filme sem o Mushu? O dragãozinho que acompanha a heroína da história quase ficou de fora do elenco. A Disney acreditava que ele teria que ser muito grande e ameaçador para fazer jus ao personagem, porém quando descobriram que na cultura chinesa dragões podem ter diferentes tamanhos, os produtores se viram livres para desenvolver o personagem. Na versão original, Mushu faz uma brincadeira com isso, dizendo: “Eu estou do tamanho necessário para sua viagem. Se eu estivesse em meu tamanho real, sua vaca poderia morrer de susto.”
  • Na versão chinesa, Jackie Chan foi o responsável por dar voz a Shang. Inclusive, ele canta a música “Homem ser”.
  • No longa, o nome da família de Mulan é Fa, mas essa é apenas uma das pronuncias possíveis para seu nome, a versão em cantonês. Em mandarim, o nome pode ser lido como Hua, que é o mesmo nome descrito no poema que citamos no primeiro tópico dessa matéria. Hua Mulan significa “flor de magnólia”.

A bilheteria, o numero de pessoas na equipe (700) e o fato de ter sido o primeiro DVD lançado pela produtora de Walt Disney, são só detalhes perto das incríveis curiosidades que regem o mundo de Mulan. Ela é uma antiga lenda e uma mulher que foi contra todos os seus costumes para ajudar sua família, e conseguiu ser reconhecida por isso. Diga-nos o que achou de saber um pouco mais sobre Fa Mulan nos comentários e o que acha do filme em si!

Redação

Redação

Seja bem-vindo ao Minha Série Favorita! Aqui você encontra as melhores e mais atualizadas notícias sobre sua série, filme ou documentário predileto.