Spirited Away: Revelações feitas pelo Studio Ghibli

Algum tempo atrás trouxemos até vocês algumas das melhores curiosidades sobre o filme Spirited Away (ou, a Viagem de Chihiro, em português). Enquanto eu fazia as pesquisas que renderam aquela matéria, pude encontrar alguns outros fatos bem interessantes sobre o filme do nosso amado Miyazaki. Sendo mais especifica, estou falando de revelações feitas pelo próprio Studio Ghibli em relação ao enredo do longa. Então estou avisando logo de antemão que alguns spoilers serão citados aqui. Sendo assim, se você ainda não assistiu ao filme… Primeiro: recomendo. Segundo: só siga em frente se realmente não ligar pra isso.

Tudo que falarei abaixo foi descrito em uma carta emitida pelo próprio estúdio de animação japonês.

Uma das perguntas mais comuns feitas à Miyazaki foi: “Por que os pais de Chihiro se transformaram em porcos?” Bom, temos uma boa notícia, tem um motivo! Um motivo um tanto metaforico inclusive. Segundo o próprio criador da animação, houveram pessoas que “se transformaram em porcos” durante a grande bolha econômica que assolou o Japão nos anos 80. O porco simbolizaria a ganância. Os pais de Chihiro viram toda aquela comida e não pensaram duas vezes antes de ataca-la, por pura gula. “Essas pessoas eram as primeiras a dizer: nós estamos numa recessão e não temos o suficiente para comer.”

E como Chihiro conseguiu identificar os pais no final do filme? Miyazaki não queria criar uma personagem magnifica, uma personagem perfeita, mágica… ele queria apenas uma criança normal. Isso refletiu muito nesse momento do longa-metragem. Chihiro não encontra os pais porque ela tem “poderes especiais” e sim porque ela aprendeu, cresceu e evoluiu durante a trama. “Chihiro, uma garota de 10 anos, conseguiu ver a diferença porque tinha ultrapassado todas as dificuldades e encontrou uma forma de conquistar a ‘força para viver’. Isso é algo que todos podem fazer naturalmente.” 

A afirmação dada a cima acompanha uma outra citação de Miyazaki, dada em uma entrevista a alguns anos atrás. Segundo o autor: “Eu nunca expliquei o motivo de Chihiro saber que os pais não estavam entre o grupo de porcos no final do filme. As pessoas que estão sempre procurando explicações são as que mais frequentemente afirmam que são ilógicas. No entanto, não penso que este tipo de coisas seja importante. Depois de tudo o que ela vivenciou até àquele ponto, Chihiro simplesmente sabia que os seus pais não estavam ali. Você pode se questionar o porquê dela saber, mas saber faz parte da vida humana. É a verdade.”

A carta foi revelada em 2016 e contem algumas palavras do amado autor de tantas obras queridas. É sempre bom saber um pouco mais sobre uma das maiores bilheterias mundiais, não é? Conte-nos o que achou nos comentário!

Júlia Campos

Oficialmente, estudante de design e técnica de informática. Nas horas vagas, ilustradora, modelo e escritora. Sou apaixonada por jogos, gamedesign e cultura oriental no geral, as vezes até pareço ser uma Geek assumida. Fã da autora Maggie Stiefvater e amante de séries de suspense, mistério e terror (as vezes arriscando um romancezinho).