3 Filmes Confusos Para Ver No Fim de Semana

Diversos filmes são conhecidos por confundir seus espectadores. Pode ser com tramas muito complexas, ou, até mesmo, com personagens bizarros. Todos nós já ficamos confusos assistindo algum filme. Mas, com certeza essa é uma das maravilhas de assistir filmes desse jeito. O espectador se vê tão confuso que passa a refletir muito sobre o que cada coisa pode significar no filme, ou como aquele personagem foi parar ali. Pensando nisso, eu trouxe uma pequena lista de filmes do gênero para curtir no fim de semana. É claro que não vou explicá-los aqui, mas talvez dar algumas dicas. Então, vamos para:

3 Filmes Confusos Para Assistir No Fim de Semana

  • O Homem Duplicado [2013]

Quem acompanha a carreira de Jake Gyllenhaal sabe que ele é conhecido por diversos filmes deste tipo. Nesta lista ele aparecerá duas vezes, fica ligado. Bom, e se, além de conhecer o trabalho de Jake, você conhece os livros de José Saramago, deve saber que são tão confusos quanto. Pois é, e se juntássemos os dois? É isto que acontece com O Homem Duplicado, uma obra de José Saramago adaptada para o cinema e interpretada por Jake Gyllenhaal. O filme é um thriller com pitadas de mistério. No enredo conhecemos Adam Bell, um professor de história entediado com sua rotina. Mas, ao assistir a um filme, ele descobre que possui um sósia. Adam cria um obsessão e passa a fazer de tudo para encontrá-lo. Existem muitas figuras de linguagem no filme e, ao final, a maior delas faz o espectador ficar alguns minutos de boca aberta, tentando entender o que aconteceu ali.

  • Amnésia [2000]

A filmografia de Christopher Nolan é, realmente, algo muito versátil. O cineasta dirigiu filmes de muito sucesso como a trilogia Batman, A Origem, Interestelar, Dunkirk e afins. Mas o filme que vamos citar aqui foi o primeiro grande filme do diretor. Apesar de não ter tido uma bilheteria muito grande, Amnésia ficou na mente de muitos espectadores e se tornou um clássico cult. O longa não exatamente confuso por ter uma trama super complexa, cheia de metáforas, não. A história do filme é bem simples, mas a forma como ele é contado é que pega o público. O filme segue uma sequência “não-linear”, contando a história de traz para frente.

No enredo, conhecemos Leonard, um homem que busca vingança pela morte de sua esposa. Contudo, Leonard, após o incidente com sua mulher, criou uma psicopatologia parecida com a amnésia. Ele não consegue guardar lembranças recentes, portanto, cria um sistema para que possa se lembrar, usando tatuagens e bilhetes espalhados pelo quarto. É exatamente por isso que o filme é contado de trás para frente, para que vivamos a mesma sensação vivida pelo protagonista. A princípio ficamos bem confusos, mas depois nos acostumamos com a estética do filme, e temos que usar a cabeça para entender cada passo e montar o quebra-cabeças.

  • Donnie Darko [2001]

É claro que esse “clássico cult” não poderia deixar de ser citado. Donnie Darko é, sem dúvida, o filme que as pessoas mais lembram quando o assunto é filmes confusos. Isso porque o filme é completamente bizarro do início ao fim, dificilmente o público assiste e entende tudo da primeira vez, e muitas vezes precisa de uma ajudinha para entender. Isso acontece, porque o filme trata de uma forma muito científica de uma assunto muito específico. Só que isto não está explícito no filme, o que deixa todo mundo meio sem entender o que está rolando em cena.

A história mostra Donnie Darko, um adolescente perturbado que despreza a grande maioria de seus colegas. Em uma noite, Donnie recebe a visita de um coelho gigante bizarro de nome Frank, que só ele pode ver. Frank, então, conta a Donnie que o mundo irá acabar em um mês. Depois disso, o coelho tira Donnie de dentro de casa e o leva para um campo de golf. Quando Donnie desperta e volta para casa, encontra uma cena inacreditável, seu quarto foi atingido por uma turbina de avião que passou ali durante a noite. Se você nunca assistiu a Donnie Darko, fica a dica aqui!

E essa foi a lista de filmes confusos para o final de semana! Já assistiu algum deles? Pretende vê-los? Comenta aí! =D
Lucas Gabriel

Estudante de Tecnologia da Informação, apaixonado por cinema, música e boas histórias de terror e drama! Adora discutir teorias malucas sobre séries ou filmes. Nerd assumido desde pequeno. Fã do Quentin Tarantino (inclusive acredita na teoria de que todos os filmes formam um só), Star Wars, Harry Potter, FRIENDS e filmes, como Laranja Mecânica, Donnie Darko e Nosferatu.