Críticas de Usuário São Removidas da Netflix!

Há algum tempo a Netflix havia removido a avaliação de usuários por estrelas. Por meio desta avaliação, o usuário poderia dar de 0 a 5 estrelas para a produção que acabara de assistir. Ela durou até meados deste ano, quando foi substituída pela simplória opção de “Gostei” e “Não gostei”. Mas agora, além de não ser possível classificar as produções por nota, o serviço de streaming não permite mais que críticas sejam escritas pelos usuários.

De acordo com a Variety, a empresa havia alertado os usuários anteriormente (em julho) que isto aconteceria. Inclusive, a partir deste mês o serviço parou de aceitar novas críticas. Mas, agora, de uma vez por todas, as críticas foram totalmente removidas do sistema. É uma perda enorme de textos de usuários fazendo suas resenhas e indicações sobre as séries. Para que você tenha uma ideia, só Stranger Things possuía cerca de 4 mil reviews de usuários.

A Netflix disse que a remoção das críticas não fazia mais tanta diferença, pois o número de reviews recebidos foi ficando cada vez menor. Além disso, o algoritmo que a empresa usa para indicar filmes e séries para seus usuários não levava em consideração as reviews divulgadas. “Os reviews e a nossa nova forma de avaliação (gostei/não gostei) nunca contribuíram em como criamos recomendações personalizadas para assinantes. Escrever uma crítica negativa nunca teve qualquer influência em se um título era recomendado para outra pessoa ou não“. Isso dizia o comunicado que a Netflix enviou à Variety.

Mas mesmo que as críticas não fizessem diferença alguma para o algoritmo, alguns usuários faziam uso delas para decidir melhor se veria ou não. Uma crítica de outras pessoas que viram a série ou filme que você deseja assistir sempre é útil para ajudar a decidir. Era muito bom ter direto na plataforma.

E você? O que acha da remoção das críticas na Netflix? Você já escreveu críticas? Comenta aí!
Lucas Gabriel

Estudante de Tecnologia da Informação, apaixonado por cinema, música e boas histórias de terror e drama! Adora discutir teorias malucas sobre séries ou filmes. Nerd assumido desde pequeno. Fã do Quentin Tarantino (inclusive acredita na teoria de que todos os filmes formam um só), Star Wars, Harry Potter, FRIENDS e filmes, como Laranja Mecânica, Donnie Darko e Nosferatu.