Como Tolkien Influenciou As Mortes de Game Of Thrones?

George R. R. Martin

A aclamada série da HBO, Game Of Thrones, está chegando em sua reta final. Felizmente para os fãs, spin-offs já foram confirmados para a série. Mas você lembra o que mais impactou na série (e nos livros)? Isso mesmo, as mortes. A quantidade de mortes no universo de GOT é assustadora. Parte das mortes são impactantes pela importância do personagem, enquanto outras o tipo de morte e, até mesmo, o momento impactavam. Tudo isso tem a influência de um cara muito importante para o mundo da fantasia: J R. R. Tolkien, o escritor de Senhor dos Anéis. Pois é, George R. R. Martin nunca negou a inspiração no escritor.

Como você deve ter percebido, não foi só no incrível mundo de fantasia que Martin se inspirou. As mortes em Game Of Thrones são muito inspiradas em Senhor dos Anéis. “Mas como?” você pode perguntar. Bom, o próprio George falou sobre isto em uma entrevista para o programa The Great American Read. Confira:

George R. R. Martin Sobre Influência de Tolkien

“A grande sacada de Tolkien foi criar os personagens que lutavam contra as tentações do Anel. Eles estão travando batalhas dentro dos próprios corações. Isso pode acontecer em qualquer lugar e em qualquer época da humanidade. E então Gandalf morre! Eu não consigo explicar o impacto que isso teve quando eu tinha 13 anos. Você não pode matar o Gandalf. O Conan não morria nos livros do Conan, sabe? Tolkien quebrou essa regra e eu amo ele para sempre por isso. No momento em que ele matou o Gandalf, o suspense de tudo que vem em seguida fica mil vezes maior porque qualquer um pode morrer. E claro, isso teve um grande impacto na minha própria vontade de matar meus personagens num piscar de olhos.”

Você já leu Senhor dos Anéis? Se já, provavelmente havia percebido as semelhanças quanto a isso. Assim como Tolkien, Martin se tornou imprevisível em seu modo de escrita. E, mesmo assim, os dois conseguem ter formas geniais e completamente distintas de contar suas histórias.

Vale lembrar que George R. R. Martin está (há muito tempo) escrevendo o sexto livro da série As Crônicas de Gelo e Fogo. O livro será o penúltimo da saga e se chamara The Winds Of Winter (“Os Ventos do Inverno”). Mas a obra ainda não possui data de lançamento.

Tolkien

Você já percebeu a semelhança entre Tolkien e George Martin? O que você acha dessa técnica de matar os personagens sem esperar? Comenta aí embaixo suas observações sobre isso! =D

Quer ver uma lista com as mortes mais marcantes de Game Of Thrones? Então clica aqui!

Lucas Gabriel

Estudante de Tecnologia da Informação, apaixonado por cinema, música e boas histórias de terror e drama! Adora discutir teorias malucas sobre séries ou filmes. Nerd assumido desde pequeno. Fã do Quentin Tarantino (inclusive acredita na teoria de que todos os filmes formam um só), Star Wars, Harry Potter, FRIENDS e filmes, como Laranja Mecânica, Donnie Darko e Nosferatu.