As melhores curiosidades sobre Pokemon

Um das franquias de maior sucesso da história. Criado por Satoshi Tajiri, em 1995, Pokémon não demorou  para se popularizar por todo o planeta. Nesse mundo imaginário que marcou presença na infância de muitos, os humanos capturam pequenos animais chamados Pokémons. Eles são treinados para lutarem em grandiosos torneios ao redor do mundo, como um esporte. Em mais de 20 anos de história, Pokémon, que começou como um jogo para Game Boy, já se tornou anime, filme, jogo de cartas e vários outros produtos.

Com certeza uma empresa tão grande tem muita coisa pra contar e poderíamos ficar horas e horas discutindo sobre tudo que aconteceu em mais de duas décadas. Mas, hoje, iremos falar apenas sobre algumas incríveis curiosidades da franquia.

As Melhores Curiosidades Sobre Pokémon

  • No Japão, Ash é conhecido como Satoshi! Esse é o mesmo nome do criador da franquia, Satoshi Tajiri, e colocar seu nome no personagem simbolo de Pokémon foi uma homenagem. Além disso, o rival de Ash, Gary, se chama Shigeru em seu país de origem. Shigeru Miyamoto foi o criador de vários personagens marcantes como Mario e Link.
  • Pikachu por pouco não deixou de ser o ícone do anime. O plano inicial era que o companheiro de Ash fosse um Clefairy e a mudança só foi informada a equipe de animadores pouco tempo antes do anime ser produzido. O Clefairy era o principal Pokémon do substituto de Ash nos jogos.

  • Comumente, vemos o Brock comendo onigiris durante o anime, mas ocorreu uma mudança brusca na dublagem americana. Onigiris são bolinhos de arroz japoneses extremamente comuns na ásia, mas, na hora de dublar, a equipe decidiu mudar “onigiris” para donuts. Um pouco diferente, não?
  • Arceus é o Pokémon mais antigo de acordo com a cronologia do mundo, mas Rhydon foi o primeiro Pokémon criado pela franquia. É por esse motivo que podemos ver várias estatuas de Rhydon em vários lugares diferentes. São pequenas homenagens a uma figura tão significativa.

  • Ho-oh, Pokémon lendário da segunda geração, aparece no primeiro episódio do anime. No entanto, os fãs da franquia sabem que este Pokémon só foi introduzido na história a partir de Pokémon Gold e Silver, anos depois!
  • Uri Gelller, famoso ilusionista, processou a Nintendo afirmando que os Pokémons Abra, Kadabra e Alakazam foram inspirados nele. O ilusionista perdeu o processo, mas a Nintendo ganhou mais uma história pra contar.
  • Poliwag foi inspirado em um girino! O desenho de redemoinho em sua barriga é uma representação do intestino aparente nos girinos reais. Interessante não?

  • Outro Pokémon curioso é Spinarak, que foi desenhado por um fã. Seu design foi feito por um garoto em um torneio de trading card game, nos EUA.
  • Heman Cain, candidato a presidência dos EUA, uma vez citou a letra da música tema de Pokémon 2000 em um discurso! “A vida pode ser um desafio. A vida pode parecer impossível. Nunca é fácil quando há tanta coisa em jogo. Mas você e eu podemos fazer a diferença. Há uma missão só para você e para mim.” Na época, Cain disse que havia retirado a frase de uma fonte anônima, mas, assim que ficou sabendo que se tratava de Pokémon, deu os créditos ao filme!

  • Pokémon fez tanto sucesso em todo mundo que já marcou até moedas. Na pequena ilha de Niue, no sul do Pacífico, o Pikachu apareceu na moeda do país em uma tiragem exclusiva!
  • A empresa revelou que Pokémon Gold e Silver seriam os últimos jogos da franquia. Eles fizeram tanto sucesso que ultrapassaram, em número de vendas, todos os outros jogos da empresa. Seria impossível parar num momento tão proveitoso, não?
  • O motivo de não haverem muitos homens adultos no mundo de Pokémon, poderia ser explicado por uma guerra. Alguns personagens citam, vez ou outra, que houve uma grande guerra no país. Inclusive, um dos inimigos do protagonista durante a primeira geração fala “Ei, garoto! O que você acha que você está fazendo aqui? Você não vai viver por muito tempo em combate! Isso é certo! Um pokémon elétrico me salvou durante a guerra!” A teoria da guerra é fortemente sustentada por alguns fãs da série.

Gostou de saber um pouco mais sobre  essa incrível franquia? Conte para nós!

Júlia Campos

Oficialmente, estudante de design e técnica de informática. Nas horas vagas, ilustradora, modelo e escritora. Sou apaixonada por jogos, gamedesign e cultura oriental no geral, as vezes até pareço ser uma Geek assumida. Fã da autora Maggie Stiefvater e amante de séries de suspense, mistério e terror (as vezes arriscando um romancezinho).