Stanley Kubrick: 3 Filmes Para Conhecer O Mestre

Stanley Kubrick

Um dos maiores diretores do cinema foi Stanley Kubrick. Sua forma de dirigir seus filmes inspirou diversos outros diretores da atualidade. Kubrick é referência para qualquer cineasta, então se você é um cinéfilo de carteirinha, provavelmente já assistiu pelo menos um filme do cara. Hoje, dia 26 de julho, o diretor estaria completando 90 anos de vida. Mas, infelizmente Stanley não está mais entre nós para comemorar esta data pois em 1990 o diretor sofreu um ataque cardíaco que o levou à óbito. No entanto, sua obra está aí até hoje para quem desejar assistir e foi pensando nisso que trouxe uma breve lista com 3 filmes para você conhecer melhor Stanley Kubrick.

Três Filmes Para Conhecer Stanley Kubrick

  • O Iluminado [1980]

Fãs de Stephen King não me crucifiquem por citar este filme, afinal também sou fã do rei. Contudo, é importante destacar que este foi um dos filmes do Kubrick que mais fez sucesso na época. O thriller protagonizado por Jack Nicholson é baseado no livro homônimo escrito por Stephen e, caso você não conheça Stanley Kubrick, é uma ótima porta de entrada. Isso porque o longa destaca muitas das características principais de Kubrick tais como a simetria na fotografia, a trilha sonora, entre outros. O Iluminado é responsável por diversas cenas icônicas da cultura pop como o Jack gritando “Here’s Johnny”, por exemplo. É muito aconselhável dar início por O Iluminado, pois é o filme que menos exige da cabeça do espectador, apesar de ainda exigir.

Stanley Kubrick - O Iluminado

Kubrick sempre gostou de fazer com que seus filmes mexessem com o psicológico de seu público. Por este motivo, muitos psicólogos utilizam seus filmes como referência.

  • Laranja Mecânica [1971]

Este é, sem dúvida, um dos meus filmes favoritos da vida. Laranja Mecânica conta a história do jovem Alex DeLarge. Ele e sua gangue vivem em um futuro distópico onde a violência é instalada na sociedade de maneira a ser aceitável. Porém, com o intuito de parar com a “ultraviolência”, a polícia, após prender Alex, aplica nele um método de “socialização”. O procedimento se chama Tratamento Ludovico e consistem em traumatizar o consciente do indivíduo para que ele não seja capaz de fazer tais coisas. O filme levanta um questionamento psicológico muito importante, pois o tratamento não impede que a pessoa deixe de querer fazer as coisas. Apenas impede que ele consiga fazê-las e isso tira o livre arbítrio do indivíduo.

Laranja Mecânica

Mais uma vez aqui, Kubrick mostra sua excelência para trabalhar com diferentes temas e mesmo assim suas marcas são claras no filme. A fotografia mantém a simetria, a trilha sonora do filme é marcante e ajuda a criar uma atmosfera incômoda para o público.

  • Nascido Para Matar [1987]

Nascido Para Matar é um filme de guerra dirigido por Stanley Kubrick lançado em 1987 e mais uma vez o diretor mostra sua versatilidade para a direção num filme que choca ao mesmo tempo que entretêm. O filme tem cenas que fazem o espectador rir e gargalhar, mas não por ser engraçado. Algo muito estudado nas artes cênicas é a risada do público, ela não necessariamente vem por algo engraçado. Um bom motivo para gargalhadas também é o choque, o inesperado, e é isso que acontece em Nascido Para Matar.

Nascido Para Matar - Stanley Kubrick

Stanley quis que o filme passasse a sensação real de se estar em um quartel e em uma guerra. Por isso, para quem já foi militar, nada daquilo parece novo e é fantástico ver como o filme aborda bem as situações. Enquanto isso, para quem é leigo, o filme choca e faz com que tenha uma boa noção de como é a vida no quartel e na guerra. Portanto, fica aí mais uma indicação de filme deste mestre que é o Kubrick.

Já assistiu algum destes filmes? É fã de Stanley Kubrick? Comenta aí embaixo! =D
Lucas Gabriel

Estudante de Tecnologia da Informação, apaixonado por cinema, música e boas histórias de terror e drama! Adora discutir teorias malucas sobre séries ou filmes. Nerd assumido desde pequeno. Fã do Quentin Tarantino (inclusive acredita na teoria de que todos os filmes formam um só), Star Wars, Harry Potter, FRIENDS e filmes, como Laranja Mecânica, Donnie Darko e Nosferatu.