Jim E Andy: O Profundo Documentário Com Jim Carrey

Jim E Andy - Documentário

Um dos maiores comediantes de nossa época é, sem sombra de dúvidas, Jim Carrey. Eu acredito que seja de senso comum ele ser um grande comediante e um grande ator. Porém, às vezes dizemos que alguém é um grande ator apenas pelo que vemos em cena, mas e fora das câmeras? Como estas pessoas agem?

Bom, existe uma técnica de atuação muito utilizada por grandes atores. Ela consistem em incorporar o personagem mesmo fora do set. Heath Ledger fez isso com o Coringa, Marlon Brandon com Don Corleone e Jim Carrey fez com Andy Kaufman. Por 20 anos, as filmagens dos bastidores do filme “O Mundo de Andy” estavam guardadas com Jim e agora finalmente podemos ver estas imagens no maravilhoso documentário Jim E Andy lançado pela Netflix.

Jim E Andy

Primeiramente, acho importante dizer que este post não é uma crítica ou análise técnica do documentário, mas sim uma indicação. Assisti ao documentário noite passada e fiquei impactado com o que vi. E, por isso, acredito que todos deviam assistir a Jim E Andy.

Jim E Andy: Andy Kaufman

Se você não conhece Andy Kaufman, ele foi um grande comediante dos anos 70 e 80. Sempre irreverente, inovador e surpreendente, Andy vivia intensamente cada momento e não tinha medo de contar piadas onde fosse. Começou sua carreira fazendo pequenos shows e, após fazer um teste para o Saturday Night Live e entrar no programa, seu sucesso foi instantâneo. Muito provavelmente pelo carisma trazido pelos personagens que ele criava, pelo seu jeito de falar e suas piadas, muitas vezes inocentes.

Jim E Andy - Andy Kaufman

Jim E Andy: Jim Carrey

Jim Carrey, por sua vez, é um grande ator e comediante que teve seu sucesso nos anos 90. Começou, também, com pequenos show, fez teste para o Saturday Night Live, mas sua carreira só alavancou após os filmes “O Máscara”, “Débi E Lóid” e “Ace Ventura”. Jim sempre foi irreverente também em suas apresentações e nunca escondeu sua inspiração em Andy Kaufman. Ao saber que o filme “Man On The Moon” (“O Mundo De Andy”) seria realizado e contaria a história de seu ídolo, Jim se prontificou a fazê-lo. Apesar do diretor e alguns produtores não o desejarem no papel, ele fez o teste e surpreendeu a todos e é disto que o documentário Jim & Andy fala ou, pelo menos, uma das coisas que fala.

Jim & Andy - Jim Carrey

O Documentário Jim & Andy

O documentário Jim E Andy traz as imagens que foram guardadas por Jim durante quase 20 anos juntamente com uma entrevista do ator. O longa não possui um foco definido, pois trata de três coisas: a carreira de Andy Kaufman, a carreira de Jim Carrey e o filme sobre Andy protagonizado por Jim. Mas, mesmo não tendo um foco totalmente definido, o filme trata com perfeição as três coisas. É simplesmente fantástico ver as filmagens dos bastidores, ver o Jim totalmente entregue ao personagem, vivendo o Andy. O ator estava tão bem incorporado em Kaufman que até a família do comediante se emociona ao falar com ele.

Jim E Andy

Além das imagens do filme, a entrevista com Carrey é realmente inspiradora e serve muito como uma palestra de vida. Jim reflete sobre momentos de sua carreira, sobre como Kaufman o influenciou e viveu. Além de tudo isso, Jim expressa opiniões dele sobre a vida e tudo que está relacionado a ela, é simplesmente fantástico. Vale ressaltar, também, que o documentário foi feito em um período crucial na vida de Jim, pois o ator estava passando por muitos problemas na vida pessoal, sua namorada havia cometido suicídio, ele se encontrou em depressão. Sem dúvidas o documentário ajudou muito Carrey a seguir em frente. E, provavelmente, devido a estes problemas, ele tenha resolvido expor os bastidores de “O Mundo de Andy” 20 anos depois.

Jim E Andy

Não quero entrar muito mais nos acontecimentos exibidos no documentário, pois acredito que seja muito mais forte assisti-lo e ser surpreendido. Então, fica aqui esta indicação de um documentário incrível feito pela Netflix. Jim & Andy, vale muito a pena, assista! =D

Você é fã de Jim Carrey? Já assistiu Jim E Andy? Deixa aí nos comentários o que achou do documentário! =D
Lucas Gabriel

Estudante de Tecnologia da Informação, apaixonado por cinema, música e boas histórias de terror e drama! Adora discutir teorias malucas sobre séries ou filmes. Nerd assumido desde pequeno. Fã do Quentin Tarantino (inclusive acredita na teoria de que todos os filmes formam um só), Star Wars, Harry Potter, FRIENDS e filmes, como Laranja Mecânica, Donnie Darko e Nosferatu.