Morre Steve Dikto, criador conceitual do Homem-Aranha

A morte é algo inevitável, porém trágico, e tivemos uma perda lamentável para o mundo dos quadrinhos: Steve Dikto.

Steve Dikto foi o responsável pela concepção artística do Homem-Aranha muito antes de sua parceria com Stan Lee. Ele já esboçava o personagem sob o manto de “Silver Spider” ao lado de Jack Oleck, que em 1959 foi convertido em “Homem-Mosca”, herói publicado pela Archie. Mas, a ideia do “Silver Spider” voltou a tona diante o Stan Lee, que na busca por novas ideias fez parceria com Steve e ambos desenvolveram o personagem.

No trabalho inicial, Lee recusou os desenhos de Steve, pois era “muito heroico”, mas então Dikto não desistiu, trabalhou no design já pensando em como o uniforme lidaria com os poderes do aranha, criou a ideia da máscara de rosto inteiro, lançadores de teias nos pulsos e por fim, deu vida ao Homem-Aranha.

Ele ajudou na criação e produção de outros personagens como Doutor Estranho, Hulk, Homem de Ferro, Quarteto Fantástico, mas não foram seus únicos trabalhos, pois após desentendimentos com a Marvel e com o próprio Stan Lee, Steve prestou seus serviços para outra editora chamada Charlton Comics, criando personagens como o Besouro Azul (posteriormente adquiridos pela DC) e também trabalhou com a DC Comics, ajudando no desenvolvimento de personagens como o Morcego Humano.

Steve retornou para a Marvel, desenhando novamente para grandes títulos como os próprios Vingadores, mas apesar de seu envolvimento com obras de super-heróis, seus traços brilharam muito mais em obras de terror bizarras. Uma coletânea com esses trabalhos foi publicada pela Fantagraphics Books, intitulado “Strange Suspense – Steve Ditko Archives (vol.1)”, que mostra exatamente do que ela era capaz.

No mundo das HQs, muitos artistas diferentes passam pelas mesmas obras, muitos criam, compartilham, remodelam, e no fim, é um grande trabalho conjunto. Ditko contribuiu com seu talento e graças a ele, hoje temos heróis saudosíssimos, histórias belíssimas, amedrontadoras e até engraçadas, como sua grande criação mais recente, a Garota Esquilo, aquela que derrotou Thanos, usando Esquilos!

Pois é, mesmo não tendo sido convidado a participar da produção de nenhum das filmes da Marvel, nem de ter easter eggs ou aparições especiais em sua homenagem, Steve foi um dos grandes nomes por trás de tudo que adoramos.

Steve Ditko nos deixou em Junho deste ano, aos 90 anos de idade, por um ataque cardíaco. Seu corpo foi encontrado em seu apartamento no dia 29, mas os legistas acreditam que ele faleceu dois dias antes.

Sua memória viverá pra sempre em seus trabalhos.

Fernando Max

Eu gosto de escrever sobre tudo usando minha perspectiva. Não me importo com spoilers então não os poupo, mas estou fazendo um esforço pra evita-los para o melhor proveito de vocês.