Tubarão - Blockbuster

Você Sabe O Que É Um Filme Blockbuster?

Depois que explicamos o que faz um showrunner, chegou a hora de explicar mais uma palavra do mundo audiovisual: Blockbuster. Você provavelmente já ouviu bastante ela referida a algum filme de heróis ou a algum filme de franquia famosa. Filmes da Marvel, DC, Star Wars, Transformers são sempre chamados de “blockbusters” pela mídia e críticos. O que pouca gente sabe é a origem e o significado deste termo. Vamos descobrir?

A palavra “blockbuster” pode ser muito bem vista atualmente, afinal de contas grandes filmes são relacionados a ela. Mas, quando ela foi criada, não era bem assim. O termo surgiu na época da Segunda Guerra Mundial e se traduzirmos livremente, seu significado é “Arrasa-Quarteirão”, ou algo do tipo. Isto porque, originalmente, os blockbusters eram bombas pesadas com explosivos de alta potência capazes de destruir um quarteirão inteiro. A gramática é incrível a este ponto, um termo muito mal visto no passado se torna algo completamente da moda e adorado por todos.

Blockbuster - Segunda Guerra

Mas apenas filmes são chamados de blockbusters? Na verdade, a palavra não é exclusiva para filmes e serve para toda e qualquer produção cultural que faça sucesso como filmes, livros, peças teatrais e outros. Mas é claro que o uso mais comum é para filmes, afinal, estamos mais do que nunca na era cinematográfica. Mas, como a palavra passou de bombas para filmes? Bom, é bem simples, com o ápice da II Guerra o termo se popularizou. E, após o fim da Guerra, o trocadilho foi inevitável pois, quando um filme de sucesso chega aos cinemas ele, figurativamente “arrasa quarteirões”, fazendo todos quererem assisti-lo.

Guerra Infinita - Blockbuster

Até agora, falei, falei, falei, mas ainda não expliquei totalmente o que faz um filme se tornar um blockbuster. Então, vamos lá. Um filme recebe tal alcunha, geralmente, quando houve um orçamento muito grande envolvido na produção em marketing, filmes feitos com a intenção de ter um grande lucro. Sem, necessariamente focar na qualidade da produção. Isso até pouco tempo atrás na verdade, pois com o advento da internet, o público começou a ter mais acesso a críticas dos filmes e, assim, ter conhecimento para saber avaliar bem um filme de maneira técnica. Então, as empresas responsáveis por filmes blockbusters acabam tendo de trabalhar ainda mais.

E, caso você já tenha uma certa idade, você provavelmente relaciona a palavra “Blockbuster” a uma empresa muito conhecida na área de filmes e games. A Blockbuster Inc. foi uma grande locadora de filmes e jogos virtuais, era nela que muitas pessoas iam alugar filmes que saíam do cinema e ela é muito referenciada em filmes que utilizam locadoras como cenário. O filme que me vem à mente agora é “Sim, Senhor” com Jim Carrey. Em determinado momento do filme, o personagem de Jim resolve alugar um filme. E onde ele vai? Na Blockbuster Inc., isso mesmo! (Haha)Blockbuster - Locadora

Infelizmente, a locadora faliu há pouco tempo, em 2013. Depois que a Netflix começou a fazer sucesso e ninguém mais precisava sair de casa para “alugar” um filme, a Blockbuster foi esquecida e começou a ter altos prejuízos. Até que ela não aguentou mais o tranco e declarou falência.

O primeiro filme considerado blockbuster foi o thriller Tubarão de Steven Spielberg, lançado em 1975. E, após ele, diversos outros entraram na categoria como Star Wars, Titanic, Senhor dos Anéis, Matrix, Homem de Ferro, Avatar… Mas e filmes brasileiros? É possível citar algum? Claro que sim! Clássicos como Dona Flor e Seus Dois Maridos, Cidade de Deus, Tropa de Elite e, principalmente, comédias como Se Eu Fosse Você, Minha Mãe É Uma Peça e o recente Copa de Elite, entre diversos outros que possuem grande apelo popular.

Tropa de Elite - Blockbuster

E é isso, pessoal! Acredito que se havia alguma dúvida sobre o que são filmes Blockbusters, foi esclarecida e, caso haja alguma coisa que eu não disse aqui, comenta aqui embaixo! =D

Redação

Redação

Seja bem-vindo ao Minha Série Favorita! Aqui você encontra as melhores e mais atualizadas notícias sobre sua série, filme ou documentário predileto.