Melhores Filmes de Games: Terror em Silent Hill

Olá, iremos com o tempo mostrar vários posts sobre obras cinematográficas baseadas em jogos de vídeo-game, e dessa vez trazemos “Terror em Silent Hill”. Nosso objetivo é explicar a razão deste e outros filmes serem ótimas adaptações dos mundos dos games.

Mas lembre-se: Nossos critérios são diferentes, e explicaremos cada ponto.

Terror em Silent Hill

A melhor adaptação de game pra cinema foi sem dúvidas, o Terror em Silent Hill. Um filme de terror e suspense que prende a atenção, assusta, não apela pra clichês do gênero do Terror e o melhor, desafia a mente do espectador para interpreta-lo. Tudo isso, é a essência dos jogos.

Terror em Silent Hill conta a história de um pai, uma mãe e uma filha. A filha era adotada e tinha pesadelos com sua cidade natal, então a mãe a leva pra visitar a tal cidade, o que dá muito errado e elas vão parar numa realidade enevoada. Paralelo a isso, o pai vai em busca de sua família, na mesma cidade, no mesmo local, no mesmo dia, mas não encontra ninguém já que a cidade estava isolada e deserta por causa de problemas no subsolo que afetaram o ar. Pra piorar, a mãe perde a filha na cidade em sua versão assustadora, encontra pessoas que estão vivendo lá achando que o mundo acabou e caçam sua filha por achar que ela é a bruxa que trouxe o apocalipse. Como se isso não bastasse, há monstros que aparecem sempre que escurece! Bem vindo a Silent Hill!

Nos games, cada jogo conta uma história, mas esse filme usou 3 como base pro seu roteiro e misturou eles: o 1, o 2 e o “Origins”. No 1, a história é de um pai que acaba perdendo a filha quando passa por Silent Hill, ao sofrer um acidente de carro, e busca por sua filha, mas ela some em meio a névoa, ao mesmo tempo que criaturas medonhas surgem aos montes, e ele descobre que ta muito ferrado.

No 2 um cara recebe uma carta da esposa para se encontrarem em Silent Hill, que era uma cidade turística movimentadissima, mas ao chegar lá ele se lembra, por acaso, que ela já tinha morrido há meses e a carta era recente, então ele busca por ela em um local praticamente deserto, senão fosse por algumas poucas pessoas com tendências suicidas e muitos, mas muitos monstros, com direito a um Carrasco particular em sua cola, por causa do que ele tinha feito com sua esposa…

No Origins conhecemos a história de um caminhoneiro que ao passar por Silent Hill, em um trajeto padrão, acaba testemunhando um incêndio e descobre que uma menina estava sendo queimada viva lá dentro, ele a salva e por causa disso é arrastado pra um pesadelo na cidade misteriosa, intoxicada por fumaça e como sempre, com muitos monstros…

Terror em Silent Hill pegou tudo isso e fez um bolo delicioso.

Tem como não amar? O filme foi tão incrível, tão perfeito, que influenciou os jogos que vieram depois dele. Vários acabaram incluindo um pouco da mitologia desenvolvida exclusivamente para o filme em seus roteiros e também vários conceitos e efeitos especiais, como a famosa transação de cenário. O filme foi inclusive idealizado e dirigido por um fã da franquia que praticamente implorou a Konami (dona da marca) pra permitir que ele fizesse essa obra… e no fim, nasceu o melhor filme de jogos, como sempre, só com a essência, não com os detalhes nem nada, apenas a essência.

É isso.

Espero que tenha gostado.

Fernando Max

Eu gosto de escrever sobre tudo usando minha perspectiva. Não me importo com spoilers então não os poupo, mas estou fazendo um esforço pra evita-los para o melhor proveito de vocês.