Oscar

8 Brasileiros Convidados para Academia do Oscar!

A cerimônia do Oscar é uma das mais importantes, se não for a mais importante, do mundo do cinema. Isso porque desde 1929 o prêmio prestigia os filmes mais relevantes e mais bem feitos do ano anterior, totalizando até hoje 90 edições. Mas você sabe como é feita a seleção dos vitoriosos? É uma coisa que só as pessoas mais ligadas no cinema entendem, mas a gente explica caso não saiba. =D

Primeiramente, para um filme ter a honra de ser indicado ao Oscar, ele precisa cumprir alguns requisitos como: ter a duração de pelo menos 40 minutos, ser exibido em uma sala comercial de cinema especial em Los Angeles e permanecer em cartaz por sete dias consecutivos. Além disso, a estreia do filme deve ter ocorrido durante os dias 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano anterior ao da cerimônia. Observação importante: filmes lançados para TV aberta, TV fechada ou internet não podem concorrer.

Oscar

Em seguida, alguns filmes são selecionados e passam por uma pré-seleção de onde saem apenas 5 indicados para cada categoria da premiação e são estes indicados que são votados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA. A Academia é composta de inúmeras pessoas e cada uma delas dá seu voto para as premiações.

Sabendo disso, vamos à notícia: Todo ano, a academia convoca diferentes artistas de todos os lugares do mundo para passar a integrá-la e, consequentemente fazer parte dos indivíduos votantes da cerimônia do Oscar. E, este ano, oito artistas brasileiros foram convidados pela academia. Dentre eles destacam-se o músico Carlinhos Brown, que vem sendo muito mais relevante no nosso país não só por sua música, mas também por sua participação como jurado do The Voice Brasil foi chamado pela composição da trilha sonora da animação Rio de 2011, e a atriz Alice Braga, conhecida por atuar em novelas importantes da Rede Globo foi chamada por sua atuação no icônico filme Cidade de Deus de 2002. Juntamente com os oito brasileiros outras 928 pessoas de 59 países também foram chamados.

Carlinhos Brown - Oscar

Confira a lista dos oito brasileiros convidados:

  • Alice Braga [Cidade de Deus – 2002]
  • Carlinhos Brown [Músico] [Rio – 2011]
  • Felipe Lacerda [Editor] [Central do Brasil – 1998]
  • Helena Solberg [Diretora] [Vida de Menina – 2003]
  • Maria Augusta Ramos [Diretora] [O Processo – 2018]
  • Maurício Osaki [Diretor] [Lembrança – 2009]
  • Petra Costa [Diretora] [Elena – 2012]
  • Vânia Catani [Produtora] [Narradores de Javé – 2003]

É possível notar que a representatividade feminina é grande, pois cinco dos oito convidados são mulheres e isso é muito importante pelo fato de constantemente a premiação estar recebendo críticas e mais críticas sobre a falta de mulheres e negros indicados nas categorias principais de direção, melhor ator e melhor atriz.

Alice Braga - Oscar

Vale lembrar que no ano passado, 2017, outros artistas brasileiros também foram convidados para integrar a Academia, como o ator Rodrigo Santoro e o diretor Kleber Mendonça Filho. Você já sabia como funciona a premiação do Oscar? Gosta do trabalho de algum dos convidados pela Academia? Comenta aí pra a gente! =D

Redação

Redação

Seja bem-vindo ao Minha Série Favorita! Aqui você encontra as melhores e mais atualizadas notícias sobre sua série, filme ou documentário predileto.