Futurama ainda é produzido?

Muitas vezes nossas séries são canceladas e acabamos esquecendo que isso aconteceu, não sei se a sua memória é boa, porém a minha é terrível. Estou neste momento assistindo a Fox e está passando Futurama, sitcom animada americana de ficção científica desenvolvida pelo mesmo criador de Os Simpsons, Matt Groening. Já fazia algum tempo que não via esse incrível desenho animado adulto e ao relembrar de sua existência uma pergunta me veio a mente: “Futurama ainda é produzido”?

A resposta é: Não mais, infelizmente…

Para quem, assim como eu, esqueceu Futurama foi exibida de 1999 a agosto de 2003 pela Fox, uma curiosidade bastante interessante é que eles também já foram exibidos no Cartoon Network no quadro Adult Swim, bizarro não?

Um pouco sobre Futurama

Em 1999 o nome Matt Groening era para a Fox mais forte ainda do que é atualmente, todos os executivos acreditavam que qualquer produção de Matt era digna de confiança, visto que ele conseguiu produzir Os Simpsons, um gigantesco sucesso para a Fox.

Foi então que surgiu Futurama, um desenho animado de humor, sua diferença para Os Simpsons era que este se baseava em paródias e sátiras do cotidiano de costumes atuais para o futuro, além disso, como qualquer humor e ficção científica, muitas referências nerds e geeks eram comuns.

Muitos dizem que a mistura de humor pastelão e refinadíssimo fizeram de Futurama uma série memorável, a quem diga que a produção nunca teve uma temporada ruim, ou até mesmo um episódio ruim, mas sim episódios bons, muito bons e excelentes. Porém, mesmo sendo uma animação muito amada, seu primeiro cancelamento, em 2003, se deu por “baixa audiência”. Matt Groening na época disse que a Fox nunca apoiou a animação, inclusive acelerou seu fim exibindo o desenho em horários ruins e fazendo constantes mudanças na grade.

Em 2005 o canal Comedy Central fechou uma parceria com a 20th Century Fox Television e passou então a reprisar os episódios de Futurama. Já em 2006 os executivos do Comedy demonstraram interesse em financiar novos episódios do desenho, foi então que tivemos o seu retorno a TV. Infelizmente a animação não voltou exatamente como episódios, mas sim como quatro filmes lançados direto em DVD. Claro que o canal editou os filmes e os transformou em 16 episódios de meia hora que por fim foram considerados a quinta temporada de Futurama.

Para alegria dos fãs de nossos personagens do futuro, o Comedy Central acabou adquirindo a série e com isso anunciou seu retorno oficial na sexta temporada com 26 novos episódios para serem transmitidos entre 2010 e 2011. Infelizmente, depois de 14 anos, ainda na segunda parte da sétima temporada o canal Comedy Central anunciou novamente que Futurama seria encerrado.

Achou que tinha terminado? NÃO! Em setembro de 2017 Matt, o seu criador anunciou o retorno do desenho, quer dizer, quase que um retorno. Isso porque ele anunciou que lançaria um episódio novo em forma de podcast, vale lembrar que o elenco original fez parte dessa produção, inclusive esse áudio ep ganhou um Emmy. No “novo último episódio” nossos personagens contam a história de uma viagem ao planeta Junkleon 7 abordo no Expresso Planeta.

E aí, você lembrava que Futurama tinha terminado, ou assim como eu havia esquecido? Não esqueça de deixar seu comentário logo abaixo, participe, é de graça, hehe!

Eduardo de Castro

Blogueiro e YouTuber amante de curiosidades, mistérios e Netflix… Lançou o TriCurioso em 2013 com o nome de PcDoido, porém em 2015 percebeu que uma mudança de marca seria necessária para deixar claro qual seria o foco do projeto.